Casa das Pérgolas Deslizantes / FGMF

Casa das Pérgolas Deslizantes / FGMF - JanelaCasa das Pérgolas Deslizantes / FGMF - Janela, Iluminação, Cadeira, PátioCasa das Pérgolas Deslizantes / FGMF - Janela, CadeiraCasa das Pérgolas Deslizantes / FGMF - Fachada, Vidro, JanelaCasa das Pérgolas Deslizantes / FGMF - Mais Imagens+ 36

Bauru, Brasil
  • Arquitetos: FGMF
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  160
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafaela Netto
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aris Ar condicionado, Deca, Indusparquet, Maná Elétrica, Pedracor, Portobello, Sudeste Pré Fabricados
  • Autores: Fernando Forte, Lourenço Gimenes, Rodrigo Marcondes Ferraz
  • Coordenadora: Renata Davi
  • Arquiteta: Juliana Nohara
  • Estagiários: Bruno Milan, Carolina Matsumoto, Marina Almeida
  • Construtora: Vettore Engenharia (Engº resp. Marco Tomazini)
  • Estrutura E Fundações: Oppea
  • Hidráulica E Elétrica: Ramoska e Castellani Projetos
  • Coberturas Deslizantes: AM Arquitetura de Estruturas
  • Paisagismo: Studio Ilex
  • Sondagens: MS Tecnologia e Consultoria Ltda
  • Cidade: Bauru
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa das Pérgolas Deslizantes / FGMF - Fachada, Viga, Pátio
© Rafaela Netto

Descrição enviada pela equipe de projeto. Fomos procurados por um casal de professores universitários para a elaboração de uma residência de programa compacto em um terreno de cerca de 500m2, em um condomínio fechado. O marido, especializado em pesquisas tecnológicas, desejava soluções diferentes do usual e havia ficado interessado em nosso trabalho com o projeto conceitual da casa Tic-Tac, que havia sido publicado poucos meses antes. Já a cliente desejava uma casa mais convencional, mas valorizava muito a relação do objeto construído com o terreno.

Casa das Pérgolas Deslizantes / FGMF - Imagem 34 de 41
Planta Térreo

Casa das Pérgolas Deslizantes / FGMF - Imagem 28 de 41Casa das Pérgolas Deslizantes / FGMF - Imagem 29 de 41Casa das Pérgolas Deslizantes / FGMF - Imagem 32 de 41Casa das Pérgolas Deslizantes / FGMF - Imagem 37 de 41Casa das Pérgolas Deslizantes / FGMF - Mais Imagens+ 36

Pensando nos requisitos dos clientes, propusemos uma casa cuja implantação é à peça chave: dividimos os setores da residência em pequenos volumes e os posicionamos em locais estratégicos dentro do terreno. Muramos os limites do terreno por conta da ausência de vistas interessantes e com isso a casa passou a voltar-se para si mesmo, como uma casa pátio. O propósito deste projeto é uma discussão entre o espaço interno e externo: ao murarmos o terreno e implantarmos a casa em diferentes setores dentro do terreno criamos interessantes tensões entre o construído e não construído, atribuindo características diferentes a esses espaços. Para o usuário ou visitante os limites da construção passaram a ser os extremos do terreno e não mais apenas as paredes da construção propriamente dito. Essa mudança de percepção é fundamental; uma casa de 170m2 passa a ter a sensação de amplidão de uma casa de 500m2. Para intensificar essa sensação espacial e o objetivo de que o jardim passasse a fazer parte da residência propriamente dita, os muros são lavados de luzes a noite, sempre sugeridos como o limite do horizonte da casa pátio.

Casa das Pérgolas Deslizantes / FGMF - Janela, Fachada
© Rafaela Netto

O posicionamento dos volumes da residência na implantação seguiu um padrão pré- determinado de modulação. Vigas metálicas foram posicionadas seguindo essa modulação e seguindo sempre até o limite dos muros, onde também são apoiadas. As vigas possuem múltiplas funções: travamento das paredes estruturais pré-moldadas em concreto, acabamento das calhas e coberturas metálicas e organização espacial dos diferentes volumes que compõem a casa.

Casa das Pérgolas Deslizantes / FGMF - Sofá, Mesa, Cadeira
© Rafaela Netto

Propusemos um ensaio construtivo neste projeto – a utilização de fundações rasas e simples e implantação de paredes pré-moldadas de concreto, costumeiramente utilizadas no Brasil para vedação de galpões industriais, como vedação e estrutura vertical (ver fotos anexas). As vigas supracitadas são aplicadas sobre estas paredes, terminando nos muros limite do terreno. Um telhado metálico é inserido na alma da viga, com espaço para o forro. Essa montagem lógica durou menos de um mês (das fundações as coberturas instaladas), e garantiu a aparência de concreto aparente onde era desejado.

Casa das Pérgolas Deslizantes / FGMF - Fachada
© Rafaela Netto

Ao mesmo tempo em que as vigas metálicas que seccionam o terreno possuem um caráter estrutural, elas também funcionam como trilhos suspensos para que pérgolas e coberturas possam se mover de uma ponta a outra do terreno conforme o desejo do morador. Assim é possível cobrir e se abrigar do sol ou da chuva uma área externa para almoços, jantares ou realizar um churrasco a céu aberto, colocar ou não beirais no escritório, proteger com pérgolas a grande janela do quarto principal, sombrear ou não o solário e assim por diante. Os diversos pátios passam a possuir uma característica espacial mutante graças a essas variações e maior importância no cotidiano, uma vez que são adaptáveis a diversas situações condições climáticas.

Casa das Pérgolas Deslizantes / FGMF - Imagem 40 de 41
Diagrama Sustentabilidade

 A possibilidade de se modificar o sombreamento e proteção de partes diferentes da residência conforme a ocasião ou necessidade do morador é outro artifício que intensifica a apreensão do espaço externo como parte da construção e parte do dia a dia dos moradores. Esta utilização de partes móveis, de deslocamento simples através de controle remoto, permitiu ainda a transparência desejada em grandes trechos da construção em um local com clima tão quente para a ampliação da espacialidade do espaço coberto.

Casa das Pérgolas Deslizantes / FGMF - Cadeira, Fachada, Janela
© Rafaela Netto

Uma piscina com espelho d’água e um corredor central ligeiramente mais baixo do que os blocos principais, cuidadosamente implantados fecham a composição dessa residência que, apesar de simples e sintética, revela uma ampla gama de informações, possibilidades e sensações diferentes para o usuário tornando-se quase um ensaio sobre as possibilidades arquitetônicas que nosso escritório vem explorando nos últimos anos. 

Casa das Pérgolas Deslizantes / FGMF - Janela, Cadeira, Viga, Pátio, Terraço, Aido
© Rafaela Netto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa das Pérgolas Deslizantes / FGMF" 24 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759465/casa-das-pergulas-deslizantes-fgmf-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.