Senado aprova Estatuto da Metrópole

Senado aprova Estatuto da Metrópole

Em votação realizada em meados de dezembro, o Senado aprovou o Estatuto da Metrópole (PLC 5/2014), que regulariza diretrizes para o planejamento, gestão e execução de políticas públicas em cidades metropolitanas e aglomerações urbanas. O projeto de lei segue agora para a sanção presidencial.

O relator do projeto, senador Inácio Arruda, do PCdoB, acredita que o Estatuto da Metrópole é uma evolução do Estatuto da Cidade, aprovado em 1999, e possibilitará uma melhor organização dos cidadãos brasileiros: “É uma importante matéria para o ordenamento da vida das grandes cidades brasileiras”, disse.

O Estatuto da Metrópole institui dez instrumentos para a gestão compartilhada entre Federação e municípios. Um dos principais pontos é a elaboração de planos de desenvolvimento urbano integrado (PNDI). Foram incluídos na lei, ainda, consórcios públicos, convênios de cooperação, parceria público-privada e a possibilidade de incentivos por serviços ambientais.

Via IAB-RJ

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Senado aprova Estatuto da Metrópole " 03 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759696/senado-aprova-estatuto-da-metropole> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.