Casa CR / H+H Arquitectos

Casa CR  / H+H Arquitectos - Mais Imagens+ 20

Bogotá, Colômbia
  • Arquitetos: H+H Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  711
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rodrigo Dávila
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Baxi, Cemex, Energia Solar, Lamp, Sika
  • Colaboradores: Felipe Zúñiga, Jose Gabriel Zúñiga, Fabián Luna, Daniela Ferrero, Federico Bernal, Paula Fontalvo, Gisela Rodriguez
  • Desenho Estrutural: DE VALDENEBRO Ingenieros Ltda., Francisco de Valdenebro, Alberto Pachón
  • Construção: H+H CONSTRUCCIONES
  • Cimentação: DE VALDENEBRO Ingenieros Ltda.
  • Gestão De Obra: Libia Izquierdo, Águeda García
  • Arquitetos Responsáveis: Eric Halliday, Martin Halliday
  • Cidade: Bogotá
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Rodrigo Dávila

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um exclusivo bairro de Santa Ana Oriental ao norte de Bogotá, esta casa de 711 m² foi projetada de acordo com as vontades do cliente. Sua arquitetura em concreto aparente busca a depuração de elementos e sua volumetria responde à implantação de acordo com a orientação de seu entorno, conformando dois volumes articulados pela zona de acesso com transparência para o jardim dos fundos. Na zona social foi previsto uma altura maior e uma abóboda que integra num mesmo espaço a sala de jantar e de estar, todos relacionados com o jardim principal. A construção foi concluída no mês de agosto de 2013.

Planta Baixa Térreo

Casa CR  / H+H Arquitectos - Mais Imagens+ 20

O acesso se dá por uma suave escadaria externa, com degraus em concreto vazados apoiados no muro de contenção, que leva à porta principal em aço inox. Os interiores são claros e generosos, criando a sensação de familiaridade com o entorno: a partir do acesso principal, espaço este que articula dois núcleos que conformam a casa, pode-se passar à cozinha e a área social e de serviços por um lado e a zona dos dormitórios pelo outro.

© Rodrigo Dávila

O jardim, que se encontra frente à entrada adquire protagonismo misturando-se naturalmente com a zona social, o dormitório principal e o estar. Aqui nesta primeira impressão já aparecem os detalhes, definidos pelos materiais e pela decoração.

Corte Perspectivado

O programa contemplou uma sala de estar e de jantar conjugadas, cozinha, áreas de serviço e banheiro social, além de uma zona privada com quatro quartos, cada um com seu banheiro, um pequeno estar para os quartos e um estúdio de usos múltiplos que pode se isolar ou se abrir par a zona social. Cada um dos núcleos se levantam paralelos a um limite distinto, circunstância que aporta dinamismo e obriga que a casa se afaste de uma estrutura ortogonal, por isso o acesso principal é como uma rótula que une os dois núcleos em um único volume.

© Rodrigo Dávila

Se destacam no projeto o uso da madeira, o aço inox e o concreto com coloração de cinza pérola. Este último adquire um protagonismo incomum exigido pelos proprietários, que em uma feliz coincidência de ideias com os arquitetos, queriam deixar aparente o sistema estrutural e concreto cinza acentuando originalidade e elegância, tanto no exterior e nos interiores.

© Rodrigo Dávila

Nas paredes internas, os quadros se destacam vivamente com o concreto aparente agindo como pano de fundo. Após tomar a decisão de tornar evidente a estrutura e ceder-lhe protagonismo, foi definido que se daria riqueza espacial à área social e que ela seria liberada de elementos de apoio, o que levou à decisão dos arquitetos de projetar uma abóboda com 12 metros de luz sem pilares ou colunas. Este espaço que se abre completamente para o jardim, uma chaminé separa a sala de jantar da sala de estar e confere a ambos uma identidade própria. Para proteger os interiores do sol direto e as varandas da chuva, um grande beiral de cuidadoso desenho também em concreto aparente compõe uma arquitetura limpa e livre de elementos ornamentais. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa CR / H+H Arquitectos" [Casa CR / H+H Arquitectos] 26 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755740/casa-cr-h-plus-h-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.