Casa Meri / Pezo Von Ellrichshausen

Casa Meri / Pezo Von Ellrichshausen - Imagem 2 de 24Casa Meri / Pezo Von Ellrichshausen - Imagem 3 de 24Casa Meri / Pezo Von Ellrichshausen - Imagem 4 de 24Casa Meri / Pezo Von Ellrichshausen - Imagem 5 de 24Casa Meri / Pezo Von Ellrichshausen - Mais Imagens+ 19

La Florida, Chile
  • Arquitetos: Pezo Von Ellrichshausen
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  170
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Autores: Mauricio Pezo, Sofia von Ellrichshausen
  • Colaboradores: Diego Perez, Valentina Chandia, Simon Guery, Philpe Kempfer, Orlando Hartmann, Luisa Rocco
  • Construção: Ricardo Ballesta
  • Cálculo Estrutural: Luis Mendieta
  • Instalações: Luis Valenzuela, Daniel Garrido
  • Cidade: La Florida
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Casa Meri / Pezo Von Ellrichshausen - Imagem 10 de 24
Cortesia de Pezo von Ellrichshausen

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa foi originalmente projetada para um uso permanente, após importantes mudanças na família, ela se transformou neste outro projeto, não mais de concreto, um terço menor e de uso eventual. Além de tentar que sua presença luminosa e distendida se mantivesse intacta, buscamos um traçado que seguisse fielmente uma pegada fictícia do projeto anterior.

Casa Meri / Pezo Von Ellrichshausen - Imagem 18 de 24
Planta Baixa

Sobre o mesmo pódio artificial existente, a nova casa estende-se horizontalmente seguindo a sinuosidade do rio nos pés da colina. A posição dominante desta peça estabelece uma frontalidade dupla que seu interior articula mediante uma sequência regular ambientes iguais. Para a paisagem aberta se desdobram uma série de funções comuns e para a colina outra descontínua de funções individuais.

Casa Meri / Pezo Von Ellrichshausen - Imagem 9 de 24
Cortesia de Pezo von Ellrichshausen

Cada frente possui cinco ambientes com um regime de aberturas nas paredes exteriores indiferentes a sua orientação ou a seu programa e outro regime irregular de aberturas interiores relativas aos graus de privacidade entre cada recinto. Ambas as sequências estruturam-se mediante outro sistema de aberturas nas paredes interiores que é relativo ao grau de privacidade de um ambiente para o outro. 

Casa Meri / Pezo Von Ellrichshausen - Imagem 19 de 24
Corte

Ambas as sequências são estruturadas por um outro sistema de aberturas no teto que obriga a percepção diagonal de profundidade do plano. O centro de toda a casa é desfocado por duas perfurações tangenciais que unificam os ambientes de cada lado. O teto perfurado se estende para além do interior e separa os quatro lados com uma sombra pesada.

Casa Meri / Pezo Von Ellrichshausen - Imagem 8 de 24
Cortesia de Pezo von Ellrichshausen

A totalidade da estrutura é de pinho impregnado. As paredes exteriores são revestidas com tábuas ásperas de pinho tingidas e os interiores com placas mais lisas e planas, e com a mesma pintura Petoruti herdada pela família. Musil dizia que toda coisa que deseja se aproximar intimamente a outra possui um elástico atado a ela, que fica tensionado quando estendido. Parece que em cada movimento, em cada atividade, há um elástico que, felizmente, nunca nos deixou fazer totalmente o que gostaríamos.

Casa Meri / Pezo Von Ellrichshausen - Imagem 22 de 24
Maquete

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Meri / Pezo Von Ellrichshausen" [Meri House / Pezo von Ellrichshausen] 18 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757473/casa-meri-pezo-von-ellrichshausen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.