Um espaço para o conhecimento / Jô Vasconcellos

Um espaço para o conhecimento / Jô Vasconcellos - Janela, FachadaUm espaço para o conhecimento / Jô Vasconcellos - FachadaUm espaço para o conhecimento / Jô Vasconcellos - Janela, FachadaUm espaço para o conhecimento / Jô Vasconcellos - JanelaUm espaço para o conhecimento / Jô Vasconcellos - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Jô Vasconcellos; Jô Vasconcellos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gustavo Xavier 
  • Museologia: Universidade Federal de Minas Gerais
  • Museografia: Paulo Schmidt
  • Coordenação: Myssior Gestão de Projetos
  • Cálculo Estrutural: Bedê Consultoria e Projetos
  • Instalações: Klecius Rangel
  • Acústica: Marco Antonio Vecci
  • Esquadrias: BM Consultoria em Esquadrias
  • áudio E Vídeo /Automação: Iluminar
  • Vidros: Cebrace – Tempervidros
  • Construtora: Networker – Engenharia e Construção
  • Cidade: Belo Horizonte
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Um espaço para o conhecimento / Jô Vasconcellos - Janela, Fachada
© Gustavo Xavier

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, uma iniciativa do governo de Minas Gerais, propõe a implantação de vários centros culturais nos seus diversos edifícios, que funcionaram como prédios administrativos do Governo do Estado.

A maioria dos prédios é do século XIX e tombados pelo patrimônio Histórico.

Com a mudança da sede do governo para a Cidade Administrativa, cujo projeto é do arquiteto Oscar Niemeyer, o Circuito foi implantado e é hoje um dos maiores complexos culturais do Brasil.

Um espaço para o conhecimento / Jô Vasconcellos - Fachada
© Gustavo Xavier

O Espaço do Conhecimento UFMG foi instalado no antigo edifício da Reitoria da UEMG.

Trata-se de um projeto que cria intervenções com caráter dinâmico, revitalizando as estruturas do ambiente antigo, reencontrando funções culturais abertas à maioria e atraindo a participação da população. Para isto, foi necessário intervir com formas e conteúdos verdadeiramente contemporâneos, demonstrando que o contexto antigo não impede, de forma alguma, a vida e o progresso. Pelo contrário: é seu verdadeiro estímulo.

Um espaço para o conhecimento / Jô Vasconcellos - Imagem 10 de 25
© Gustavo Xavier

 Assim, a Praça da Liberdade é um polo de interesse cultural à escala da cidade. Até então, Minas Gerais não possuía uma proposta de planetário e de um espaço aberto a todos para as experiências das ciências.

Dentro do conceito do Circuito Cultural, era importante implantar este equipamento com a participação da UFMG e de seu corpo técnico e científico.

O prédio escolhido, a Reitoria da UEMG, uma construção dos anos 60, oferecia potencialidades para a instalação da Praça da Ciência, capaz de receber em sua estrutura superior um planetário para 80 pessoas, com uma cúpula metálica.

Nosso desafio partiu de uma proposta arquitetônica de intervenção com o recurso, tecnologia e linguagem contemporâneas, numa relação dialética em que o todo resulte como uma intervenção positiva. Avaliamos a variedade de critérios de funcionalidade como prioridade no projeto, surgindo, daí, a volumetria necessária para abrigar o programa, aproximando a ciência e o saber no cotidiano das pessoas. 

Um espaço para o conhecimento / Jô Vasconcellos - Cadeira
© Gustavo Xavier

No térreo - primeiro pavimento -, temos o acesso principal, bilheteria, loja e um café, além dos banheiros, elevadores, escadas, copa e depósito, itens que se repetem em todos os andares.

No segundo, terceiro e quarto pavimentos, as áreas serão livres para as exposições temáticas, divididas em Tempo Remoto, Tempo Humano e Tempo Presente, mostradas através de vários recursos.

Um espaço para o conhecimento / Jô Vasconcellos - Janela, Viga
© Gustavo Xavier

No quinto pavimento, o planetário mais moderno do mundo, de última geração, com a aparelhagem mais avançada existente e o sistema “multimedia digital theater” com tela 360º, além de uma área para o observatório astronômico. Aqui, a ideia é oferecer, literalmente, um universo novo aos cidadãos. 

Para abrigar o novo uso e atender as demandas de acesso, circulação, acessibilidade universal, segurança contra incêndio e necessidades técnicas, o prédio passou por várias alterações, sendo criado um núcleo rígido ao longo da fachada lateral direita. Assim, os andares ficam livres para receber as atividades propostas com grande flexibilidade. 

Corte Longitudinal

O novo envoltório do prédio se assemelha a uma pele de vidro especial, não reflexivo, que garante baixa absorção de calor e nenhum reflexo da paisagem externa.

Na laminação foi usada uma película tipo jateada, gerando neutralidade em relação ao conjunto arquitetônico existente. E é aí nesta pele que será feita a retro projeção nos vidros da fachada frontal, por meio de projetores especiais, que poderão mostrar cenas do universo, suas constelações e novas experiências espaciais ou outros assuntos relativos à cultura.

Um espaço para o conhecimento / Jô Vasconcellos - Janela, Corrimão
© Gustavo Xavier

A ideia é a interatividade entre o prédio e a população. Isto é, uma conversa entre eles, o que realmente acontece dependendo do programa que se usa para esta comunicação. 

Já o núcleo rígido foi revestido de chapas moduladas em aço SAC patinado, o mesmo material que reveste parte do prédio vizinho, pioneiro neste tipo de revestimento, ainda nos anos 80, sob orientação do grande escultor Amílcar de Castro (Prédio Rainha da Sucata, de autoria dos arquitetos Éolo Maia e Sylvio de Podestá). 

A volumetria do prédio foi adaptada na parte posterior para receber a cúpula do planetário, resultando uma cobertura inclinada que também recebeu o vidro fosco laminado antirreflexo, possuindo, ainda, uma parte retrátil para atender o terraço astronômico.

Um espaço para o conhecimento / Jô Vasconcellos - Janela, Fachada
© Gustavo Xavier

Internamente, toda a estrutura fica aparente.  Tudo foi pensado para garantir total liberdade espacial e layouts variados, criando uma conexão entre a organização dos espaços e a aplicação de materiais, segundo as necessidades e a integração entre os prédios vizinhos existentes na Praça.

Apesar de este edifício não ser tombado, seguiu todas as diretrizes dos órgãos ligados ao patrimônio. 

Esperamos com este projeto criar uma participação efetiva da população no plano cultural e científico que, através do conhecimento, passa a assumir um importante e dinâmico papel na política cultural e social do Estado de Minas Gerais. 

Um espaço para o conhecimento / Jô Vasconcellos - Janela
© Gustavo Xavier

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Belo Horizonte - Minas Gerais, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Um espaço para o conhecimento / Jô Vasconcellos" 14 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755327/um-espaco-para-o-conhecimento-jo-vasconcellos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.