Igreja Cristo Shonan / Takeshi Hosaka

Igreja Cristo Shonan  / Takeshi Hosaka - Mais Imagens+ 28

  • Engenharia Estrutural: Hitoshi Yonamine, Ove Arup & Partners Japan Ltd
  • Acústica: Ayako Hakozaki, Nagata Acouctics
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma igreja protestante se localiza em uma área verde residencial a 10 minutos a pé da praia de Shonan. O centro de reuniões da igreja de 50 anos de idade era pequena e decidiu-se que uma nova igreja precisava ser construída em um novo terreno. As pessoas relacionadas com a igreja disseram, "desejamos ter uma capela adequada para as palavras do Senhor." As palavras da Bíblia são lidas, e ouvidas durante os sermões.

© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.
© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.

Seis telhados

© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.
Corte
© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.

A composição da construção é a de um edifício de planta única, com uma altura moderada para que houvesse harmonia com uma área residencial de baixo gabarito, e cujo objetivo era criar um espaço adequado para a oração e adoração com os seis telhados de superfície curva em diferentes alturas. Os seis telhados significam os seis dias da Criação na Bíblia, e o culto se manifesta no sétimo dia.

© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.
© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.

A luz solar direta e a claraboia são manipuladas de acordo com os horários.

© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.
© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.

A luz solar direta não era apropriada para o horário de serviço, mas levando em conta que era apropriada para o restante do dia, esta construção foi projetada para criar um espaço de claraboia para o horário de serviço (10:30 - 12:00 na manhã de domingo) e de luz solar direta durante as outras horas. Assim, simulou-se a luz em intervalos de 30 minutos nos dias representativos em 12 meses e foi manipulada de acordo com os horários. Como resultado, o horário de serviço trata de criar um espaço abaixo de uma clarabóia ao longo do ano. Se o serviço se aproxima do momento de encerrar, a luz direta do sol começa a desenhar um raio de luz sobre a superfície da parede. Alterações dinâmicas que dirigem a luz solar direta alteram o estado de uma linha durante a tarde e então de outra forma a fazem cair como chuva em torno das três horas.

© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.

Faixas de som e luz

© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.
© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.

Faixas longitudinais irregulares foram talhadas em ritmo aleatório no muro de concreto aparente na capela, e placas acústicas de cor cinza escuro foram colocadas entre as costelas. Requisitos em conflito encontraram uma solução através de um equilíbrio, já que é fácil ouvir o sermão dos sacerdotes e as leituras da Bíblia com as placas acústicas côncavas, e o som da música eclesiástica como hinos com superfícies convexas. O eco é reduzido pelas nervuras de forma aleatória. O contraste das superfícies côncavas de cor cinza escuro contra a luz destaca um brilho de cor cinza claro da luz solar direta sobre as superfícies convexas. Baseado na ideia de que a construção de igrejas modernas precisam oferecer um espaço para a leitura da Bíblia, pensamos que este estado da luz solar direta através de um espaço escuro se converteu, na realidade, em um espaço iluminado, no escuro.

Detalhe 2

Luz da lua direta

© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.

Abaixo do céu de Shonan, participamos em um serviço, lemos e escutamos as palavras da Bíblia e tivemos tempo para orar em um espaço abaixo da luz solar direta dinâmica da tarde. A luz da lua direta entra através de uma capela escura na noite de lua cheia. O tempo e este espaço estão em harmonia com a natureza e com a paisagem regional e esperamos que as pessoas apreciem a construção.

© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.

Cruz exterior de terracota

© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.

O reverendo Furuya recolheu 5 kg de areia à mão nas instalações da igreja anterior e uma cruz de terracota foi realizada ao queimar e misturar com a areia. Isto entrelaça os 50 anos de história da associação cristã de Shonan e os desejos da congregação.

© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.

Tubulação aberta de água da chuva

© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.

Fendas foram abertas na parede exterior na posição mais baixa do arco circular para que as tubulações de água da chuva fossem abertas. Como resultado, poderia ser agradável ver o fluxo da chuva nas calha.

Luz solar direta e oração

O espaço onde a luz solar direta revela diversas expressões de acordo com o horário, é adequado para a oração de uma ou várias pessoas. Durante a tarde, após a oração, se converte em um espaço de prece para um pequeno número de pessoas e a luz solar direta altera o número de raios solares de um para dois ou três, além de seu ângulo a cada minuto.

Claraboia e sermãos

As palavras da Bíblia são lidas e escutadas durante o sermão. Não é apropriado que a Bíblia e as pessoas fiquem expostas à luz solar durante o sermão. A claraboia é adequada para tal serviço. O espaço está protegido por ela durante o sermão das 10:30 até as 12:00.

Capela após o meio-dia

Somente um fino raio de luz direta se estende através da capela quando se canta o hino no final do sermão.

O azulejo da Criação

Sob os seis telhados, azulejos como relevo no detalhe da mão de Deus para os seis dias do Gênesis são posicionados nas paredes norte e sul. Azulejo cru foi situado junto com imagens originais do Gênesis e foram queimados um por um. Os azulejos foram coloridos de cor azul transparente com a imagem da névoa da manhã. As imagens dos seis dias foram delicadamente diferentes em seu design entre sul e norte, e adicionado o prazer de encontrar uma imagem não só na capela, mas em várias salas, incluindo a sala de espera, sala de descanso, sala para bebê e sala dos pastores.

Projeto estrutural

O desenho estrutural se baseia em um quadro de concreto armado com paredes de 300 mm de espessura em uma direção longitudinal e quadro de aço. Placas curvadas com 250 mm de espessura compõem as funções dos telhados como vigas utilizando a curvatura da placa, e resiste à força horizontal como parte do quadro de aço. Placas ocas foram utilizadas para as placas curvas, utilizadas para envolver o espaço de maneira eficiente e a parede, na direção do menor lado, recebeu fissuras estruturais para que possa se livrar do esforço horizontal.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kanagawa, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Igreja Cristo Shonan / Takeshi Hosaka" [Shonan Christ Church / Takeshi Hosaka Architects] 20 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759856/igreja-cristo-shonan-takeshi-hosaka> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.