Primeiro Lugar no concurso urbano para La Barra / Uruguai

Definido pelos organizadores como "um convite a pensar este território a partir da imaginação de um futuro possível e os caminhos para buscá-lo", durante 2014 o Município de San Carlos e o Departamento de Governo de Maldonado (Uruguai) convocaram a população a participar do concurso de ideias de desenho e planejamento territorial para a rota que atravessa o balneário La Barra, a sete quilômetros a leste de Punta del Este.

O concurso buscava transformar esta região da rota em uma avenida com perfil urbano que prioriza o pedestre, hierarquizando a centralidade de serviços, a cultura e o comércio de La Barra, além de criar uma interconexão mais fluida com o balneário José Ignacio.

A seguir, conheça a proposta do Escritório Leonardo Noguez Arquitectos, um dos três ganhadores do concurso uruguaio. 

Dos arquitetos: o crescimento de La Barra e sua área de influência nos últimos anos, junto com as novas variáveis sociais, econômicas e ambientais em um contexto de internacionalização do balneário servem de base para pensar em uma proposta que articule as oportunidades do presente e afronte de maneira criativa os desafios do futuro.

Esta proposta urbana procura ações que integram urbanismo, arquitetura, paisagem, ecologia e desenho. Fomentando novos cenários urbanos, acompanhados do sentido comum, preocupados pela cotidianidade dos espaços, a interação ambiental e urbana através de novos usos e dispositivos. 

Os espaços foram projetados segundo o desenvolvimento sustentável, atenuando o crescimento residencial disperso, a ocupação de áreas de preservação e a escassez de equipamentos urbanos, e propiciando a participação das pessoas na criação de uma comunidade mais coesa e solidária. 

Cortesia de Estudio Leonardo Noguez Arquitectos

ESTRUTURA CIRCULATÓRIA

A estrutura circulatória é uma grande debilidade e ameaça para o crescimento e desenvolvimento de todo o território ao leste de "Arroyo Maldonado". Por isso, foi proposto um conjunto de operações que convertem a "Ruta 10" em um passeio, priorizando a qualidade do espaço público, propiciando o desenvolvimento comercial e consolidando os circuitos culturais. 

O desenho propõe uma definição clara entre circulações de pedestres, ciclovias e veículos, de maneira que não exista interferência entre elas. 

PAVIMENTAÇÃO

Não se trata somente de responder a uma função, mas sim de compor e definir um espaço dotado de significado. A pavimentação convertida em um padrão de desenho de 3 peças pré-fabricadas, cuja combinação permite diversas formalizações e retoma elementos da silhueta da ponte Leonel Viera, confere coerência ao espaço público. 

CICLOVIAS

A bicicleta é um dos meios de transporte urbano mais sustentáveis. Requer menos recursos naturais e produz menos resíduos que qualquer outro. Por sua vez, também contribui para uma melhoria na saúde, reduz custos, economiza tempo e fortalece vínculos sociais.

Esta proposta deve vir acompanhada de uma campanha de mobilidade como política pública, mediante iniciativas público-privadas, a fim de favorecer e promover o uso de bicicletas, propondo um sistema de empréstimo e aluguel de bicicletas, infraestrutura de apoio aos ciclistas, estações com indicações e mapas de percursos. 

EQUIPAMENTO URBANO

Cortesia de Estudio Leonardo Noguez Arquitectos

Valorizar o espaço público com áreas flexíveis, duradouras, cheias de interação, de mistura de atividades, de intensidades e materialidades diversas. Propõem-se materiais simples como concreto e madeira, com desenhos que se adaptam e integram com a estética de uma cidade balneária. 

Espera-se, com o resultado, fazer com que os espaços se convertam em patrimônio de memória coletiva do lugar e criem uma conexão emocional com o usuário que sente o espaço como seu, vivendo, desfrutando e respeitando.

ACESSIBILIDADE

Cortesia de Estudio Leonardo Noguez Arquitectos

As calçadas serão projetadas contemplando a legislação vigente que respeita a acessibilidade de pessoas com deficiência. Para isso, foram construídas rampas em desníveis e pisos táteis para pessoas cegas ou com visão reduzida.

PAISAGISMO

Cortesia de Estudio Leonardo Noguez Arquitectos

O tratamento da paisagem é um aspecto fundamental na qualidade de uma área urbana, onde os espaços verdes possuem um papel importante para garantir a sustentabilidade social e ambiental. 

A flora nativa será utilizada como parte do desenho que pretende, além de ressaltar a percepção visual e a experiência estética, valorizar a identidade local.

  • Concurso

    Concurso Urbano para La Barra
  • Prêmio

    Primeiro Lugar
  • Arquitetos

    Estudio Leonardo Noguez Arquitectos
  • Localização

    La Barra, Uruguai
  • Equipe de Projeto

    Arq. Leonardo Noguez, Arq. Roberto Suarez, Etelvina Borges
  • Paisagismo

    Juan Pablo Imbellone
  • Área

    300000.0 m²
  • Ano do Projeto

    2014

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Valencia, Nicolás. "Primeiro Lugar no concurso urbano para La Barra / Uruguai" [Primer Lugar en concurso urbano para La Barra / Uruguay] 12 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758407/primeiro-lugar-no-concurso-urbano-para-la-barra-uruguai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.