Residência Brise / Gisele Taranto Arquitetura

Residência Brise / Gisele Taranto Arquitetura - Imagem 2 de 43Residência Brise / Gisele Taranto Arquitetura - Imagem 3 de 43Residência Brise / Gisele Taranto Arquitetura - Imagem 4 de 43Residência Brise / Gisele Taranto Arquitetura - Imagem 5 de 43Residência Brise / Gisele Taranto Arquitetura - Mais Imagens+ 38

Rio de Janeiro, Brasil
  • Cálculo Estrutural: Abilita welt
  • Construção: Laer
  • Luminotécnica: Maneco Quindere
  • Paisagismo: Landscape
  • áudio & Vídeo: Mário Imperiano
  • Execução Esquadrias De Alumínio: Taveira
  • área Do Terreno: 1.157,11m²
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência Brise / Gisele Taranto Arquitetura - Imagem 3 de 43
© MCA Estudio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na reforma de uma casa em área nobre do Rio de Janeiro. Situado em uma rua movimentada, o tratamento acústico foi um dos desafios encontrados, que teve grande influência na arquitetura da casa.

Residência Brise / Gisele Taranto Arquitetura - Imagem 14 de 43
© MCA Estudio

Para solucionar este problema tomou-se como partido voltar a casa para um pátio interno. Também foram usados brises na fachada principal voltada para rua, afastando assim os ruídos, mas mantendo a entrada de luz. O pátio integrado à área de estar permite a entrada de luz natural em todos os ambientes. Há ainda os jardins, que cercam toda a estrutura, deixando a folhagem verde presente no interior através dos painéis de vidro que formam a fachada.

Residência Brise / Gisele Taranto Arquitetura - Imagem 35 de 43
Planta Baixa

A casa originalmente era composta por duas construções separadas e a integração foi outro foco do projeto. Este novo volume único divide-se em área social no térreo, área intima no andar superior e serviços no andar semienterrado, os dois primeiros voltados para o pátio interno onde se localiza a piscina e uma área de estar. Houve também o cuidado de manter algumas características originais da casa: a estrutura da escada principal foi mantida, apenas dando uma nova imagem contemporânea através da cor e do novo guarda-corpo em ferro pintado. Também foram mantidos os azulejos portugueses na sala de jantar.

Residência Brise / Gisele Taranto Arquitetura - Imagem 29 de 43
© MCA Estudio

Os materiais utilizados foram travertino, brises em fibra de vidro, esquadrias em alumínio branco, pérgolas e portas em alumínio com pintura em aço corten, portas e painéis em freijó; e piscina em Batu Hijau.

Residência Brise / Gisele Taranto Arquitetura - Imagem 41 de 43
Corte

O projeto de interiores desta residência nasceu da necessidade dos clientes de terem uma casa com áreas sociais amplas e conectadas com sua área de lazer, pois o casal adora receber os amigos. A casa foi então dividida em:

- 1º andar social: Living, jantar, escritório, varanda, espaço gourmet, cozinha, garagem, piscina, academia, sauna e banheiros;
- 2º andar íntimo: Suíte master, 3 suítes para os filhos, um quarto de hóspedes, banheiros, rouparia e sala íntima;
- Andar semienterrado: Serviços, brinquedoteca, adega e lavabo. 

Residência Brise / Gisele Taranto Arquitetura - Imagem 8 de 43
© MCA Estudio

Outro pedido do cliente era prever o máximo de área externa com insolação, para não haver sombras na piscina. Como se tratava de uma reforma, alguns desafios surgiram, como lajes desniveladas e vigas muito baixas. Para não perdermos altura de pé direito, tirou-se partido das vigas existentes e das novas vigas contempladas pelo projeto através de uma iluminação especial. Desta forma a malha criada no teto do living nos permitiu integrar espaços sem perder conforto.

Houve também o cuidado em manter algumas características originais da casa. A estrutura da escada principal foi mantida ganhando uma imagem contemporânea através do novo revestimento do piso e guarda corpo em ferro pintado. Também foram mantidos os azulejos portugueses na sala de jantar.

Residência Brise / Gisele Taranto Arquitetura - Imagem 5 de 43
© MCA Estudio

Para permitir privacidade foram projetadas além das esquadrias de vidro, painéis de correr em alumínio ripado.

Os materiais utilizados foram sempre definidos levando-se em consideração que a arquitetura não é apenas para “estações” e que os ambientes ficassem os mais claros possíveis. Portanto foi definido o travertino para os pisos sociais, pátio da piscina e banheiros; madeira para a área íntima e pasinato na área externa da casa. Paredes interna e externamente sempre em pintura branca ou revestidos com painéis de madeira. Toda a marcenaria foi concebida pelo escritório para atender as necessidades dos clientes.

A decoração recebeu sempre móveis assinados por famosos designers brasileiros e internacionais, visando sempre qualidade, conforto, elegância e fugindo de modismos.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Brise / Gisele Taranto Arquitetura" [Brise House / Gisele Taranto Arquitetura] 09 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760584/residencia-brise-gisele-taranto-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.