Centro de Aconselhamento Rabobank Westelijke Mijnstreek / Mecanoo

Centro de Aconselhamento Rabobank Westelijke Mijnstreek / Mecanoo - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Mecanoo; Mecanoo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5375
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Christian Richters
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Vogelensangh brickwork
  • Engenharia Estrutural: Bartels Ingenieursbureau B.V., Eindhoven
  • Engenharia Elétrica E Mecânica: Nelissen Ingenieursbureau B.V., Eindhoven
  • Consultor De Iluminação: Studio Rublek, Schiphol
  • Consultor Câmara Municipal: LPB Sight, Nieuwegein
  • Consultor De Paisagismo: Plangroep Heggen BV, Born
  • Consultores De Custos E Gestão De Projetos: Duckers & de Cock, Eindhoven
  • Cliente: Rabobank Westelijke Mijnstreek, Sittard
  • Cidade: Sittard
Mais informaçõesMenos informações
© Christian Richters

O banco que não quer se parecer com um banco

Sittard está localizado na paisagem ondulante de Limburg. A cooperativa Rabobank queria combinar filiais menores dentro de um grande centro de aconselhamento numa localização central, perto da estação Sittard. Com a entrada de seus 320 funcionários, Rabobank definiu seu sonho para o novo centro de aconselhamento: um ambiente acessível que facilita a colaboração e compartilhamento de conhecimentos, tanto para funcionários e clientes, e que seja inspirador para novas iniciativas com uma aparência natural. O banco tem um grande número de empresários como seus clientes, incluindo muitos trabalhadores independentes, estes também poderão fazer uso do edifício. Além disso, o banco não deve se parecer com um banco.

Corte CC

Tátil

A intenção subjacente ao projeto é o desenvolvimento de um banco cooperativo estendendo seus braços convidativos para a sociedade, localizado em uma pequena colina. Após a entrada sob o teto curvo com claraboias esculturais, você pode examinar, em um relance, todo o edifício e sua curiosidade é ainda mais inflamada sobre as atividades dos pavimentos superiores. Estes são concebidos como terraços escalonados que serpenteiam um loft como uma fita branca. Eles convidam o usuário a subir as escadas em ziguezague, evitando o uso do elevador. O ponto focal do corredor central é o auditório que, curiosamente, não estava no pedido original. Nesta área, Mecanoo projetou uma tribuna que acomoda espaços de trabalho flexíveis. Paredes de carvalho escovado envolvem o interior do edifício e formam uma unidade com o material desta tribuna e seu mobiliário. Aqui, uma cortina transparente, com diferentes tons de prata e azul, desenhada por Petra Blaisse do Inside Outside, é executada com 60 metros de comprimento, criando uma trilha que serpenteia a tribuna. Diversos espaços e atmosferas podem ser criados através da alteração da posição das peças de cortina.

A fachada do edifício é constituída por uma alvenaria especial de argila amarela com adição de marga. Os tijolos manchados por um branco amarelado são intercalados com as pedras que recebem uma camada de esmalte, criando uma fachada tátil.

© Christian Richters

Trabalho flexível

Todo o térreo, incluindo o restaurante, é aberto ao público. Ambos os funcionários e os clientes podem usar os locais de trabalho no auditório, assim como numa biblioteca pública moderna. Os pavimentos superiores de escritórios são acessíveis apenas pelos funcionários por meio de um sistema no primeiro andar. Aqui você pode escolher o local de trabalho que se adapta às suas exigências: uma pequena sala para concentração, um ambiente  mais espaçoso para trabalhar em equipe, uma mesa grande em ziguezague, onde se pode trabalhar e conversar informalmente, bem como áreas abertas para encontro e troca de ideias, postos individuais de trabalho ao longo do mezanino, nichos na parede de carvalho e salas de diversos tamanhos para conferências e reuniões. Para fornecer um ambiente acústico de alta qualidade, o call center tem seu próprio espaço no primeiro pavimento e uma bela vista. Uma separação de vidro assegura que este espaço seja visualmente ligado ao restante do edifício.

Cortesia de Mecanoo

Sustentabilidade

O centro de aconselhamento é avaliado em BREEAM Very Good. O banco está conectado à rede verde de Sittard, que faz uso do calor residual da zona industrial Chemelot. O prédio tem instalações que poupam energia, possui alto isolamento e vidros triplos. Coberturas climatizadas controlam a ventilação, aquecimento e refrigeração através de radiação, sem ar em movimento. Além disso, o edifício possui um sistema plano de ar condicionado voltado ao sul. Em dias quentes, uma tela transparente automaticamente cai na frente da fachada de vidro. A tela reflete a energia solar, enquanto o calor do sol entra entre a fachada e a tela, este é extraído mecanicamente, assim o auditório permanece com uma temperatura agradável. A abundância de luz natural é obtida através das numerosas claraboias e grandes fachadas transparentes.

Planta Pavimento Térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sittard, Países Baixos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro de Aconselhamento Rabobank Westelijke Mijnstreek / Mecanoo" [Rabobank Westelijke Mijnstreek Advice Centre / Mecanoo] 25 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/751203/rabobank-westelijke-mijnstreek-advice-centre-mecanoo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.