Casa Adpropeixe / Carlos Castanheira & Clara Bastai

Casa Adpropeixe / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 2 de 26Casa Adpropeixe / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 3 de 26Casa Adpropeixe / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 4 de 26Casa Adpropeixe / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 5 de 26Casa Adpropeixe / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Mais Imagens+ 21

Gerês, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  190
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2009
  • Fotógrafo
    Fotografías:Fernando Guerra | FG+SG
Casa Adpropeixe / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 6 de 26
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com sempre se diz e se escreve, a ideia será sem encontrada no lugar, é certa. E não só as ideias, mas também o nome vem do lugar. 

Casa Adpropeixe / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 16 de 26
© Fernando Guerra | FG+SG

Adpropeize, que quase parece um dos nomes de um dos livros do Astérix, faz parte da Reserva Natural do Gerês, em Vilar do Veiga, no distrito de Terras do Bouro. É mais fácil chegar em barco do que pela estrada. É um lugar único, fazendo com que a resposta devesse ser única e específica: uma casa de madeira.

Casa Adpropeixe / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 2 de 26
© Fernando Guerra | FG+SG

O cliente, apaixonado pelo Gerês, pela reserva natural e pela água, procurou um lugar para comprar e possivelmente construir uma casa. Após uma grande procura apareceu a oportunidade para comprar o terreno, onde tinha sido construído um campo de ténis, antes da criação da reserva natural. Esta construção foi realizada legalmente e com autorização correspondente no devido momento. 

Casa Adpropeixe / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 3 de 26
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa Adpropeixe / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 23 de 26
Cortes e planta
Casa Adpropeixe / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 17 de 26
© Fernando Guerra | FG+SG

A pré-existencia do quadro de ténis, que cobria uma área de 800 m2, permitiu, de acordo com o regulamento de construção atual uma casa de 200 m2 nesse mesmo lugar. Para aí chegar é preciso escalar um monte, através de um caminho sinuoso, sempre em subida até ao cume, precisando ainda de descer por um caminho de terra batida, ladeado por precipícios e paisagens espetaculares. 

Casa Adpropeixe / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 21 de 26
© Fernando Guerra | FG+SG

A vegetação é densa e rica, apesar dos incendios florestais que aconteceram há alguns anos atrás. O campo de ténis, uma placa de concreto pintado de ver com duas linhas brancas, era o único lugar nivelado num terreno de 14,500 m2.

Casa Adpropeixe / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 14 de 26
© Fernando Guerra | FG+SG

A Natureza adaptou-se a este elemento, que já se encontrava engolido por ela quando chegámos pela primeira vez. A vista é introspetiva, uma vez que a vegetação bloqueia as vistas panorâmicas. 

Ideia.

Casa Adpropeixe / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 5 de 26
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa Adpropeixe / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 22 de 26
Implantação
Casa Adpropeixe / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 4 de 26
© Fernando Guerra | FG+SG

A casa é elevada para garantir as vistas, enquanto que na plataforma plana se encontram os serviços e as circulações.

O acesso à casa é feito através de uma ponte ao nível do teto. Ao descer, o usuário chega à porta principal de acesso. A organização interna é simples. Há um corredor que chega, desde a entrada, à sala de estar e à cozinha. No pavimento superior há três quartos com Wcs.

Casa Adpropeixe / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 8 de 26
© Fernando Guerra | FG+SG

A partir da sala de estar podemos aceder ao terraço exterior. Os dormitórios têm acesso a varandas. Devido às diferentes alturas, os dormitórios separam-se do terraço, apesar de ser contidos por ele. Ao deixar uma circulação externa na periferia do terraço num nível inferior evita-se a interferência visual.

O volume habitável é elevado do terreno com 52 pilares de madeira que conformam uma malha estrutural ordenada. A mesma malha é desenvolvida na construção das lajes, muros e escadas.

Casa Adpropeixe / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 15 de 26
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa Adpropeixe / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 24 de 26
Axonometrias
Casa Adpropeixe / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 20 de 26
© Fernando Guerra | FG+SG

Quase tudo foi deixado exposto, até mesmo o que encontra coberto por isolamento térmico. No interior a estrutura está à vista, sente e vive em plena totalidade.

A casa Adpropeixe é um mirador habitável, elevado da terra, mas integrado e instalado no lugar.

Casa Adpropeixe / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 19 de 26
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Adpropeixe / Carlos Castanheira & Clara Bastai" [Casa Adpropeixe / Carlos Castanheira & Clara Bastai] 11 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/706878/casa-adpropeixe-slash-carlos-castanheira-and-clara-bastai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.