O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. FORA vence concurso para revitalizar a praça central de Plovdiv

FORA vence concurso para revitalizar a praça central de Plovdiv

FORA vence concurso para revitalizar a praça central de Plovdiv
FORA vence concurso para revitalizar a praça central de Plovdiv, © FORA
© FORA

O escritório FORA foi selecionado como vencedor de um concurso para a revitalização e renovação da praça central de Plovdiv - segunda maior cidade de Bulgária - construída sobre as ruínas do antigo Fórum romano de Philippopolis. A intervenção abrange uma área de 57.000m² e expõe a interseção de diversas camadas arquitetônicas e históricas, da antiguidade ao Estado Socialista.

Dos arquitetos: Uma das grandes realizações do sistema Romano foi sua praticidade: sob o Coliseu de Roma, um aparato de grande escala proporcionava ao público uma série de eventos, de animais selvagens a árvores, embarcações e carruagens, era possível experienciar uma ampla gama de espetáculos, de guerras no deserto a batalhas marítimas.

© FORA
© FORA

DILEMA

Na batalha entre contemplação versus "uso público", o centro da cidade de Plovdiv gradualmente perdeu a unidade urbana que era característica desde sua fundação.

Como podemos reconciliar a beleza aterradora da ruína exposta com a necessidade de espaços abertos úteis inerente à cidade?

Podemos ter ambos? Poderia a pesquisa arqueológica se expandir sob uma superfície urbana completamente funcional?

© FORA
© FORA

O PALCO

A nova praça funcionará como um aparato para a descoberta contínua, uma superfície maleável que pode se transformar para acomodar diferentes eventos urbanos. Uma plataforma operável toma o centro da praça e, quando ativada, cobre uma diversidade de espaços, desde pequenos nichos até a grande praça aberta.

A nova superfície de madeira protege o antigo Fórum exposto e cobrirá, progressivamente, todo o local, marcando áreas arqueológicas de interesse e revelando a tensão entre o que está acima e o que está abaixo do solo.

Esta superfície leve busca também transformar o esforço arqueológico em um espetáculo permanente, permitindo que as escavações prossigam ininterruptamente sob a cidade.

© FORA
© FORA

O SUBMUNDO

Já que a importância e o esplendor do Forum de Philippopolis só pode ser percebido uma vez que for completamente exposto, propomos escavar a maior superfície possível das ruínas dentro do limite de intervenção: o novo museu arqueológico cobrirá toda a área da praça, mesclando-se com o parque no lado oeste.

O subsolo aberto e renovado da central de correios funcionará como núcleo, abrigado um centro de informações, os serviços do museu e exposições temporárias. A estrutura de concreto renovada se tornará, ela mesma, uma peça de arqueologia.

© FORA
© FORA
  • Competição

    Plovdiv Central Square Competition
  • Premio

    Primeiro lugar
  • Arquitetos

  • Localização

    Plovdiv, Bulgária
  • Equipe de projeto

    FORA - Fagulha, Oliveira Ruivo Arquitectos - João Fagulha, Raquel Oliveira, João Ruivo
  • Organização

    Prefeitura de Plovdiv com with OneArchitectureWeek
  • Área

    57.000 m²
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Karissa Rosenfield
Autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "FORA vence concurso para revitalizar a praça central de Plovdiv" [FORA Chosen to Revitalize Plovdiv's Central Square] 16 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755302/fora-vence-concurso-para-revitalizar-a-praca-central-de-plovdiv> ISSN 0719-8906