Projeto Monte Xisto: Requalificação de um bairro informal em Matosinhos / Paulo Moreira

O texto a seguir faz parte da terceira edição do jornal Homeland: News from Portugal, publicação que representa Portugal na 14ª Bienal de Veneza de 2014.

Este projeto tem como objetivo consolidar a encosta do Monte Xisto. Uma novo muro de gabião é proposto para regenerar a área que foi afetada por deslizamentos de terra em 2005. A proposta decorre do local, por meio de uma intervenção no espaço público para criar novos acessos entre a parte superior e inferior do morro. Propõe-se que algumas casas sejam demolidas, aquelas cuja estrutura não é adequada para a conversão, e as novas casas serão criadas próximas de seu local original para realojar as famílias afetadas. Os escombros das casas demolidas serão utilizados para criar novas estruturas públicas, tanto as funcionais quanto simbólicas.

Novo playground público, muro de gabião "caminhável" e estrutura simbólica feita com restos das casas demolidas.. Image Cortesia de Paulo Moreira
Muros de gabião e nova quadra de basquete pública;. Image Cortesia de Paulo Moreira
Três novas casas incrementais, de 1 a 3 quartos . Image Cortesia de Paulo Moreira
Sobre este autor
Cita: Paulo Moreira. "Projeto Monte Xisto: Requalificação de um bairro informal em Matosinhos / Paulo Moreira" 20 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757685/projeto-monte-xisto-requalificacao-de-um-bairro-informal-em-matosinhos-paulo-moreira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.