O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Publicações
  3. A Família Mobília / Tatiana Blass

A Família Mobília / Tatiana Blass

A Família Mobília / Tatiana Blass
A Família Mobília / Tatiana Blass, © Cosac Naify
© Cosac Naify

A publicação selecionada de hoje é uma dica de férias do ArchDaily Brasil para os pais arquitetos.  

Da editora. Se a versatilidade de Tatiana Blass já ficava evidente em suas pinturas, esculturas, performances e instalações, uma das mais promissoras artistas plásticas da nova geração empresta agora seu talento a uma nova arte: a literatura infantil, com o lançamento de A Família Mobília.

© Cosac Naify
© Cosac Naify

Em sua estreia como autora, Tatiana imaginou uma família bastante original, composta pelos móveis de uma residência onde nada fica no lugar.
Jogando com a imobilidade dos móveis, ela brinca com o uso que fazemos desses objetos cheios de personalidade e com os típicos conflitos da convivência familiar: Telma TV sempre quer ser o centro das atenções, Carlos Quadros vive com cara de paisagem, Sérgio Sofá passa o dia inteiro cochilando, Alberto Au-Au-Mofada gosta de dormir nos braços de Carmona Mafalda Poltrona Estofada para ouvir as histórias de Estênio Estante, enquanto Agenor Mesa de Jantar tenta lidar com sua paixão por Cleusa Toalha de Mesa.
A ideia para o livro surgiu enquanto Tatiana estava em uma residência artística em Londres, onde fez desenhos para o projeto de uma performance em que atores vestiam roupas-mobílias. Os tecidos de sofás, poltronas e tapetes se prolongavam do objeto ao corpo, tornando-se vestimentas. Nesse período, descobriu canetinhas de colorir e se encantou pelo material. Foi a partir da experimentação da nova técnica – e com a imagem daquela performance – que a artista começou a rascunhar a história do livro.
O resultado são ilustrações excessivamente coloridas, que saltam aos olhos. Cada integrante da família tem uma estampa característica, assim como pisos, paredes carpetes e azulejos.
O livro vem acomodado dentro de um envelope com duas janelinhas transparentes: a própria casa da Família Mobília.

© Cosac Naify
© Cosac Naify

 No texto de quarta capa, o designer de móveis Sergio Rodrigues escreve como a leitura do livro o transportou à sua própria infância, muito antes de se tornar um renomado designer de móveis:
Quando criança, eu morava em um castelo. Na misteriosa sala de visitas, havia um grande piano de cauda, uma mesa com objetos de cristal e prata e quatro cadeiras douradas de estilo. Costumava me refugiar ali, onde imaginava assistir à dança das cadeiras douradas, saltitando entre poltronas e canapés, ao som de minuetos e mazurcas de Chopin”. (Sergio Rodrigues)
Um livro para ler em família.

© Cosac Naify
© Cosac Naify

Leia também:
Todos os patinhos (2009) Christian Duda, ilustrações de Julia Friese.
Meu vizinho é um cão (2010) Isabel Minhós Martins, ilustrações de Madalena Matoso.
Lá em casa somos... (2012) Isabel Minhós Martins, ilustrações de Madalena Matoso.

© Cosac Naify
© Cosac Naify

Sobre a autora. Tatiana Blass é artista plástica – faz desenhos, pinturas, vídeos, esculturas e instalações. Nasceu em 1979, em São Paulo (SP). Formada em artes plásticas pela UNESP, sempre gostou de escrever e de desenhar.
Iniciou sua carreira em 1998. Expôs na 29ª Bienal de Artes de São Paulo (2010), quando encheu um piano de cauda com parafina enquanto um pianista tocava. Em 2012, enterrou um carro no estacionamento da Galeria Millan, em São Paulo. No mesmo ano, também colocou um grande tapete preso a um tear de onde saíam 200 mil metros de fios vermelhos que atravessavam as paredes e cobriam o jardim da Capela do Morumbi, na mesma cidade.
Ganhou o PIPA (Prêmio Investidor Profissional de Arte, 2011), uma das mais importantes distinções de arte do país, e realizou residência artística nos estúdios da Gasworks, em Londres. Vive e trabalha atualmente em São Paulo.

© Cosac Naify
© Cosac Naify

 A Família Mobília
Autor: Tatiana Blass
Editora: Cosac Naify
Tipo de capa: Brochura + envelope
Número de páginas: 32
Número de ilustrações: 32
ISBN: 9788540504561
Dimensões: 16 cm x 20 cm
Quarta capa: Sérgio Rodrigues

 Você pode comprar esse livro pela página da Cosac Naify clicando aqui.

© Cosac Naify
© Cosac Naify
Cita: Audrey Migliani. "A Família Mobília / Tatiana Blass" 17 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760242/a-familia-mobilia-tatiana-blass> ISSN 0719-8906