Exposição “Homeland | News From Portugal” retorna ao país de origem

A Bienal de Veneza terminou em novembro, mas a representação portuguesa não se deteve a isso. No dia 09 de dezembro, Homeland retorna a Portugal com uma exposição no Centro Cultural de Belém - CCB que resume o exercício de reflexão e trabalho prático desenvolvidos ao longo dos seis meses da Bienal. “HOMELAND | News from Portugal” é uma exposição que se encaixa no processo delineado para o jornal: criar algo de concreto, construtivo e crítico em Portugal.

Pedro Campos Costa, curador do Homeland, dizia, no editorial da 1ª edição do jornal, que “o projeto não é só uma reflexão crítica, para ser impressa numa exposição como um catálogo – pretende ser muito mais do que isso”. Partindo das temáticas de Homeland, seis equipes de arquitetos trabalharam sobre o território nacional e desenvolveram propostas de intervenção em 6 cidades do país, em estreita colaboração com autoridades e moradores locais. Os projetos abordam seis tipologias habitacionais (Coletiva, Unifamiliar, Informal, Reabilitação, Rural, Temporária) através de seis processos urbanísticos.

A exposição HOMELAND no CCB mostrará ao público esses projetos, atualmente em curso e com potencial de continuidade nas cidades de Porto, Matosinhos, Lisboa, Setúbal e Évora.

A promoção do diálogo e o envolvimento de diferentes interlocutores, o desencadear de processos e a geração de conteúdo em diferentes formatos (projetos, ensaios, etc) era um dos grandes objetivos da representação portuguesa na Bienal. De Veneza para Lisboa, esta exposição dá continuidade ao impulso criativo impulsionado pela Bienal, que se propaga com efeitos positivos para o território de partida, Portugal.

Para mais informações, por favor acesse a página da Trienal de Lisboa.

  • Data: 09 de dezembro a 28 de fevereiro, de terça a domingo
  • Horário: das 10h às 18h
  • Local: Centro Cultural de Belém – CCB (entrada pelo Jardim das Oliveiras)
  • Endereço: Praça do Império, 1449-003, Lisboa, Portugal
  • Ingresso: 2 Euros

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Exposição “Homeland | News From Portugal” retorna ao país de origem" 06 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758630/exposicao-homeland-news-from-portugal-retorna-ao-pais-de-origem> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.