NL Architects explora um novo modo de utilizar contêineres em Seul

Moda, design e arquitetura colidem no projeto da Praça Dongdaemun, de Zaha Hadid, um dos destinos mais populares da Coreia do Sul. Comissionado pelo Supervisor de Espaço Público da Praça, Young Joon Kim do yo2 Architects, o mais recente projeto para o local é uma série de quiosques compactos concebidos para ativar o amplo espaço público que cerca o novo edifício. Uma das dez equipes convidadas a enviar propostas para esses quiosques, o NL Architects, de Amsterdã, desenvolveu uma série de soluções impermanentes, porém práticas, para a praça. Utilizando novos métodos de reutilização de contêineres, a equipe propôs uma série de quiosques, com dois de seus projetos - uma cabine de informações e um pequeno espaço de exposições - selecionados para serem construídos.

Veja os contêineres deNL Architects, a seguir.

NL Architects explora um novo modo de utilizar contêineres em Seul - Mais Imagens+ 23

Cortesia de NL Architects

"Na presença de Zaha, toda a matéria parece se tornar fluida... mesmo a mais rígida das formas se torna maleável, dobrável, suave", descreve o memorial do projeto. Inspirada na estrutura curvilínea adjacente, projetada por Zaha Hadid, a equipe decidiu desafiar o tradicional uso retilíneo dos contêineres, inventando uma série de quiosques que acomodam usos diversos através de curvas, torções, dobras e distorções em sua estrutura retangular.

Quiosque de exposição. Cortesia de NL Architects
Cortesia de NL Architects

Toda a "família de cabines" faz uso de uma estética fluida, ecoando o centro de Hadid e proporcionando um sentido de harmonia no espaço público. Cada quiosque terá um uso determinado e servirá para ativar o espaço público da Praça Dongdaemun, oferecendo espaços para os vendedores e restaurantes locais. 

Cortesia de NL Architects
Cortesia de NL Architects

Young Joon Kim convidou 10 escritórios a projetar 3 quiosques cada, dentro de um programa específico: atividades comerciais, exposições, trocas de informação, vigilância e interação. 

Quiosque de informações. Cortesia de NL Architects
Quiosque de exposição. Cortesia de NL Architects

Saiba mais sobre os quiosques projetados pelo NL Architects para a Praça Dongdaemun aqui.

Cortesia de NL Architects

  • Arquitetos

  • Localização

    253 Jangchungdan-ro, Jung-gu, Seoul, Coreia do Sul
  • NL Architects

    Pieter Bannenberg, Walter van Dijk, Kamiel Klaasse
  • Equipe de projeto

    Gen Yamamoto with Jose Ramon Vives and Eke Hoekstra, Laura Riano
  • Arquiteto

    SeungSoo Shin, Design Group OZ
  • Coordenador/Curador

    Young Joon KIm
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

    Cortesia de NL Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: MacLeod, Finn. "NL Architects explora um novo modo de utilizar contêineres em Seul" [Designers Explore an Entirely New Use for Shipping Containers in Seoul’s Design District ] 07 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758565/nl-architects-explora-um-novo-modo-de-utilizar-conteineres-em-seul> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.