Início das obras da ciclovia na Avenida Paulista

A noite deste último domingo, 04 de janeiro, marcou oficialmente o início das obras da aguardada ciclovia da Avenida Paulista. O projeto recebeu recentemente o parecer favorável do Condephaat, conselho estadual que tem como função identificar, proteger e preservar patrimônio histórico do estado de São Paulo.

Havia a preocupação - ou esperança, para alguns - de que o órgão vetasse a implantação da ciclovia, porque a avenida é considerada área envoltória de prédios tombados, como o Masp e o Conjunto Nacional.

Detalhe da sinalização que será aplicada na ciclovia da Av. Paulista, nos pontos com travessia de pedestres. Imagem: CET/Reprodução

A obra prevê o alargamento do canteiro central da avenida - que passará a ter 4 metros - e o redimensionamento de algumas faixas de rolagem, para que não seja necessário suprimir nenhuma delas. O projeto também prevê a instalação de grades de proteção nas áreas próximas aos cruzamentos e os semáforos passarão a ser sincronizados com o fluxo de ciclistas.

Ilustração mostra como serão as conexões da ciclovia da Av. Paulista com as demais. Imagem: CET/Reprodução

Além disso, a iluminação do canteiro central será reforçada e terá todo o cabeamento enterrado, sem, no entanto, remover nenhuma das árvores existentes.

Imagem: CET/Reprodução

A Avenida Paulista já é uma das principais rotas de ciclistas em São Paulo, e quando a ciclovia for concluída, em junho, será parte importante de uma rede de trajetos cicloviários que conta também com rotas pelas ruas Vergueiro, Pamplona, Haddock Lobo, Frei Caneca , Domingos de Morais, entre outras.

Referência: vadebike.org

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Início das obras da ciclovia na Avenida Paulista" 07 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759951/inicio-das-obras-da-ciclovia-na-avenida-paulista> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.