Residência Pearl Bay / Gavin Maddock Design Studio

© Adam Letch
Yzerfontein, África do Sul
  • Arquitetos: Gavin Maddock Design Studio; Gavin Maddock Design Studio
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adam Letch

Residência Pearl Bay  / Gavin Maddock Design Studio - Mais Imagens+ 22

  • Interior Design: Gavin Maddock Design Studio (GMDS)
  • Structural Engineer: Hulme & Associates Geotechnical Engineer: Kantey & Templer Land
  • Surveyor: Neil Spencer & Associates
  • Contractor: McNeil Construction
  • Cidade: Yzerfontein
Mais informaçõesMenos informações
© Adam Letch

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa contemporânea intocada está localizada nos 90 kms da costa noroeste da Cidade do Cabo rodeada por uma reserva natural ao lado do oceano. Um terreno que não poderia ser mais espetacular. Aproveitando ao máximo as vistas do oceano e respondendo ao contexto de dunas costeiras, Gavin Maddock descreve-o como "um lugar glorioso".

© Adam Letch

O cliente queria uma casa de férias que ela utilizaria quando se aposentasse. O programa pedia por uma residência "moderna" com vistas para o oceano e um respeito rigoroso à um orçamento limitado, que incluiria os requisitos de acomodação padrão.

Planta Baixa Pavimento Térreo

Com a duna na parte frontal ficando um pouco elevada em relação ao resto do terreno, o desafio foi de reconciliar a casa, duna e vistas. O resultado é uma estrutura retangular com dois pavimentos de 600 m² com espaços de vivência no exterior concebidos imaginativamente. A residência é composta por: três dormitórios, quatro banheiros, salas de estar e jantar generosas, tanto no interior quanto no exterior, uma galeria, escritório, decks, terraços e varandas. Existem vistas para o oceano, virtualmente, de todos os ambientes.

Dado um programa limitado, o foco se deu em dois principais problemas: uma assinatura moderna dentro do orçamento. A arquitetura e o interior desfrutam de vários interesses estéticos e foram inspirados pela paisagem da costa oeste, que é bastante texturizada e tipificada por simples casas brancas e cabanas, que recordam o Mediterrâneo. 

© Adam Letch

Foi utilizada alvenaria de tijolos em todas as paredes, rebocadas e pintadas de branco. O prédio teve que ser aterrado - não poderia flutuar - portanto, precisava ser vertical, não horizontal. "Ambas as partes frontais e posteriores dos pavilhões possuem dois pavimentos e as janelas são cortadas até o parapeito para enfatizar a verticalidade. Os dois pavilhões estão unidos pela galeria, que é um elemento de um pavimento só, onde a parede lateral horizontal enfatiza novamente a verticalidade do edifício principal. Há um fluxo contínuo entre esses espaços e um senso de conexão ininterrupta entre o interior e o exterior. As lajes são de concreto sem forma, o que contrasta com o gesso pintado das paredes, expressando ainda mais a linha vertical.

© Adam Letch

A escala do mobiliário, sua cor e textura, foram importantes para satisfazer os níveis de conforto. Os assentos e a mesa de jantar foram projetadas de forma personalizada para complementar o espaço. As peças do mobiliário externo foram escolhidas por sua escala e simplicidade; peças arrojadas que unem o espaço. A TV e todo o equipamento de áudio foi escondido no armário de parede da sala de estar, atrás do grande painel emoldurado com aço que acomoda uma importante obra de arte. Uma lareira projetada de forma personalizada foi rebaixada em uma borda de aço inoxidável.

© Adam Letch

Para maximizar a dimensão da suíte principal, um chuveiro personalizado foi criado e foi utilizado vidro para as paredes internas. O piso de todos os quartos possui acabamento em tábuas largas de carvalho; a vista da suíte master está em constante mudança.

© Adam Letch

Os ladrilhos de granito foram selecionadas por sua textura e granulação, o que ressoa com as rochas à distância, proporcionando essa sensação externa ao se estar no terraço. O seu tamanho é proporcional ao espaço e contrasta com certas texturas suaves no interior. Aqui, a seleção do mobiliário inclui vários clássicos modernos.

© Adam Letch

Esforçando-se para reduzir a estrutura ao mínimo, de modo a maximizar a vista, não há "vistas emolduradas". A tela deveria ser tão grande quanto possível em um local como este, e ainda assim proporcionar privacidade de/para futuros vizinhos e abrigo dos elementos. Usando colunas estrategicamente colocadas, a abertura foi esticada a um máximo de 14 metros que aborda o oceano. Para atingir a leveza do espaço, proporção e altura eram essenciais. O pé-direito de 3,3 metros assegura esse resultado, com portas de correr do chão ao teto. As áreas de estar precisavam fluir sem divisões, criando uma sensação de deck ao ar livre para o estar no interior. As portas de correr do chão ao teto retraem para dentro da estrutura conformando um espaço singular.

© Adam Letch

O resultado é uma declaração individual de uma simetria atraente, uma residência moderna com grandes áreas de entretenimento e todo conforto moderno.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência Pearl Bay / Gavin Maddock Design Studio" [Pearl Bay residence / Gavin Maddock Design Studio] 27 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/734059/residencia-pearl-bay-slash-gavin-maddock-design-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.