Banksy realiza um estêncil por dia em Nova Iorque durante um mês

O artista britânico Banksy tem, sem dúvida, uma abordagem enigmática e inovadora. Trabalhando no anonimato, recorre a várias estratégias para evitar ser reconhecido. Assim, sempre que é convidado para algum evento, surpreende a todos como a maneira como aparece e participa - foi assim que acabou sendo reconhecido como a "Personalidade do Ano" pelo Prêmio Webby.

A estória é a seguinte:

Em outubro de 2013 Banksy se auto-proclamou "artista residente da cidade de Nova Iorque", uma categoria que não existe de um prêmio que nunca lhe foi entregue. No vídeo, é o próprio Banksy que conta que, em função do prêmio e como forma de agradecimento, decidiu realizar um estêncil por dia nas ruas de Nova Iorque.

No princípio suas obras passaram despercebidas, mas após surpreender diariamente a com intervenções críticas e irônicas, começaram a ser procuradas pelos cidadãos... e também pela polícia. Assim, o que inicialmente era uma homenagem à cidade acabou virando uma contínua fuga da polícia, que chegou a destruir alguns de seus trabalhos.

O artista, no entanto, pouco se importou e acabou recebendo o reconhecimento dos cidadãos, que faziam fotografias ao lado das obras que surgiam todos os dias. Esses acontecimentos assumiram um tom jocoso quando Banksy colocou seus trabalhos a venda nas ruas por um preço muito baixo mas, diante do desconhecimento inicial do público, vendeu apenas dois deles.

Essa é a estória por trás do vídeo de Bankys, que foi enviado pelo próprio artista à 18ª edição dos Prêmios Webby, onde foi nomeado "Personalidade do Ano" - uma categoria que, de fato, existe.

Via Plataforma Urbana. Tradução Romullo Baratto, ArchDaily Brasil.

Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "Banksy realiza um estêncil por dia em Nova Iorque durante um mês" 03 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756460/banksy-realiza-um-estencil-por-dia-em-nova-iorque-durante-um-mes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.