14 cidades competem para estar entre as 7 Novas Cidades Maravilhosas

Em 2001, o cineasta suíço Bernard Weber criou a Fundação New 7 Wonders visando que as pessoas divulgassem os lugares que gostariam de reconhecer, promovendo a proteção do patrimônio natural e urbano das cidades escolhidas.

Para isto, foram estabelecidas três categorias: as 7 Novas Maravilhas do Mundo Moderno, as 7 Maravilhas Naturais e as 7 Novas Cidades Maravilhosas. Destas, os ganhadores das duas primeiras foram anunciados em 2007 e 2011, respectivamente.

A última categoria, correspondente às 7 cidades, iniciou seu processo de eleição pública em 2012 e no dia 7 de dezembro deste ano os ganhadores serão anunciados. A princípio foram nomeadas mais de 1200 cidades de 220 países e atualmente seguem na competição 14 delas, entre as quais 4 cidades latino-americanas.

Conheça, a seguir, as 14 cidades finalistas e o processo de seleção.

 As 14 maravilhas que já foram escolhidas pela Fundação

Petra © Jimmy Álvarez, via Flickr. Used under Creative Commons

Em 2007 a organização anunciou as 7 Novas Maravilhas do Mundo Moderno: as pirâmides de Chichén Itzá (México), o Coliseu de Roma (Itália), a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro (Brasil), a Grande Muralha da China, a cidade inca de Machu Picchu (Peru), Petra (Jordânia) e o Taj Mahal (Índia).

No caso das 7 Novas Maravilhas Naturais, o júri elegeu a Baía de Ha-Long (Vietnã), a Montanha da Mesa (África do Sul), o Parque Nacional de Komodo (Indonésia), a região do Amazonas - que cobre parte de oito países sul-americanos, as Cataradas de Iguaçú (Argentina e Brasil), a ilha Jeju (Coreia do Sul) e o rio subterrâneo de Porto Princesa (Filipinas). Entretanto, destes sete lugares, apenas os últimos quatro foram reconhecidos oficialmente.

Em ambas as seleções um júri de especialistas escolheu os finalistas e o público votou através da página da Fundação e de mensagens de texto para eleger os vencedores.

A eleição das 7 Novas Cidades Maravilhosas

Londres, Reino Unido © brunotto [Still very busy..], via Flickr. Used under Creative Commons

Este ano será realizada a primeira seleção das 7 Novas Cidades Maravilhosas desde a criação da Fundação. A categoria foi criada para que o próprio público escolha as 7 cidades que, em sua opinião, representam as realizações e aspirações do mundo urbano.

O processo de eleição teve início em 2012 com a nomeação de mais de 1200 cidades, que logo passaram a 300, sendo cada país representado por apenas uma cidade.

Uma vez concluída esta etapa, o júri de especialistas - presidido por Fernando Mayor, Ex-Diretor Geral da Unesco entre 1987 e 1999, e integrado pela arquiteta Zaha Hadid, Winy Maas, do escritório MVRDV, e Simon Anholt, autor do livro “Places: Identity, Image and Reputation”, entre outros - escolheu 28 cidades finalistas, que foram anunciadas em outubro do ano passado.

Nessa etapa, uma das diretrizes era que entre as 28 cidades estivessem tanto capitais como cidades menores que apresentam potencial para crescer de forma sustentável na esfera econômica, cultural e turística.

Da mesma forma, devem contar com uma estratégia que aponte que a infraestrutura dos espaços de trabalho e de lazer sejam de boa qualidade. Também devem possuir uma herança cultural que permita que seu legado seja mantido no futuro.

Tomando estes requisitos, o júri elegeu as 14 cidades finalistas, nas quais o público já pode votar:

1. Barcelona (Espanha)

1. Barcelona Espannha © desearis, via Flickr. Used under Creative Commons

2. Beirute (Líbano)

2. Beirut, Líbano © Buen Viajero, via Flickr. Used under Creative Commons

3. Chicago (Estados Unidos)

3. Chicago, Estados Unidos © kristisan, via Flickr. Used under Creative Commons

4. Cidade do México

4. Cidade do México. © luis f franco, via Flickr. Used under Creative Commons

5. Doha (Qatar)

5. Doha, Qatar © hectorlo, via Flickr. Used under Creative Commons

6. Durban (África do Sul)

6. Durban, África do Sul © por WITHIN the FRAME Photography, via Flickr. Used under Creative Commons

7. Kuala Lumpur (Málásia)

7. Kuala Lumpur, Malásia © naza.carraro, via Flickr. Used under Creative Commons

8. Havana (Cuba)

8. Havana, Cuba © Mad Blike, via Flickr. Used under Creative Commons

9. La Paz (Bolívia)

9. La Paz, Bolívia © David Baggins, via Flickr. Used under Creative Commons

10. Londres (Reino Unido)

10. Londres, Reino Unido © Miradortigre, via Flickr. Used under Creative Commons

11. Perth (Austrália)

11. Perth, Austrália © IllusiaX, via Flickr. Used under Creative Commons

12. Quito (Equador)

12. Quito, Equador © Drriss & Marrionn, via Flickr. Used under Creative Commons

13. Reikiavik (Islândia)

13. Reikiavik, Islândia © Daquella manera, via Flickr. Used under Creative Commons

14. Vigan (Filipinas)

14. Vigan, Filipinas © jsigharas, via Flickr. Used under Creative Commons
Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "14 cidades competem para estar entre as 7 Novas Cidades Maravilhosas" 06 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756640/14-cidades-competem-para-estar-entre-as-7-novas-cidades-maravilhosas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.