"Jellyfish Barge": uma fonte sustentável de alimento e água

Com a população global crescendo a uma taxa exponencial, agricultura sustentável e acesso à água potável estão se tornando cada vez mais importantes. Cristiana Favretto e Antonio Giraridi do Studiomobile reconhecem isso e propuseram uma solução. Apelidada de Jellyfish Barge [Barca Medusa], devido à sua forma e aspecto translúcido, essa estufa flutuante é capaz de cultivar hidroponicamente seu próprio alimento e produzir cerca de 150 litros de água potável por dia. Ainda mais benéfico é seu baixo custo e facilidade de montagem que o torna passível de ser montado em diversos locais. Saiba mais sobre como esse fascinante projeto funciona, a seguir.

Jellyfish Barge foi concebida como um octágono de 70m², flutuando sobre tambores de plástico reciclados.Esses tambores são anexados diretamente na plataforma de madeira acima e são mantidos na posição correta por vigas de madeira no perímetro do octógono.

Diagrama construtivo: Passo 1. Imagem © studiomobile

A água potável vem de reservatórios solares localizados em sete lados da barcaça. Esses dispositivos, desenvolvidos pelo cientista Paolo Franeschetti, filtram a água da mesma forma que o ecossistema do planeta cria a chuva. A eletricidade necessária para alimentar bombas e ventiladores é gerada através de painéis solares localizados na cobertura da barca.

Corte. Imagem © studiomobile

A maior parte do espaço da barca é ocupada por uma estufa de hidropônicos. Essa técnica de cultivo que utiliza apenas água e minerais gasta 70% menos água que a agricultura tradicional. A Jellyfish Barge aumenta essa eficiência ao usar 15% de água do mar na solução de cultivo, reduzindo a quantidade de água potável retirada dos reservatórios solares.

Cobertura do jardim. Imagem © Matteo De Mayda
Vista dos jardins hidropoônicos. Imagem © Matteo De Mayda

Jellyfish Barge foi concebida para ter pequenas dimensões, especificamente para ser instalada em lugares com pouca disponibilidade de materiais. Apesar disso, ela é capaz de suprir as necessidades de alimento e água de duas famílias. A barca é também modular e pode ser combinada com outras unidades para gerar alimento para comunidades inteiras.

Jellyfish Barge foi produzida por Pnat, uma instituição da Universidade de Florença.

Possibilidade de arranjo de várias barcas. Imagem © studiomobile

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walker, Connor. ""Jellyfish Barge": uma fonte sustentável de alimento e água" ["Jellyfish Barge" Provides Sustainable Source of Food and Water] 12 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758821/jellyfish-barge-uma-fonte-sustentavel-de-alimento-e-agua> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.