Vídeo: Campanha “Chega de deslocamentos ridículos de carro”

O município de Malmö, Suécia, lançou em 2010 a campanha “Chega de deslocamentos ridículos de carro”, que apontava os percursos de até 5 quilômetros feitos em automóveis, nos quais o condutor se desloca sozinho, como realmente ridículos.

Esta conclusão surgiu em 2003, após entrevistar os cidadãos sobre seus hábitos e descobrir que a metade de todos os deslocamentos realizados em Malmö têm menos de 5 quilômetros. Nina Hansson, encarregada da comunicação da campanha, diz que “não é preciso ter um automóvel para viver em Malmö”.

A campanha foi desenvolvida em várias frentes, com destaque para o uso da bicicleta. Na praça da cidade foi instalado um quiosque informativo junto a um ciclista que pedalava sobre um andaime. Desta maneira, a equipe acreditava que os curiosos iriam querer se informar sobre o que estava acontecendo, algo que de fato aconteceu.

Também foi feita uma enquete com a seguinte pergunta: “O que é um deslocamento ridículo de carro? Conte-nos o seu”, e quem contasse a história mais ridícula, ganhava uma bicicleta. Assim, buscou-se incentivar o uso da bicicleta entre aqueles que ainda não utilizavam esse meio de transporte. Além disso, a campanha forneceu aos ciclistas capas de selim com a inscrição: “Obrigado por escolher a bicicleta”.

E você, faz deslocamentos ridículos de carro?

Via Plataforma Urbana. Tradução Camilla Ghisleni, ArchDaily Brasil.

Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "Vídeo: Campanha “Chega de deslocamentos ridículos de carro”" 08 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756703/video-campanha-chega-de-deslocamentos-ridiculos-de-carro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.