O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Habitação De Interesse Social
  4. Espanha
  5. VAUMM
  6. 2013
  7. Vínculo Urbano / VAUMM

Vínculo Urbano / VAUMM

  • 11:00 - 1 Fevereiro, 2015
  • Traduzido por Arthur Stofella
Vínculo Urbano / VAUMM
Vínculo Urbano / VAUMM, Cortesia de VAUMM
Cortesia de VAUMM

Cortesia de VAUMM Cortesia de VAUMM Cortesia de VAUMM Cortesia de VAUMM + 18

  • Arquitetos

  • Localização

    Errenteria, Gipuzkoa, Espanha
  • Área

    5000 m²
  • Ano do projeto

    2013

Descrição enviada pela equipe de projeto. Galtzarabordaé um bairro situado no município de Errenteria que foi construído em meados dos anos 60. Devido a um grande desenvolvimento industrial da região, foi necessária a construção de uma grande quantidade de habitações, destinadas a absorver a onda de trabalho migratória, o que gerou um urbanismo com carências graves, ausência de espaço público, falta de acessibilidade, etc., problemas que tem se acentuado com o envelhecimento progressivo da população.

Cortesia de VAUMM
Cortesia de VAUMM

O projeto se localiza em um terreno central, que foi deixado de lado na urbanização desde o princípio, e constituía em uma verdadeira falha no tecido urbano da cidade.

Cortesia de VAUMM
Cortesia de VAUMM

A intervenção, além de resolver um estacionamento, função que motiva o projeto, se projeta além, como uma oportunidade para gerar uma infraestrutura que resolva de forma conjunta a acessibilidade total do bairro, proporcionando novos espaços públicos, áreas verdes e espaços de ócio.

Cortesia de VAUMM
Cortesia de VAUMM

O programa de 111 vagas de estacionamento, se divide em dois edifícios com duas torres de elevadores panorâmicos, um por edificação, e duas praças urbanas amplas sobre a cobertura de ambas.

Cortesia de VAUMM
Cortesia de VAUMM

O projeto conecta transversalmente os espaços públicos com as áreas residenciais ao lado e garante o acesso vertical do ponto mais alto do bairro até a cota mais baixa do mesmo, onde se situa a estação de trem que conecta Errenteria com Donostia, San Sebastián.

Planta Baixa
Planta Baixa

Os edifícios formam dois volumes semi-enterrados, absorvendo o desnível do solo, gerando o mínimo de impacto estético e volumétrico. Muitas das vagas de estacionamento são abertas, o que permite dispor de uma fachada semi-transparente por trás da qual se intui uma atividade interior, evitando uma fachada cega e inerte.

Cortesia de VAUMM
Cortesia de VAUMM

Um percurso pelo perímetro exterior das construções pode ser feito através de rampas e escadas, dando continuidade ao trânsito através do parque e das edificações adjacentes.

Cortesia de VAUMM
Cortesia de VAUMM

As superfícies de cobertura possuem um tratamento diferenciado dependendo de seu uso, com áreas pavimentadas e amplas áreas verdes convivendo umas com as outras. As coberturas ajardinadas, restituem os espaços verdes ocupados pela edificação e introduzem a natureza à um entorno urbano altamente densificado.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
VAUMM
Escritório
Cita: "Vínculo Urbano / VAUMM" [Urban Link / VAUMM] 01 Fev 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Stofella, Arthur) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760005/vinculo-urbano-vaumm> ISSN 0719-8906