Clássicos da Arquitetura: Companhia Hidrelétrica do São Francisco / Francisco Assis Reis

Clássicos da Arquitetura: Companhia Hidrelétrica do São Francisco / Francisco Assis Reis - JanelaClássicos da Arquitetura: Companhia Hidrelétrica do São Francisco / Francisco Assis Reis - JanelaClássicos da Arquitetura: Companhia Hidrelétrica do São Francisco / Francisco Assis Reis - Imagem 4 de 29Clássicos da Arquitetura: Companhia Hidrelétrica do São Francisco / Francisco Assis Reis - Imagem 5 de 29Clássicos da Arquitetura: Companhia Hidrelétrica do São Francisco / Francisco Assis Reis - Mais Imagens+ 24

Por José Carlos Huapaya Espinoza e Márcia Silva dos Reis
O edifício é um único volume em sistema modular. Os espaços vazios e internos em forma de claustros são iluminados de forma zenital, que entrecruzados por escadas, passarelas, ventilações e reflexos aquáticos provocam versáteis angulações visuais.

Corte perspectivado

O concreto protendido e pré-fabricado foi empregado em estruturas horizontais, correspondentes as passarelas e corredores, como também nos cabeçotes dos tubulões, que se tornam aparentes entre o espelho d’água e a pilastraria.

Clássicos da Arquitetura: Companhia Hidrelétrica do São Francisco / Francisco Assis Reis - Tijolo, Janela, Fachada
Cortesia de Acervo Digital Assis Reis
Planta térreo

O aço corten foi aplicado nos locais de circulação entre os pavimentos, em vigas de apoio, nos guarda-corpos e brises-soleil em forma de grelhas. Este último elemento foi utilizado com a preocupação da proteção da incidência solar sobre o edifício, enquanto associada ao uso da água no pavimento térreo produz um agradável microclima.

Clássicos da Arquitetura: Companhia Hidrelétrica do São Francisco / Francisco Assis Reis - Viga, Corrimão
Cortesia de Acervo Digital Assis Reis

O tijolo laminado, material de presença dominante, sendo utilizado nas estruturas verticais, como revestimentos, e nas paredes divisórias, criando uma modulação onde todas as dimensões do edifício derivam da dimensão do próprio tijolo.

Clássicos da Arquitetura: Companhia Hidrelétrica do São Francisco / Francisco Assis Reis - Pilar
Cortesia de Acervo Digital Assis Reis

Tijolos estruturais, concreto aparente, aço corten e vidro são os materiais utilizados. Os tijolos formam a expressão máxima da linguagem arquitetônica do edifício. Essa característica de exposição in natura dos materiais, sem acabamentos, também se apresenta nas instalações hidrossanitárias, que podem ser vistas expostas em todos os pilotis do edifício.

Clássicos da Arquitetura: Companhia Hidrelétrica do São Francisco / Francisco Assis Reis - Fachada
Cortesia de Acervo Digital Assis Reis
Implantação
Clássicos da Arquitetura: Companhia Hidrelétrica do São Francisco / Francisco Assis Reis - Janela
Cortesia de Acervo Digital Assis Reis

Referência
José Carlos Huapaya Espinoza e Márcia Silva dos Reis, Influência brutalista na obra do arquiteto Assis Reis: o caso da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), X Seminário Docomomo Brasil, Curitiba, 2013.

*Agradecemos a Daniel Simaan França pela colaboração com o levantamento gráfico e a Manuel Sá por compartilhar o vídeo.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Avenida São Rafael - São Marcos, Salvador - State of Bahia, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: José Carlos Huapaya Espinoza e Márcia Silva dos Reis. "Clássicos da Arquitetura: Companhia Hidrelétrica do São Francisco / Francisco Assis Reis" 29 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756355/classicos-da-arquitetura-companhia-hidreletrica-do-sao-francisco-francisco-assis-reis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.