Residência Pittwater / Andrew Burges Architects

Residência Pittwater / Andrew Burges Architects - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Andrew Burges Architects; Andrew Burges Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  425
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Peter Bennetts
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Studio Bagno
  • Equipe De Projeto: Andrew Burges, Celia Carroll, Laure Vandenbroucke
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Peter Bennetts

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nosso desafio para a Residência Pittwater foi criar uma casa na praia destinada a um casal de aposentados, que fosse suficientemente  grande para que toda a família, incluindo filhos e netos, pudesse ser acolhida com comodidade. O caráter da casa seria uma reminiscência das primeiras residências de Palm Beach, com uma base de pedra e um revestimento de madeira acima. 

© Peter Bennetts

O terreno está localizado na estreita faixa de terra que se estende entre a cordilheira Palm Beach e Pittwater. Essa geografia peculiar faz com que a residência possua duas fachadas frontais, uma em direção a rua, ao longo da Barrenjoey Rd e outra em direção a praia, na orla de Pittwater. 

© Peter Bennetts

Além dos requerimentos básicos do projeto e das particularidades do terreno,três considerações principais formam nosso marco conceitual:

• Como trabalhar com as diferentes escalas que o programa contemporâneo apresenta sendo a casa de praia como ponto de encontro de várias gerações - uma característica que frequentemente faz com que a residência seja reinventada, até que não tenha mais nada em comum com as pequenas casas de final de semana;

• Como criar limites arquitetônicos que possam conectar-se com a geografia de Pittwater, e ao mesmo tempo sejam capazes de proporcionar uma privacidade total para as fachadas públicas, em direção à rua (leste) e à praia (oeste);

• Como encontrar uma expressão contemporânea distinta da linguagem vernácula de pedra e madeira da casa de praia.

© Peter Bennetts

Nossa estratégia foi dividir a residência em dois pavilhões idênticos um voltado para a rua e outro para a praia, conectados através de um elemento de pé-direito duplo, que acomoda a cozinha e a sala de jantar. Esse gesto formal, dentro das condições especificadas pelo plano diretor, faz com que o tamanho perceptível seja um pouco mais da metade do que realmente é, quando vista desde o espaço público da rua ou da praia. 

© Peter Bennetts

Em resposta ao desejo por privacidade, sobretudo na fachada direcionada à praia, desenvolvemos um grande beiral caracterizado por uma fachada automatizada, que empresta a tecnologia funcional dos muitos barcos que ficam próximos à praia. Através de um sistema de cabos estabilizadores de aço inoxidável, a fachada pode ser aberta ou fechada conforme a necessidade, proporcionando infinitas combinações de sombra, exposição e privacidade em relação a orientação oeste e as vistas a Pittwater. 

Detalhe Corte

Ao criar o caráter tectônico da obra, a intenção foi conferir a cada um dos dois materiais utilizados - madeira e pedra - sua própria qualidade monolítica distinta para realçar o simples jogo de camadas da casa vernácula. A qualidade da pedra foi desenvolvida de forma cuidadosa, através da utilização de beirais espessos. 

© Peter Bennetts

As características da madeira foram esmiuçadas através de uma relação cuidadosamente orquestrada dos elementos de madeira, onde não havia distinção visível entre o revestimento de madeira reciclada e o sistema de telas, portas e janelas. 

Plantas, Fachadas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Pittwater / Andrew Burges Architects" [Pittwater House / Andrew Burges Architects] 02 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756565/residencia-pittwater-andrew-burges-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.