Casas P.A.T.H. / Philippe Starck + Riko

Casas P.A.T.H. / Philippe Starck + Riko - Mais Imagens+ 7

  • Arquitetos: Philippe Starck; Philippe Starck
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
Cortesia de Philippe Starck

Descrição enviada pela equipe de projeto. Após anos de intenso desenvolvimento tecnológico, Philippe Starck e a empresa eslovena Riko inauguraram uma linha única de Casas Pré-fabricadas Tecnológicas e Acessíveis (sigla em inglês P.A.T.H., para Prefabricated Accessible Technological Homes). Combinando a assinatura dos projetos atemporais de Philippe Starck e a grande experiência de Rikko com tecnologia de ponta em isolamento e produção de energia, as casas P.A.T.H. inauguram uma nova área de habitação com energia positiva. São projetadas para integrar os sistemas de eco-tecnologia de altas performance - sistemas de isolamento térmicos, de painéis solares fotovoltaicos e turbinas eólicas, o que torna possível as casas produzirem mais energia do que consomem.

Cortesia de Philippe Starck

O desejo em fazer o melhor e o mais justo sempre nortearam o trabalho de Philippe Starck, assim como o trabalho de Riko, um dos líderes europeus em produção de edifícios pré-fabricados em madeira. Os valores comuns os reuniram para criar as Casas P.A.T.H. uma solução de moradia que responde os desafios de hoje e do futuro de habitação pré-fabricada através da combinação de alta tecnologia, conforto, design atemporal e respeito ao meio ambiente.

Cortesia de Philippe Starck

As Casas P.A.T.H. são construídas seguindo os mais avançados métodos de pré-fabricação industrial, o que garante a máxima confiança e segurança. O processo de construção é uma criação de engenheiros, que foram inspirados pelos desafios tecnológicos e experiência compartilhada por Philippe Starck e Riko após anos de colaboração intensa. Esse processo minimiza qualquer possibilidade de erros comparados aos métodos tradicionais de construção in loco. Janez Škrabec, CEO da Riko explica: "por mais de 20 anos, temos construído os diferentes elementos de nossas casas pré-fabricadas e agora, essas casas P.A.T.H. em nossas fábricas. Em termos de tecnologia, trabalhamos com um processo construtivo altamente preciso."

Cortesia de Philippe Starck

Esse processo também permitiu que os usuários economizassem tempo e dinheiro. Assim, uma vez que a casa foi encomendada, leva menos de seis meses para que a casa seja entregue para os novos moradores. A montagem e os trabalhos de acabamento levam aproximadamente três meses. Além disso, com um intervalo de preços a partir de 2500 a 4500 euros por metro quadrado de acordo com as escolhas específicas dos proprietários, as casas P.A.T.H. conciliam as restrições orçamentárias dos proprietários com o seu desejo de morar em um ambiente com alta tecnologia e sustentabilidade. Philippe Starck diz: "Construir sua própria casa pode ser uma fonte de extremo perigo. Na verdade, nos todos sabemos quando começa, mas nunca sabemos quando termina ou quanto irá nos custar. Graças à P.A.T.H. e seu processo industrial utilizando elementos pré-fabricados, todos podem ter acesso à propriedade de uma casa em um período de seis meses e dentro de um orçamento definido, sem nenhuma surpresa".

Cortesia de Philippe Starck

Outubro de 2014 marca o lançamento de vendas mundial de toda a linha das casas P.A.T.H., com dois modelos de casas: Formentera (casas residenciais térreas concêntricas), e Montfort (casas térreas ou com dois pavimentos que se abrem para o exterior), e um terceiro modelo de unidades suplementares com objetivo de serem utilizadas como quarto de hóspedes, uma garagem ou ainda um estúdio. Essas casas, todas com a assinatura de Starck estão disponíveis em diferentes plantas para seguir os desejos e expectativas de todos. Assim, os futuros proprietários podem escolher entre 34 opções de plantas diferentes, que variam entre 140 m² a 350 m², assim como o número de quartos, de um até oito. Starck declara: "Em 34 plantas baixas, quis dar à todas as famílias a possibilidade de construir sua casa dos sonhos, enquanto permanecia leal à suas expectativas iniciais". Adaptável as necessidades dos clientes, as circunstâncias e necessidades individuais, os modelos das Casas P.A.T.H. também oferecem diversas possibilidades de personalização.

Cortesia de Philippe Starck

O arquiteto afirma: "O escopo de possibilidades é amplo. Vai de encontro à minha visão do que um criador responsável tem de fazer. Minha missão em vida é criar soluções técnicas abertas para encarar a questão mais importante do futuro: como será possível dar as pessoas possibilidade de escolher, de fazer escolhas consistentes, levando em conta várias restrições, expectativas e modos de viver e fazer com que seja possível para as pessoas se orgulhares da diferença que têm?" Ele acrescenta: "Com as Casas P.A.T.H. nós quisemos alcançar o maior público possível. Esta é o motivo pelo qual eu decidi fazer este gesto arquitetônico. Eu não queria que fosse impossível para ninguém. As possibilidades arquitetônicas são muito variáveis e flexíveis. Por exemplo, o modelo Montfort possui um detalhe decorativo na cobertura. Mas outros tipos de cobertura também estão disponíveis, com uma ou duas águas. Os telhados com o beiral oferecem uma grande gama de benefícios para os consumidores, além de esconder todos os sistemas de produção de energia".

Cortesia de Philippe Starck

Cada casa está disponível em três tipos diferentes de estrutura (revestimento externo em vidro, combinação de paredes de madeira e superfícies de vidro ou estrutura completamente feita em madeira) e em diferentes tipos de cobertura. Os consumidores podem fazer suas combinações entre os diferentes acabamentos internos e externos, instalações e equipamentos, todos escolhidos por Philippe Starck e reunidos no catálogo das Casas P.A.T.H. Desta maneira, as casas possibilitam aos proprietários criarem sua própria casa personalizada.

Cortesia de Philippe Starck

Projetadas para durarem e para se moldarem ao diferentes tipos de ambientes culturais e arquitetônicos, as Casas P.A.T.H. envolvem soluções sustentáveis de última geração em termos de isolamento e impermeabilidade, assim como sistemas de alta eco-tecnologia, fazendo possível os proprietários gerarem energia através de fontes renováveis: painéis solares, turbinas eólicas instaladas na cobertura, sistemas de reaproveitamento de águas da chuva, etc. Esses sistemas permitem aos moradores consumirem muito menos energia do que em uma casa tradicional: no protótipo Montfort, as necessidades globais de energia foram otimizados para a casa consumir um terço de energia que as casas tradicionais consomem. As Casas P.A.T.H. estão lançando a segunda geração de Edifícios de Energia Positiva e produzirem mais energia que consomem: o protótipo Montfort produz 50% a mais de energia comparado com o que consome. Esse tipo de fabricação representa o futuro da construção: na França, por exemplo, o regulamento térmico de 2020 exigirá que todos os novos edifícios contribuam para um status de energia positiva. Todas essas instalações sustentáveis foram concebidas para integrar de maneira sutil na arquitetura das casas P.A.T.H., com o design atemporal de Phelippe Starck. Ele acrescenta: "Nós não necessitamos destacar a tecnologia que nós utilizamos para desenvolver o projeto. Ao contrário disso, essa tecnologia deve ser integrada de maneira simples e natural. Deve se tornar imperceptível para os usuários".

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casas P.A.T.H. / Philippe Starck + Riko" [P.A.T.H. Houses / Philippe Starck + Riko] 11 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756846/casas-path-philippe-starck-plus-riko> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.