Resultados do Concurso Parque do Mirante de Piracicaba

Resultados do Concurso Parque do Mirante de Piracicaba

Foram recentemente divulgados os vencedores do concurso nacional Parque do Mirante de Piracicaba, promovido pela Prefeitura de Piracicaba e pelo Departamento de São Paulo do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP).

O objetivo do concurso era abrir a oportunidade  de participação da sociedade e de profissionais de arquitetura e de urbanismo de todo o Brasil em um projeto significativo para a cidade, ampliando as possibilidades de reunir propostas inovadoras para as margens do rio Piracicaba.

Além da participação dos profissionais de arquitetura e urbanismo, que tomaram partido enviando projetos, a Prefeitura de Piracicaba também convidou toda a sociedade para participar através do envio de sugestões e ideias que contribuam para a requalificação do Parque.

Veja a seguir as propostas premiadas no concurso e um trecho do parecer do júri:

1º LUGAR

Autores: Pedro Fernandez De Bona, Camila Leibholz, Alexandre Gervásio, Erico Botteselli e Lucas Thomé.
Coautora: Beatriz Vicino.
Colaboradores: Rafael Goffinet de Almeida e Matheus Molinari.
Consultor: Silvio Oksman
Cidade: São Paulo – SP

"A comissão julgadora considera que este trabalho alcança a plena melhoria dos fluxos internos ao Parque, tanto transversais quanto longitudinais, provendo conexões adicionais e novos lugares para a fruição, sendo que se pode destacar a generosa praça criada ao redor do Engenho Central. A comissão entende que a conexão a este novo lugar e a implantação do novo edifício para o aquário terão um impacto imediato não apenas na ligação entre os dois parques, mas diretamente na valorização e estímulo à visitação do parque Mirante. Composto por um conjunto de estruturas leves o projeto se apresenta como uma intervenção modular cujo necessário faseamento está indicado no corpo da proposta."

2º LUGAR

Segundo Lugar. Image © IAB-SP

Autora: Anna Julia Martins Dietzsch.
Coautores: Fernando Botton, Mariana Gortan, Paulo Pellegrino e Pedro Pereira.
Consultor: Mário Thadeu Leme de Barros.
Cidade: São Paulo – SP

"A comissão julgadora considera que este trabalho apresenta um conjunto de estruturas capaz de propiciar uma boa articulação dos fluxos internos e externos, com destaque para a conexão com o Engenho Central, a criação de um calçadão com implantação de estruturas de apoio e voltadas à gastronomia. Este projeto também se destaca por realizar os objetivos propostos pelo concurso com baixo impacto físico e financeiro. Por outro lado a Comissão Julgadora avalia que as estruturas propostas deveriam ser mais bem desenvolvidas."

3º LUGAR

Terceiro Lugar. Image © IAB-SP

Autora: Mayra de Camargo Rodrigues.
Coautor: Régis Yassuda Sugaya.
Cidade: São Paulo –SP

"A comissão julgadora considera que o trabalho apresenta uma ótima proposta para a conexão transversal do Parque com o tecido urbano do bairro, com destaque para a indicação de política urbana específica para a transformação da face urbana lindeira. Por outro lado o projeto foi omisso no enfrentamento das articulações longitudinais em ambas as extremidades do Parque, especialmente na desejada conexão com o Engenho Central."

MENÇÃO HONROSA

Menção Honrosa. Image © IAB-SP

Autor: Anderson Fabiano Freitas.
Coautores: Pedro Amando de Barros e Acacia Furuya.
Colaborador: Francesco Perrotta.
Consultor: Raul Isidoro Pereira.
Equipe: Ana Julia Chiozza, Ana Melendez Alvarez, Amanda Domingues, Bárbara Francelin, Camila Ocejo Damenge, Daniela Andrade, Francisco Veloso, Gabriela de Moura Campos, Glauco Pregnolatto Mendes, Karen Balsevicius Evangelisti, Lorran Siqueira, Renato Kannebley, Rodrigo Mendoza Diaz e Vitor Costa.
Cidade: São Paulo – SP

"A Comissão Julgadora considera que esta proposta, ainda que não tenha chegado a constituir um todo consistente, apresenta um conjunto de bons elementos de projeto, particularmente no tocante ao encontro do parque com o tecido urbano sugerindo transformações espaciais e de uso, e no alargamento do canal interno ao parque."

DESTAQUE

Destaque. Image © IAB-SP

Autor: Edson Rozzo Maruyama.
Coautores: André Suk Hwan Ko, Gustavo Prado Fontes e Yuri Endo Kokubun.
Cidade: São Paulo – SP

DESTAQUE

Destaque. Image © IAB-SP

Autor: Lucas Fehr.
Coautor: Guilherme Lemke Motta
Colaborador: José Eduardo Calijuri Hamra.
Equipe: Mariana Tiemi Matsuda, Renato Katsumi Motoki, Kemely Miwa Uehara, Camila de Oliveira Ghendov, Vinicius Kuboyama Nakama e Pedro Lindenberg Motta.
Cidade: São Paulo – SP

DESTAQUE

Destaque. Image © IAB-SP

Autor: Paulo Chiesa.
Coautores: Fernanda Botter e Helena Conelian Gentili.
Colaborador: João Adolfo Moreira.
Cidade: Curitiba – PR

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Resultados do Concurso Parque do Mirante de Piracicaba" 23 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759397/resultados-do-concurso-parque-do-mirante-de-piracicaba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.