China construirá 7 milhões de habitações sociais em 2015

O Ministério de Habitação e Desenvolvimento Urbano-Rural da China anunciou em dezembro que o país iniciará em 2015 a construção de 7 milhões de apartamentos amparados pelo programa de habitação social.

O plano prevê que 4,8 milhões destas habitações sejam concluídas ainda em 2015, destacou o Ministro Chen Zhenggao.

Mais informações a seguir.

Desenvolvimento imobiliário em Tianjin, China. Imagem © Jakob Montrasio [Flickr CC]

Comunicado durante uma conferência em dezembro do ano passado, o recente anúncio do governo dá continuidade à linha de investimentos públicos focados tanto na dinamização do mercado imobiliário chinês como na absorção da demanda habitacional de uma população urbana que cresce a uma taxa de 2,8% ao ano (dado de 2012).

Em maio passado, o Ministério de Finanças da segunda maior economia mundial havia anunciado a injeção de 19,2 bilhões de dólares para aumentar a velocidade da construção de habitações sociais em 2014. Cabe apontar que a China já detém um quarto da população que reside nas 500 maiores cidades do mundo.


Crecimiento anual de población urbana en China (%)

Após as reformas econômicas e urbanas impulsionadas pelo governo desde 1978, a China teve taxas de crescimento anuais em torno de 10% durante três décadas, e atualmente passa por um período de desaceleração - cresceu apenas 7,4% no primeiro semestre de 2014 - que o governo busca frear estimulando o consumo interno e acelerando seu processo de urbanização. Isso é também é visto como uma tentativa de reduzir sua dependência da exploração de recursos naturais.

Como referência, outro país em acelerado desenvolvimento econômico, social e urbano comparável à China é a Índia. Segundo o jornal americano WSJ, o país necessita de mais de 19 milhões de habitações de baixo custo para abrigar uma população urbana que deve duplicar no período entre 2011 e 2030, atingindo 600 milhões de residentes urbanos.

Via Xinhua, The BRIC Post e The Wall Street Journal


Megaciudades como Shanghái avanzan en su proceso de densificación enfrentándose al dilema de la conservación

Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "China construirá 7 milhões de habitações sociais em 2015" [China construirá 7 millones de viviendas sociales durante 2015] 23 Jan 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760729/china-construira-7-milhoes-de-habitacoes-sociais-em-2015> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.