Parque de Inovação Técnica e Tecnológica / Grupo ARKHOS

Parque de Inovação Técnica e Tecnológica / Grupo ARKHOS - Mais Imagens+ 28

  • Colaborador No Projeto Executivo: Oscar Vidaña
  • Desenvolvedor: Tecnológico de Monterrey, Campus Chihuahua
  • Construtora: CB Richard Ellis
  • Administrador De Projeto: CB Richard Ellis
  • Área De Laboratórios E Salas De Aula: 4250 m2
  • área De Parque Tecnológico: 4500 m2
  • área De “Roof Gardens” E Terraços: 2750 m2
  • Outras áreas: 490 m2
  • Arquiteto Responsável: Rubén Escobar Urrutia + Ricardo Pacheco López.
  • Cidade: Chihuahua
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Jorge Taboada Morón

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto PIT3, do Tecnológico de Monterrey, Campus Chihuahua. É um centro de pesquisa e inovação. Um projeto que acolhe os cursos de Engenharia de Aeronáutica e Engenharia Automotriz, dois dos cursos mais inovadores oferecidos no Sistema TEC, e parte do esquema de Parques Tecnológicos impulsionado pelo sistema. O edifício, por isso, deveria refletir um desenho vanguardista e inovador.

© Jorge Taboada Morón

Por outro lado, o compromisso com a sustentabilidade no Sistema TEC, nos instigou a buscar a Certificação LEED Ouro na construção deste projeto.

© Jorge Taboada Morón

A geometria facetada do edifício é influenciada pela tecnologia “Stealth” utilizada na aviação e nas linhagens agressivas dos automóveis esportivos. 

© Jorge Taboada Morón

Temos um dos maiores terraços ajardinados do México, com cerca de 2500 m2, sobre os edifícios de laboratórios que fazem parte do conjunto. Tais jardins são regados com água tratada proveniente do mesmo edifício.  

Planta do Conjunto

O desenho do edifício permite que os escritórios e laboratórios trabalhem com suficiente luz natural sem que seja necessário acender as lâmpadas praticamente durante todo o dia. Além disso, painéis fotovoltaicos proveem energia para a iluminação das áreas comuns. 

© Jorge Taboada Morón

O edifícios estão ao redor de uma praça principal central, que conta como ponto focal, com uma torre do final do século XIX, que antigamente foi um hospital, incendiado em meados no século XX e que está catalogado pelo INAH. 

4° Nível

A torre de 10 pavimentos tem seu acesso principal até o centro da praça, embaixo do volume em balanço, que cria um átrio a três pavimentos de altura. Através disso, gera-se um espaço de intercambio e interação constante entre os usuários dos escritórios, os alunos e pesquisadores dos laboratórios. 

© Jorge Taboada Morón

Pelo fato do instituto ser um lugar de aprendizagem e pesquisa, a melhor maneira para ensinar é através do próprio exemplo,  por isso, o projeto oferece aos seus usuários um ambiente em que seja possível apreciar inúmeras estratégias de conservação de energia e recursos naturais, aplicadas às mesmas áreas onde trabalham e aprendem.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Heroico Colegio Militar 4700, Nombre de Dios, 31150 Chihuahua, Chihuahua, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque de Inovação Técnica e Tecnológica / Grupo ARKHOS" [Parque de Innovación y Transferencia Técnica y Tecnológica / Grupo ARKHOS] 13 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758404/parque-de-inovacao-tecnica-e-tecnologica-grupo-arkhos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.