“Prédios de São Paulo”, o projeto que documenta a história da cidade através de sua arquitetura

Natural de Roma e morador de São Paulo há cinco anos, Matteo Gavazzi não se conformava com o descaso e desconhecimento geral da história dos edifícios antigos do centro da capital paulista. Inquieto com essa situação – que, para alguém que cresceu numa cidade de história tão rica como Roma, parecia não fazer sentido – o designer criou o projeto “Prédios de São Paulo”, no qual percorre as ruas da cidade documentando através de fotografias os edifícios de diferentes períodos e estilos.

Além das fotografias - que são feitas em geral por Milena Leonel ou Guilherme Marcato, fotógrafos parceiros do projeto - a iniciativa reúne dados e informações sobre a história de cada edifício documentado, criando uma espécie de inventário dessas obras que já viveram seus anos de glória e que agora, muitas vezes, passam despercebido no cotidiano das pessoas.

“Prédios de São Paulo”, o projeto que documenta a história da cidade através de sua arquitetura - Mais Imagens+ 8

Essa compilação de fotografias e informações pode ser vista na página do facebook do projeto, tornando-se assim um inventário vivo, suscetível de acréscimos por parte do público, que pode contribuir com outras informações e curiosidades sobre os projetos.

Edifício J. Moreira em Santa Efigênia. Image © Milena Leonel

Defendendo a qualidade dos edifícios antigos, Gavazzi acredita que se as pessoas conhecerem e se interessarem pela história da cidade e suas construções, defenderão sua preservação, garantindo, assim, seu próprio futuro: “um povo que destrói seu passado não tem futuro.”

Edifício Rizkallah Jorge. Image © Milena Leonel

O designer crê “no oposto do que é normal acreditar no Brasil, ou seja, o antigo é melhor que o novo. Claro, deve ser recondicionado, mas as estruturas e espaços são mais humanos, mesmo porque foram construídos lá atrás, para uma cidade de 2 ou 3 milhões de habitantes.”

Edificio Eiffel de Oscar Niemeyer, 1956. Image © Milena Leonel

Para saber mais sobre a iniciativa “Prédios de São Paulo”, por favor, acesse a página do projeto.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "“Prédios de São Paulo”, o projeto que documenta a história da cidade através de sua arquitetura" 06 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/628193/predios-de-sao-paulo-o-projeto-que-documenta-a-historia-da-cidade-atraves-de-sua-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.