O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Museu
  4. Estados Unidos
  5. FR-EE / Fernando Romero EnterprisE
  6. FR-EE / Fernando Romero EnterprisE divulga Museu de Arte Latino-Americana em Miami

FR-EE / Fernando Romero EnterprisE divulga Museu de Arte Latino-Americana em Miami

FR-EE / Fernando Romero EnterprisE divulga Museu de Arte Latino-Americana em Miami
FR-EE / Fernando Romero EnterprisE divulga Museu de Arte Latino-Americana em Miami, © FR-EE / Fernando Romero EnterprisE
© FR-EE / Fernando Romero EnterprisE

Na esteira da recente decisão do Presidente Barack Obama de reformar a política de imigração dos EUA, o escritório FR-EE / Fernando Romero EnterprisE divulgou o projeto de um Museu de Arte Latino-Americana (LAAM) em Miami. O museu de quatro pavimentos, caracterizado por terraços alongados em balanço e jardins de esculturas, espera se tornar a "instituição mais significativa para a exposição da arte latino-americana na América". Saiba mais a seguir.

© FR-EE / Fernando Romero EnterprisE © FR-EE / Fernando Romero EnterprisE © FR-EE / Fernando Romero EnterprisE © FR-EE / Fernando Romero EnterprisE + 8

Dos arquitetos: CONTEXTO

Nos últimos 15 anos Miami passou por um boom, evidente na explosão arquitetônica e outras iniciativas como o Art Basel Miami Beach, que seduz o público internacional desde 2002.

Hoje, Miami é uma espécie de laboratório onde tendencias globais convergem com características locais. O crescimento peculiar de Miami é traduzido em uma alta qualidade de vida. Os serviços públicos são uma tentação para pessoas que estão pensando em se mudar ou comprar uma segunda casa, além de atrair turistas internacionais.

Há alguns anos, o Presidente Barack Obama permitiu que milhões de imigrantes ilegais (em sua maioria latinos ou hispânicos) se estabelecessem legalmente nos EUA. Nesse contexto sociopolítico, a proposta para um novo museu dedicado à arte latino-americana é o estopim para renovar as relações com os EUA e também constitui uma oportunidade única de repensar o significado da arquitetura e arte latino-americana nos EUA. 

© FR-EE / Fernando Romero EnterprisE
© FR-EE / Fernando Romero EnterprisE

PROJETO

O LAAM se localizará em um complexo residencial, portanto, servirá de acesso principal das pessoas que viverão nos 111 apartamentos construídos posteriormente. A ideia por trás dessa concepção é oferecer algo que poderíamos chamar de "vida com qualidade estética". Assim, o museu será uma espécie de ponto de encontro para os moradores e visitantes. 

Para traduzir esse contexto, Fernando Romero propôs um edifício generoso em terraços e espaços abertos visando transferir a atmosfera externa para a edificação. Os terraços dos diferentes níveis podem ser chamados de "jardins de esculturas", já que receberão as obras de arte a céu aberto. 

© FR-EE / Fernando Romero EnterprisE
© FR-EE / Fernando Romero EnterprisE

Os diferentes níveis do edifício definem o programa do LAAM. O primeiro pavimento será reservado a artistas jovens e emergentes; o segundo será voltado para exposições temporárias; o terceiro receberá uma seleção de 600 obras que farão parte da coleção permanente; e, por último, um restaurante coroará o edifício. 

© FR-EE / Fernando Romero EnterprisE
© FR-EE / Fernando Romero EnterprisE
© FR-EE / Fernando Romero EnterprisE
© FR-EE / Fernando Romero EnterprisE

O LAAM não será apenas uma plataforma flexível para a promoção da arte moderna e contemporânea da América Latina, será também seu maior representante em Miami: um local onde artistas jovens e emergentes encontrarão uma atmosfera apropriada, onde turistas e moradores poderão descobrir as novas propostas artísticas e onde os fãs terão a chance de explorar uma das maiores coleções de arte latino-americana.

© FR-EE / Fernando Romero EnterprisE
© FR-EE / Fernando Romero EnterprisE
  • Arquitetos

  • Localização

    Miami, FL, EUA
  • FR-EE Team

    Fernando Romero, Sergio Rebelo, Unai Artetxe, Daniela Gallo, Sunny Ruoting, Celia Julve, João Urbano, Jessica Wang, Yuri Jeong, Alex Zee, Feifei Song, Qingyi Chen, Francisco Crisóstomo, Wen Zhu
  • Área

    9.000 m²
  • Fotografias

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Rosenfield, Karissa. "FR-EE / Fernando Romero EnterprisE divulga Museu de Arte Latino-Americana em Miami" [FR-EE / Fernando Romero EnterprisE Reveals Latin American Art Museum for Miami] 16 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759066/fr-ee-fernando-romero-enterprise-divulga-museu-de-arte-latino-americana-em-miami> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.