Alojamento Estudantil na Ciudad del Saber / [sic] arquitetura

Alojamento Estudantil na Ciudad del Saber / [sic] arquitetura - Fachada, AidoAlojamento Estudantil na Ciudad del Saber / [sic] arquitetura - Fachada, JanelaAlojamento Estudantil na Ciudad del Saber / [sic] arquitetura - Janela, FachadaAlojamento Estudantil na Ciudad del Saber / [sic] arquitetura - FachadaAlojamento Estudantil na Ciudad del Saber / [sic] arquitetura - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: [sic] arquitetura; [sic] arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  11300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2008
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ana Mello
  • Coordenador: Eduardo Crafig
  • Equipe De Projeto: Fabio Kassai, Juliana Garcias, Marcio Henrique Guarnieri, Ana Carolina Artuzi Aipp
  • Colaboradora Da Equipe No Panamá: Rossana Merida
  • Consultor De Estrutura: Yopanan Rebello
  • Consultor De Conforto Ambiental: Luíz Carlos Chichierchio
  • Imagens 3 D: Marco Pedro Jr., Bruno Lucchese
  • Autores: Eduardo Crafig, Fabio Kassai, Gabriela Gurgel, Juliana Garcias, Marcio Henrique Guarnieri
  • País: Panamá
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em maio de 2008 foi realizado o Concurso Internacional de Arquitetura "Propuestas de Diseño para edifícios em La Ciudad Del Saber", que foi aberto aos arquitetos latino americanos e organizado em duas fases; na primeira buscava reunir propostas e ideias conceituais dos projetos; na segunda etapa foram selecionados 3 trabalhos finalistas, para desenvolvimento de anteprojeto de arquitetura. 

O escritório brasileiro [sic] arquitetura venceu o primeiro lugar na categoria "dormitório para professores e estudantes" e compartilhou conosco o seu projeto. Saiba todos os detalhes, a seguir.

Alojamento Estudantil na Ciudad del Saber / [sic] arquitetura - Imagem 12 de 28
© Ana Mello

Dormitórios e alojamentos para professores e estudantes 

A análise do sítio, os aspectos geográficos, climáticos e espaciais- além da solicitação de uma construção em etapas- induziu a uma implantação e um partido arquitetônico bastante claros, onde os blocos dos alojamentos são implantados no sentido transversal ao terreno (NE/SO), paralelos entre si, formando pequenos pátios. Esses nove blocos (fase 1 + fase 2) são conectados a uma estrutura linear de circulação de uso comum, paralela à rua e longitudinal aos alojamentos (NO/SE), unificando o conjunto.

Alojamento Estudantil na Ciudad del Saber / [sic] arquitetura - Fachada, Vidro, Janela, Jardim
© Ana Mello

A distância entre os blocos também foi estabelecida em função da vegetação existente no terreno, permitindo a preservação de grande parte das árvores e reforçando a permeabilidade entre jardim e edificações.

Alojamento Estudantil na Ciudad del Saber / [sic] arquitetura - Fachada
© Ana Mello

A implantação dos edifícios ganha maior destaque no momento em que cruza com o eixo de circulação de pedestres, pré-estabelecido pelo “Plan  Maestro”.O pátio entre os blocos ganha maior dimensão,  e o piso térreo dos dois edifícios adjacentes desenham  um alargamento da calçada, configurando-se como espaço público, de reunião, sociabilidade e acesso.  Os desníveis criam uma nova referência para o sítio, desenhando as diferentes relações entre os espaços - público, semi-público e privado, formando um vazio onde o conjunto edificado ganha uma nova centralidade: a praça.

Plantas

O térreo atende e sugere programas de uso comum e apoio aos alojamentos,  como: estar, lavanderia, sala de leitura, café e pequeno auditório. No 1º e 2º pavimentos, elevados por pilotis encontram-se os alojamentos, copa e depósito; além de um espaço flexível, junto à edificação linear, dando suporte a pequenas reuniões e estar.

Alojamento Estudantil na Ciudad del Saber / [sic] arquitetura - Fachada, Aido
© Ana Mello

Estrutura

Os blocos de alojamentos terão estrutura em concreto armado, moldado ‘in locu’ com vãos de 7,50x3,60m e dois balanços de 2,50m estabelecendo uma estrutura equilibrada (momento negativo igual ao positivo) e mais econômica na razão 1/5; 3/5; 1/5, com laje maciça, armada em uma única direção. No térreo o número de pilares é reduzido, possibilitando maior flexibilidade aos espaços de uso comum.

Alojamento Estudantil na Ciudad del Saber / [sic] arquitetura - Fachada, Jardim, Aido
© Ana Mello

Estes edifícios de concreto armado conectam-se ao eixo de circulação, um edifício com estrutura em aço, através da área formada pela copa e depósito, também em estrutura metálica. O edifício de circulação estrutura-se por uma malha de 3,60 x 7,50m, correspondendo à modulação fixada pelos edifícios de concreto dos alojamentos, vencendo o vão entre eles com vigas metálicas.

O conjunto terá fundações rasas do tipo sapata, em concreto armado.

Alojamento Estudantil na Ciudad del Saber / [sic] arquitetura - Fachada
© Ana Mello

 Ventilação

A implantação do conjunto, ao optar por pequenos edifícios conectados por uma circulação comum, otimizou o aproveitamento da ventilação natural. Nas unidades, estão previstas grandes aberturas protegidas da chuva e do sol, e sistema de grelhas para ventilação transversal dos ambientes, ocorrendo no entre forros.  Na circulação principal do bloco de alojamento, com aberturas nos dois extremos, também ocorre fluxo de ar por sucção.

Alojamento Estudantil na Ciudad del Saber / [sic] arquitetura - Janela, Fachada
© Ana Mello

Circulação e acessibilidade

A acessibilidade aos programas do térreo, implantados com um desnível de 0,70m acima da calçada, ocorre por rampas.Neste embasamento localizam-se os conjuntos de escadas que dão acesso aos alojamentos no 1º e 2º pavimentos. Junto à praça, implantada no mesmo nível da calçada, existe um conjunto de elevadores que garantem acessibilidade.

Alojamento Estudantil na Ciudad del Saber / [sic] arquitetura - Fachada, Janela
© Ana Mello

Energia

Na cobertura sugerimos a existência de painéis para a captação de energia solar, destinada ao aquecimento de água, reservada em acumuladores tipo ‘boiler’.

Alojamento Estudantil na Ciudad del Saber / [sic] arquitetura - Jardim
© Ana Mello

Esta laje de cobertura está protegida por painéis de argamassa armada elevados, que permitem seu sombreamento e ventilação, melhorando o desempenho térmico e reduzindo consideravelmente a manutenção dos tratamentos de impermeabilização.

As soluções adotadas para a ventilação natural colaboram para melhor desempenho térmico do conjunto, possibilitando economia de energia no sistema de climatização.

Alojamento Estudantil na Ciudad del Saber / [sic] arquitetura - Fachada, Jardim
© Ana Mello

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Panamá, Panamá

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Alojamento Estudantil na Ciudad del Saber / [sic] arquitetura" 25 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759500/alojamento-estudantil-na-ciudad-del-saber-sic-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.