Arte e Arquitetura: "A Piscina do Parque Lage" por Penique Productions

Arte e Arquitetura: A Piscina do Parque Lage por Penique Productions - Mais Imagens+ 17

Penique Productions, atualmente, é uma dupla de artistas que se reúnem para realizar instalações infláveis efêmeras. São intervenções "site specific", onde a relação com a arquitetura é muito importante, já que é a mesma que define as caraterísticas estéticas da obra. O projeto nasceu em 2007 pelas mãos de Sergi Arbusà na "Universitat de Barcelona" com a obra "Espai 1" e tem viajando por países como Inglaterra, França, Itália, Portugal, México, Líbano e Brasil. No entanto, é a primeira vez de Penique productions no Rio de Janeiro, cidade em que Sergi decidiu viver.

© João Duayer

Neste caso, o lugar escolhido foi o pátio interno do palacete da Escola de Artes Visuais Parque Lage, onde no sábado dia 24/01, foi instalada a obra "A Piscina do Parque Lage", um inflável laranja de 11m x 15m x 25m que cobriu por completo o histórico pátio e sua piscina.

© João Duayer

A proposta é aberta, não havendo um interesse em definir o que quer dizer, o que significa ou o que pretende transmitir. Cada proposta é diferente, como cada espaço, cada espectador, cada público. A partir daí, o que vemos é um balão, um objeto artístico e é assim como se apresenta, expandido. Expandido até o ponto em que se relaciona com a arquitetura do lugar e se identifica.

Croqui

O espectador acessa o interior da obra e observa como o espaço anteriormente conhecido, ou não, foi reconfigurado por uma capa plástica monocromática, através da qual só se desenham as formas de uma realidade que acaba de se converter em obra. Obra esta que torna visível um espaço que anteriormente era apenas o lugar onde habitam as coisas. Uma obra que o vento, o sol, a chuva e o passar das pessoas mantêm viva, respirando.

© João Duayer

Ficha Técnica

Projeto:
Penique Productions
Área: 3300 m³
Ano: 2015

© João Duayer

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Arte e Arquitetura: "A Piscina do Parque Lage" por Penique Productions" 29 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761201/arte-e-arquitetura-a-piscina-do-parque-lage-por-penique-productions> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.