Documentário: Sesc Pompeia 30 anos - Lina Bo Bardi

A fim de celebrar o centenário de nascimento da arquiteta e designer ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, o Sesc Pompeia realiza uma série de atividades colocando em foco sua trajetória e produção. Amanhã, inauguram duas exposições sobre a arquiteta na instituição. Devido ao evento, apresentamos um documentário criado pelo Sesc Pompeia que aborda os seus 30 anos de existência e, claro, como ele foi concebido por Lina Bo Bardi.

© Carlos Alberto Cerqueira Lemos. Cortesia de Arquigrafia (CC BY-NC)

O filme é dividido em quatro tempos.

No primeiro tempo é apresentada a contextualização do Sesc Pompeia, como Lina Bo Bardi se envolveu com o projeto de restauro das antigas fábricas e seus critérios para a intervenção. São exibidos vídeos da inauguração do conjunto, cenas da arquiteta visitando a obra e alguns de seus desenhos. Em seguida, há um depoimento de André Vainer - arquiteto assistente de Lina Bo Bardi, relatando o projeto e a visão dela - e de Amerides Dias “Paulista” - marceneiro que trabalhou na obra do SESC, que relata sua relação com a arquiteta. No final deste tempo, Maria Bethânia lê um texto de Lina Bo Bardi, do qual pode-se destacar a frase: “A Arquitetura não é somente uma utopia, mas é um meio para alcançar certos resultados coletivos”.

No segundo tempo, Lina Bo Bardi nos apresenta o Sesc Pompeia e surgem as primeiras exposições, apresentações e atividades que foram apresentadas no local, no final há uma apresentação do Barão Vemelho, comandado por Cazuza no teatro do conjunto e uma declaração de Lina ao Brasil.

Por sua vez, o terceiro tempo, retrata o Sesc Pompeia em construção e apresenta alguns detalhes do programa e os usos que o projeto abarca: o teatro, espaço infantil, centro esportivo, espaço expositivo, oficinas, festas, através de cenas que demonstram os 30 anos de história do conjunto.

Por fim, o quarto tempo, inicia com um texto de Lina Bo Bardi recitado por Adriana Calcanhoto, em seguida, seguem várias cenas vivenciadas no SESC Pompeia, com trilha sonora da cantora e de diversos outros músicos que se apresentaram no palco do Sesc durante seus 30 anos.

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Documentário: Sesc Pompeia 30 anos - Lina Bo Bardi" 07 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/628228/documentario-sesc-pompeia-30-anos-lina-bo-bardi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.