Casa OOI / Czarl Architects

Casa OOI / Czarl Architects - Imagem 2 de 25Casa OOI / Czarl Architects - Imagem 3 de 25Casa OOI / Czarl Architects - Imagem 4 de 25Casa OOI / Czarl Architects - Imagem 5 de 25Casa OOI / Czarl Architects - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Czarl Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  354
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tim Nolan
  • Design Team: Carl Lim, Anditya Dwi Saputra, Sheryl Asi Perculeza
  • Collaborator: Mink Architects
  • Cost Consultant: BCM Consultants Pte Ltd
  • Contractor: EL-FA Team Pte Ltd
  • Civil Engineer: PTS Consultants
  • Structural Engineer: PTS Consultants
  • Mechanical & Electrical Engineer: PCA Consulting Engineers
  • País: Singapura
Mais informaçõesMenos informações
Casa OOI / Czarl Architects - Imagem 2 de 25
© Tim Nolan

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os patronos destes projetos são jovens profissionais envolvidos em Pesquisa e Desenvolvimento médicos com uma filha jovem e um idoso. O cliente expressou sua vontade de morar numa casa onde parentes, crianças e avós pudessem morar, trabalhar, brincar e desfrutar de hobbies juntos e de maneira interativa. Um senso de divertimento e aventura, consciência verde e funcionalidade eram alguns dos conceitos chave.

Casa OOI / Czarl Architects - Imagem 6 de 25
© Tim Nolan

Contexto do Terreno

Localizado dentro da área de conservação Thompson Tree, o terreno é envolto em grandes árvores e densa vegetação e á acessível pela frente por uma rua inclinada. Diferente de muitos outros terrenos residenciais de Singapura, este é peculiar em sua forma: longo e comprido, com sua lateral paralela à uma rua inclinada adjacente.

Casa OOI / Czarl Architects - Imagem 3 de 25
© Tim Nolan

Abordagem de Projeto

Devidos às condições do terreno, houve uma necessidade de compactar requisições espaciais programáticas e expressão formal como a função e a forma, que possuem coerência e são complementares um para o outro. Isso levou à uma exploração de uma abordagem sistemática diferente do terreno, planejamento espacial e expressão formal.

Casa OOI / Czarl Architects - Imagem 13 de 25
© Tim Nolan

Aqui a sala de estar é o centro da casa, e é acentuada por um volume duplo sobre ela. A circulação principal e o resto da casa está organizada em torno deste grande espaço âncora principal.

Casa OOI / Czarl Architects - Imagem 4 de 25
© Tim Nolan

As lajes contínuas são implantadas como uma estratégia para organizar requisitos espaciais e programáticos enquanto integra com a estética. Vários espaços da casa são amarrados ao longo desta superfície contínua em sucessão, de modo que diferentes programas da casa são capazes de operarem em co-dependência.

Casa OOI / Czarl Architects - Imagem 8 de 25
© Tim Nolan

Desprendendo-se desde a planta térrea em forma de escaldas da piscina, a laje continua como uma cobertura ajardinada, seguida de um plano inclinado parcialmente no segundo pavimento (para os dormitórios) antes até girar e encontrar com si mesma para se converter na visualização de uma plataforma inclinada verde no terceiro pavimento. A laje ainda redobra uma vez mais para eventualmente formar a cobertura.

Casa OOI / Czarl Architects - Imagem 5 de 25
© Tim Nolan

Borrando a distinção entre o vertical e o horizontal, o interior e o exterior, o fluxo serpenteante da laje se converte em um traço de arquitetura de legível expressão formal. Desenhando as referências do terreno inclinado pronunciada para as adjacências do terreno, a inclinação das escadas da piscina e a paisagem no segundo pavimento, por exemplo, podem ser vistos como uma extensão imediata do terreno. 

Casa OOI / Czarl Architects - Imagem 14 de 25
© Tim Nolan

Em outra parte da casa, em um ato semelhante de subversão, uma caixa em balanço é deliberadamente inclinada para fazer referência mais uma vez ao terreno inclinado, criando um interior de aventura lúdica para o ocupante adolescente. Aqui, o piso elevado torna-se um esconderijo subterrâneo, um espaço de armazenamento, bem como uma área de escondida para o banheiro.

Casa OOI / Czarl Architects - Imagem 11 de 25
© Tim Nolan

Acima, o telhado inclinado apresenta uma inclinação verde agradável ao olhar, substituindo a necessidade de uma outra tela de privacidade convencional para os ocupantes do 3º pavimento.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa OOI / Czarl Architects" [OOI House / Czarl Architects] 03 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755597/casa-ooi-czarl-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.