Casa Guna / Pezo von Ellrichshausen

Casa Guna / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 2 de 24Casa Guna / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 3 de 24Casa Guna / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 4 de 24Casa Guna / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 6 de 24Casa Guna / Pezo von Ellrichshausen - Mais Imagens+ 19

Concepcion, Chile
  • Arquitetos Responsáveis: Mauricio Pezo, Sofia von Ellrichshausen
  • Colaboradores: Diogo Porto, Joao Quintela, Lena Johansen, Cecilia Madero
  • Construtor: Pablo Vasquez
  • Estrutura: Luis Mendieta
  • Instalações: Marcelo Valenzuela, Carlos Martinez, Miguel Bonifetti
  • Cliente: Pablo Vasquez, Maria Paz Calderon
  • área Do Terreno: 3.063 m²
  • Ano Do Projeto: 2010
  • Cidade: Concepcion
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Casa Guna / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 3 de 24
Cortesia de Pezo von Ellrichshausen

Descrição enviada pela equipe de projeto. Encurralado entre a caída abrupta da colina e um bosque de eucaliptos, o terreno estreito obriga a cruzar o jardim e a uma chegada aérea sobre a pequena baía de uma lagoa. Obturando este primeiro plano frente à paisagem, um prisma monolítico de concreto tenta articular as contradições topográficas. Estabelece-se uma planta superior de 20 m de lado apoiada sobre uma planta compacta de 8,5 m de lado.

Casa Guna / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 10 de 24
Cortesia de Pezo von Ellrichshausen

O pavimento superior contém um pátio central e do mesmo tamanho do térreo. Assim, os ambientes suspensos ficam rodeados pelo exterior pelos quatro lados de sua secção. Este pavimento, um dogmático piano nobile que restitui a incomodidade diagonal do terreno natural, é baseado num esquema reticular de quatro módulos por lado. Os ambientes centrais colidem lateralmente com o pátio, os ambientes das esquinas articulam-se por circulações que ocupam um módulo subsidiário.

Casa Guna / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 17 de 24
Cortesia de Pezo von Ellrichshausen
Casa Guna / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 2 de 24
Cortesia de Pezo von Ellrichshausen

Perfurações zenitais no centro de cada recinto e nos extremos das circulações estabelecem uma dimensão vertical que amplifica os brilhos da água. O térreo, numa informalidade mais contingente, recorre às funções mais seculares do âmbito doméstico. Sua figura quadrada dividida em quatro quadrantes iguais é recortada na esquina norte. Esta subtração serve como atalho visual e funcional entre o pátio superior e a margem da lagoa.

Casa Guna / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 19 de 24
Cortesia de Pezo von Ellrichshausen
Casa Guna / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 9 de 24
Cortesia de Pezo von Ellrichshausen

Toda a estrutura, como nessa "cristalização de um conflito de forças" com que Ghyka descrevia uma paisagem, é uma massa pétrea em aparente repouso. As quatro paredes do pátio atuam como vigas Vierendeel equilibradas sobre o embasamento. Quase dissolvendo os esforços, as superfícies de concreto possuem a textura grossa de uma tabuleta fina tingida de preto diluído.

Casa Guna / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 21 de 24
Cortesia de Pezo von Ellrichshausen
Casa Guna / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 13 de 24
Pintura, Óleo em tela

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Guna / Pezo von Ellrichshausen" [Guna House / Pezo von Ellrichshausen] 08 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759950/casa-guna-pezo-von-ellrichshausen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.