Biblioteca e Centro Comunitário Pinch / Olivier Ottevaere + John Lin

Biblioteca e Centro Comunitário Pinch / Olivier Ottevaere + John Lin - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: John Lin, Olivier Ottevaere; John Lin, Olivier Ottevaere
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Construção: Kunming Dianmuju Shangmao Company
  • Financiamento: Knowledge Exchange Impact Award, HKU
  • Custo Unitário: 1600 rmb/m²
  • Equipe De Projeto: Crystal Kwan (Project Manager), Ashley Hinchcliffe, Connie Cheng, Johnny Cullinan, Jacky Huang
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Olivier Ottevaere + John Lin

Descrição enviada pela equipe de projeto. PINCH é uma biblioteca e um centro comunitário em Shuanghe, na província de Yunnan, China. O projeto faz parte de um esforço de reconstrução liderado pelo governo, depois de um terremoto em setembro de 2012. A maioria das casas da vila foram destruídas, deixando os residentes vivendo em barracas por até um ano. Depois do terremoto, o governo patrocinou novas casas de concreto e alvenaria e uma grande praça central. Durante a primeira visita ao lugar, as casas ficaram incompletas e a praça era um local vazio.

Cortesia de Olivier Ottevaere + John Lin

A Universidade de Hong Kong decidiu patrocinar o projeto e a implantação de um novo edifício para a biblioteca. Situada na nova, mas vazia, praça pública, servirá para a ativar a comunidade e proporcionar um memorial físico para o evento. O lugar da biblioteca está frente a um muro de contenção de quatro metros. Assim, o projeto estende-se através desta diferença de nível e atua como uma ponte entre a vila reconstruída e a nova praça comemorativa. Enfatizando sua localização no vale da montanha a distância, o projeto responde visualmente ao espaço do vale, com vistas impressionantes através de uma cobertura espetacular de curvatura dupla. A estrutura em si sobe a uma ponta, que corresponde a um monumento ao terremoto e o esforço de reconstrução.

Cortesia de Olivier Ottevaere + John Lin

Como projeto de intercâmbio de conhecimento, houve a colaboração com uma fábrica de produção de madeira local. O processo gerou como resultado o desenvolvimento de uma forma surpreendentemente diversa através de meios simples. Uma série de treliças são ancoradas entre o nível superior da via e o nível inferior da praça. A forma das treliças se alteram de modo que se cria um declive gradual, que permite o movimento das pessoas para cima ou para baixo. As armaduras estão cobertas por uma capa de impermeabilização de alumínio e um deck de madeira. No interior, as vigas estendem-se para baixo para suportar uma estante flutuante. Como cadeiras, foram adotados simples bancos escolares tradicionais. As portas de policarbonato podem ser abertas para criar um espaço totalmente aberto que estende-se para a praça.

Cortesia de Olivier Ottevaere + John Lin
Axonométrica
Cortesia de Olivier Ottevaere + John Lin

Ao invés de se submeter ao abandono da construção de madeira (como ocorre com as casas depois do terremoto), o projeto reafirma a capacidade de construir estruturas contemporâneas de madeira em áreas remotas da China.

Cortesia de Olivier Ottevaere + John Lin

Nota: Este projeto foi originalmente publicado em 6 Outubro, 2014

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Yunnan, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca e Centro Comunitário Pinch / Olivier Ottevaere + John Lin" [The Pinch Library And Community Center / John Lin + Olivier Ottevaere] 25 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/628187/biblioteca-e-centro-comunitario-pinch-olivier-ottevaere-mais-john-lin> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.