Louvre anuncia obras em sua pirâmide para melhorar o acesso ao museu

Desde a construção da Pirâmide do Louvre, em Paris, em 1989, o museu teve um aumento de fluxo exponencial: na época, cerca de 3 milhões de pessoas visitavam anualmente o maior museu da França, hoje o número chega a 9 milhões e para 2025 a previsão é de 12 milhões anuais.

Para acompanhar o crescimento, o Museu do Louvre investirá 5,3 milhões de Euros em um projeto para sua pirâmide, principal entrada do público, visando tornar o acesso mais confortável e silencioso.

O sucesso do museu fez aumentar as filas de espera em torno da icônica pirâmide, projetada pelo arquiteto I.M. Pei, e saturou alguns outros equipamentos, como, por exemplo, os banheiros. Assim, as obras terão como objetivo organizar o local de acesso e desobstruir o átrio de entrada – Átrio Napoleão – de modo a torna-lo mais calmo e silencioso. Serão agrupados os serviços de bilheteria e chapelaria, que já se encontram próximos e estão atualmente sobrecarregados pelo excesso de público.

© Flickr user: Rory Hyde (CC BY-NC-SA). Used under Creative Commons

Além de alterar a entrada e a recepção, o Louvre pretende se adequar a um público cada vez mais diversificado. Hoje, 70% dos visitantes são estrangeiros, de 60% a 70% estão pela primeira vez no museu, e metade do público tem menos de 30 anos.

A meta é tornar o grande museu mais inteligível para pessoas de todo o mundo, assim, serão acrescentados sinais para facilitar os deslocamentos internos, os painéis informativos em cada uma das 404 salas serão trilíngues (francês, inglês e espanhol), e as fichas técnicas das obras serão traduzidas para o inglês.

As obras terão início no final deste ano e se estenderão até 2017, contudo, o museu permanecerá em funcionamento durante esse período.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Louvre anuncia obras em sua pirâmide para melhorar o acesso ao museu" 23 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757755/louvre-anuncia-obras-em-sua-piramide-para-melhorar-o-acesso-ao-museu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.