Conservatório em Melun / DE-SO

© Hervé Abbadie
  • Arquitetos: DE-SO; DE-SO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3170
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cupa Pizarras

Conservatório em Melun / DE-SO - Mais Imagens+ 19

  • Diretor De Projeto: Alain Bruner
  • Colaboradores: Matthieu Labardin
  • Acústica: AAB
  • Engenheiro Estrutural: BETEM
  • Engenheiro Mecânico/Sanitário/Elétrico: BETEM
  • Design Gráfico: Atelier 59
  • Cenografia: Art-Scenique
  • Cliente: Melun Cityhall
  • Cidade: Melun
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Hervé Abbadie

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício possui raízes em um terreno urbano não estruturado feito de espaços vazios (parques infantis, amplas avenidas) e edifícios como objetos de desenvolvimento urbano modernista (blocos de moradias municipais, academia e escola).

© Hervé Abbadie

O edifício da Academia de Música remete a uma "caixa de música", sólida e discreta, com suas paredes de tijolo,  e bonita por seu revestimento de liga de ouro e cobre.

© Hervé Abbadie

Sua forma corta harmoniosamente o horizonte. O ritmo de suas aberturas de ouro pontua as fachadas, dependendo da sua orientação e da necessidade de luz natural.

© Hervé Abbadie

Este equipamento público cria uma identidade e homogeneidade no seu entorno e nos edifícios do bairro.

© Hervé Abbadie

Os dois materiais principais utilizados para as fachadas do projeto são tijolo escuro e cobre que completam um ao outro sem luxo e nem protocolo aparente:

- O tijolo escuro remete à permanência da instituição;

- A liga de cobre e alumínio (Tecu Gold), revela a sensualidade e a plasticidade na arte de ensinar.

Axonométrica em Camadas

O projeto cria atmosferas, escalas, práticas e vários espaços em um só volume. A identidade da sede estará associada a sua função criativa com efeitos precisos e proporções, ritmos e tensões.

© Hervé Abbadie

A vocação múltipla destas instalações culturais é sugerida por sua fragmentação. Revela diferentes tipos de ensino, cria sensações transversais e interstícios que permitem a difusão de luzes indiretas dependendo dos dias e das estações. Os contrastes entre diferentes ambientes contribuem para dar uma identidade a cada atividade (estúdio de dança, escola de música) e sua identificação dentro do centro:

© Hervé Abbadie

As aberturas e as luzes dos estúdios de dança, o interior da academia de música que cria diferentes tamanhos e alturas nos espaços, todos eles voltados para um pátio. O fácil acesso a sala multiuso, situada em frente a entrada principal, desfrutando de um pé-direito duplo com uma relativa independência, são alguns dos principais aspectos que fazem parte do projeto.

Plano Geral

As fachadas planas e ásperas dividem-se em longos trechos que revelam um material de ouro, leve e reflexivo, que brilha através das placas de aço perfuradas. O ambiente externo diurno e noturno do edifício se estabelece entre o tijolo escuro e o cobre dourado.

© Hervé Abbadie

Os materiais das duas fachadas completam-se mutualmente de forma harmoniosa: carvão cinza e ouro, superfícies absorventes e reflexivas, porosidade mineral e brilho metálico sintonizam-se com exatidão, como a prática musical também requer.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Melun, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Conservatório em Melun / DE-SO" [Music Conservatory in Melun / DE-SO] 20 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757986/conservatorio-em-melun-de-so> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.