Escola em Chuquibambilla / Marta Maccaglia + Paulo Vale Afonso + Bosch Arquitectos

Escola em Chuquibambilla / Marta Maccaglia + Paulo Vale Afonso + Bosch Arquitectos - Imagem 2 de 21Escola em Chuquibambilla / Marta Maccaglia + Paulo Vale Afonso + Bosch Arquitectos - Imagem 3 de 21Escola em Chuquibambilla / Marta Maccaglia + Paulo Vale Afonso + Bosch Arquitectos - Imagem 4 de 21Escola em Chuquibambilla / Marta Maccaglia + Paulo Vale Afonso + Bosch Arquitectos - Imagem 5 de 21Escola em Chuquibambilla / Marta Maccaglia + Paulo Vale Afonso + Bosch Arquitectos - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: Paulo Vale Afonso, Marta Maccaglia, Ignacio Bosch, Borja Bosch
  • Engenharia: Manuel Cárdenas Aspajo
  • Construção: JIC S.A. - Angel Javier García Paucar / comunidad local
  • Carpintaria: Carpintería MARTINEZ - Elías José Martínez Ramos / Carpintería ÑHAUI - Máximo Ñhaui Centeno
  • Colaboração: Procesadora del Sur S.A.
  • Financiamento: Costa Foundation / Volcafe Foundation / ED&F MAN ChariCo
  • Custo: 185,000 USD
  • Área Terreno: 4118 m²
  • Cidade: Chuquibambilla
  • País: Peru
Mais informaçõesMenos informações
Escola em Chuquibambilla / Marta Maccaglia + Paulo Vale Afonso + Bosch Arquitectos - Imagem 2 de 21
© Paulo Vale Afonso / Marta Maccaglia

Contexto

A comunidade nativa de Chuquibambilla, localizada na alta selva peruana, é a zona produtora de café mais importante da parte oriental do distrito de Pangoa e é o centro cultural desta região. Sua população infantil é de aproximadamente 250 crianças, as quais estudam em péssimas condições. Alguns deles têm que percorrer longas distâncias ou não tem sequer acesso à educação. Sendo uma comunidade nativa indígena, seus habitantes vivem de acordo com sua cultura e costumes. Se dedicam à agricultura, à caça e à pesca. A comunidade não conta com eletricidade, água portável, nem sistema de esgoto. 

Escola em Chuquibambilla / Marta Maccaglia + Paulo Vale Afonso + Bosch Arquitectos - Imagem 4 de 21
© Paulo Vale Afonso / Marta Maccaglia

Critérios Projetuais

O colégio em Chuquibambilla é um projeto com uma forte carga social, onde a comunidade faz parte do processo, e onde se investigam as necessidades e carências reais do terreno.

Escola em Chuquibambilla / Marta Maccaglia + Paulo Vale Afonso + Bosch Arquitectos - Imagem 20 de 21
Corte

Mais que apenas um lugar de ensino nas horas escolares, a escola busca ser um lugar de desenvolvimento e intercâmbio para toda a comunidade, sempre vivo, onde pais, alunos e professores podem se encontrar, estudar e se divertir.

Escola em Chuquibambilla / Marta Maccaglia + Paulo Vale Afonso + Bosch Arquitectos - Imagem 14 de 21
© Paulo Vale Afonso / Marta Maccaglia

O programa está dividido em três módulos escolares e um módulo residencial dispostos em torno de um pátio central. Estes módulos contém as classes, área de administração e professores, uma sala multifuncional (biblioteca, oficinas, etc), uma sala de informática e a residência para estudantes.

Escola em Chuquibambilla / Marta Maccaglia + Paulo Vale Afonso + Bosch Arquitectos - Imagem 18 de 21
Planta Baixa

O projeto conta com um amplo programa externo, através de um sistema de pátios cobertos e ao ar livre de escalas variadas, dispondo de espaços dedicados à diversas atividades que conectam os alunos à natureza e suas tradições: aulas ao ar livre, oficinas de arte, de argila, artesanato, agronomia, criação de animais, cultivos, etc. Os espaços estão conectados por um percurso sombreado que assume o posto de local efetivo de encontro e de uso, se convertendo em uma extensão do programa. Um edifício no qual os limites entre interior e exterior se mesclam para criar espaço público conectado com seu entorno.

Escola em Chuquibambilla / Marta Maccaglia + Paulo Vale Afonso + Bosch Arquitectos - Imagem 5 de 21
© Paulo Vale Afonso / Marta Maccaglia

Estratégia e processo

Ao invés de contar com um desenho estrutural anti-terremotos, a concepção do edifício combina materiais vernaculares e modernos, introduzindo sistemas construtivos modernos utilizando recursos locais.

Escola em Chuquibambilla / Marta Maccaglia + Paulo Vale Afonso + Bosch Arquitectos - Imagem 11 de 21
© Paulo Vale Afonso / Marta Maccaglia

A inclusão de mão de obra local permite a transferência de conhecimento através da experiência in loco. A ambição é criar um sentido de pertencimento entre os residentes e inspirar um processo de trabalho permanente em seu entorno.

Escola em Chuquibambilla / Marta Maccaglia + Paulo Vale Afonso + Bosch Arquitectos - Imagem 21 de 21
Diagrama

O conforto climático é alcançado através da utilização de sistemas passivos, com atenção particular ao controle de insolação, ventilação e iluminação natural, reduzindo a necessidade de energia elétrica ao mínimo. A sala de computadores é alimentada com painéis solares. As águas cinzas são tratadas e reutilizadas para irrigação das áreas verdes.

Escola em Chuquibambilla / Marta Maccaglia + Paulo Vale Afonso + Bosch Arquitectos - Imagem 10 de 21
© Paulo Vale Afonso / Marta Maccaglia

O projeto, devido à suas especificidades contextuais e locais, foi desenvolvido através de um processo participativo com a comunidade. Workshops com os alunos, oficinas com os professores, jornadas de trabalho com voluntários e a população foram os instrumentos para aproximar esta comunidade culturalmente distinta à um intercâmbio de ideias.

Escola em Chuquibambilla / Marta Maccaglia + Paulo Vale Afonso + Bosch Arquitectos - Imagem 7 de 21
© Paulo Vale Afonso / Marta Maccaglia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chuquibambilla, Peru

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola em Chuquibambilla / Marta Maccaglia + Paulo Vale Afonso + Bosch Arquitectos" [Escuela en Chuquibambilla / Marta Maccaglia + Paulo Vale Afonso + Bosch Arquitectos] 02 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761355/escola-em-chuquibambilla-ama-plus-bosch-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.