Residência das Algas / MarchettiBonetti

Residência das Algas / MarchettiBonetti - Imagem 2 de 17Residência das Algas / MarchettiBonetti - Imagem 3 de 17Residência das Algas / MarchettiBonetti - Imagem 4 de 17Residência das Algas / MarchettiBonetti - Imagem 5 de 17Residência das Algas / MarchettiBonetti - Mais Imagens+ 12

Florianópolis, Brasil
Residência das Algas / MarchettiBonetti - Imagem 7 de 17
© Philippe Arruda

Descrição enviada pela equipe de projeto. A partir de dois volumes sobrepostos, definem-se as áreas sociais e íntimas, assim como a integração dos espaços da sala, churrasqueira/varanda e cozinha. A casa é voltada para o interior, conta com um jardim interno integrado à sala de estar. A edificação está locada ao sul do terreno em orientação leste-oeste para aproveitar ao máximo a insolação. As áreas de serviço e banheiros voltam-se para o sul.

Residência das Algas / MarchettiBonetti - Imagem 13 de 17
Planta Baixa

O pavimento térreo tem função social: sala, cozinha e varanda com churrasqueira integrados. No primeiro pavimento, a área social é dividida pela circulação. Para a frente da casa, há quarto de hóspedes e escritório; para os fundos, o quarto do casal, que se abre para um varanda com jardim. A sala tem pé-direito duplo na parte central e articula a casa verticalmente.

Residência das Algas / MarchettiBonetti - Imagem 8 de 17
© Philippe Arruda

Na sala, aberturas de ambos lados permitem ventilação cruzada. O mesmo ocorre na cozinha. Para os quartos, grandes esquadrias permitem um ótimo aproveitamento da luz do sol, especialmente no quarto do casal. A volumetria da casa destaca-se em relação às outras residências da rua, que são bastante tradicionais.

Residência das Algas / MarchettiBonetti - Imagem 12 de 17
Planta Baixa

A estrutura é de concreto armado. A parte da frente, sobre a garagem, conta com um balanço de 2 metros. A escada é engastada na parede, sem apoios na lateral.

Residência das Algas / MarchettiBonetti - Imagem 10 de 17
© Philippe Arruda

A ideia era usar os materiais em estado mais bruto. Usa-se o concreto aparente em alguns detalhes e bastante madeira (sobreamento) e vidro nas fachadas. No térreo, usa-se o porcelanato cimentício, tanto no interior quanto exterior.

A varanda do quarto do casal tem uso diário, algo incomum para áreas de sacada.

O maior desafio foi conciliar a ideia original dos clientes com o estilo do escritório.

Residência das Algas / MarchettiBonetti - Imagem 17 de 17
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência das Algas / MarchettiBonetti" [Residência das Algas / MarchettiBonetti+ Arquitetos Associados] 09 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760067/residencia-das-algas-marchettibonetti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.