Casa Michelle / Yuri Vasconcelos Arquitetura

Casa Michelle / Yuri Vasconcelos Arquitetura - Tijolo, FachadaCasa Michelle / Yuri Vasconcelos Arquitetura - Imagem 3 de 33Casa Michelle / Yuri Vasconcelos Arquitetura - JanelaCasa Michelle / Yuri Vasconcelos Arquitetura - Janela, FachadaCasa Michelle / Yuri Vasconcelos Arquitetura - Mais Imagens+ 28

Guajuvira, Brasil
  • Projetos Estrutural, Fundações E Hidráulico: Gregorio Temczuk Neto
  • Projetos Instalações Elétrica, Lógica E Alarme: Imagine Soluções
  • Construção: Irmãos Martins Construtora
  • Fornecedores: Tijolos aparentes - Indústria de tijolos Beira Rio; Esquadrias de alumínio e vidros laminados – Alucom; Revestimentos cerâmicos – Roca; Louças sanitárias – Roca; Metais - Docol nos banheiros, Franke na cozinha; Misturador de piso p/ banheira - Axor Starck, fab. Hansgrohe; Piso estruturado de madeira - réguas 7cm, amendoim, fab. Eulide; Telhas ecológicas recicladas – Ibaplac; Mármore Branco Paraná – Michelângelo; Sistema de aquecimento solar – Aquamec; Mobiliário planejado – Florense; Iluminação - Sintonia da Luz; Marcenaria sob medida - Ekipamento – armários e cozinhas
  • área Do Terreno: 15000 m²
  • Autor: Yuri Vasconcelos Silva
  • Cidade: Guajuvira
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Michelle / Yuri Vasconcelos Arquitetura - Floresta
© Alexandre Santos Lima

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência para uma família de duas pessoas - encomendada por um empresário da área de tecnologia. Localizada em um lote com 15mil m2, na Região Metropolitana de Curitiba, a construção não deveria avançar sobre a área de proteção ambiental que cobre quase 70% do lote. A ocupação na porção oeste do terreno, onde já existia uma clareira natural, se revelou a opção menos invasiva.

Casa Michelle / Yuri Vasconcelos Arquitetura - Tijolo, Fachada
© Alexandre Santos Lima

Setorização

A residência se desenvolve ao longo de dois eixos ordenadores: uma circulação interna e outro externa. Enquanto o corredor interno promove o acesso aos ambientes da casa, o externo cria um espaço de articulação entre o bosque e a casa, e serve também como uma varanda retilínia com acessos à cozinha, jantar, estar e escritório.

Esquemas

A setorização define o resultado plástico da residência. Ao leste da construção desenvolvem-se a garagem e o núcleo de serviço. No centro da planta - em um espaço integrado e provido de grandes aberturas para o exterior - a cozinha, sala de jantar e sala de estar estão agrupados, separados apenas pela bancada da cozinha e volume da lareira. Nesta área integrada, grandes panos de vidro com 12 metros de extensão proporcionam permeabilidade visual e espacial com o jardim e bosques adajacentes. Quando abertas, estas portas-janelas ainda promovem eficiente renovação de ar dentro da casa. Já na porção oeste da construção, encontra-se o núcleo privado da residência, com o escritório, os banheiros e a suíte.

Não existe uma hierarquia de acessos à casa. Exceto por uma porta de serviço, que conecta a varanda ao pátio de serviços, a casa apresenta várias possibilidades igualmente válidas de entrada. Tal característica soma-se ao tratamento equânime dado a todas as elevações, resultando em um objeto sem separações estéticas em suas elevações, tais como fundos versus frente da casa. Todos os conceitos delineados desde os primeiros esboços se inspiram em qualidades modernistas, adaptadas às novas tecnologias e necessidades do programa.

Casa Michelle / Yuri Vasconcelos Arquitetura - Janela, Fachada
© Alexandre Santos Lima

Conforto ambiental

Entre as particularidades do projeto, destaca-se a preocupação com economia de energia. Apesar de contar com ar condicionado, estes raramente são acionados na casa. O interior apresenta uma boa inércia térmica, mantendo o calor ou o frescor por longo período. Boa parte das paredes perimetrais são duplas, com um espaço de ar no interior, perfazendo um total de 60cm de isolamento. Além de servirem como eficiente isolante térmico, o vazio no interior foi utilizado como shafts para abrigar as instalações de drenagem e embutir boa parte da estrutura de concreto. O espaço entre o forro e a cobertura em telha de PVC reciclado – que fica oculta atrás das platibandas – oferece mais de 150cm de camada de ar e são separados por laje mista preenchida com placas de poliestireno. 

Elevação Norte

Na elevação norte foi criado uma sequência de pilares em tijolo aparente, com relação de vazios e cheios todos múltiplos de 30. Nas extremidades da casa, este ritmo é mais intenso, apresentando maior massa – nestas áreas não há necessidade de insolação constante, já que não existem aberturas para o interior da residência. À medida em que as colunas se aproximam do centro da composição – onde estão os planos envidraçados – os vãos tornam-se maiores, e a luz, o vento e visuais do bosque entram com facilidade. A intenção desta “colunata” é criar um microclima sombreado entre o exterior e o interior, para que os painéis de vidro deslizante da fachada norte não recebessem diretamente o sol durante todo o ano. Assim, as colunas agem como um brise. 

Casa Michelle / Yuri Vasconcelos Arquitetura - Mesa, Cadeira, Pilar
© Alexandre Santos Lima

Interiores

O cliente desejava ter em seu quarto um banheiro integrado ao dormitório. Foi então proposto um espaço único para ambos os ambientes, separados por uma parede que não alcança o teto e funciona como a cabeceira da cama de um lado e anteparo para a banheira no outro. Para manter a privacidade, vaso sanitário e duchas tem acessos separados, mas mantém conexão visual através de uma chapa de vidro temperado entre eles.

Casa Michelle / Yuri Vasconcelos Arquitetura - Prateleira
© Alexandre Santos Lima

Na circulação interna, que se estende por toda a casa ao longo da fachada sul, foi aproveitado parte do espaço de 60cm gerado pela parede dupla, para inserção de uma generosa estante do piso ao teto, retro iluminada.

Casa Michelle / Yuri Vasconcelos Arquitetura - Janela
© Alexandre Santos Lima

A luminotecnia foi desenvolvida buscando ocultar as fontes de luz. Como resultado, a residência apresenta forro bastante limpo, onde as poucas luminárias embutidas estão próximas a planos ou pilares, com a intenção destes rebaterem e difundirem a luz no ambiente. Duas sancas correm ao longo das paredes internas, com iluminação indireta sobre as cortinas e paredes de tijolo aparente. 

Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Michelle / Yuri Vasconcelos Arquitetura" 16 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755468/casa-michelle-yuri-vasconcelos-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.