Resultados do concurso para o Doodle do 3ª Aniversário do ArchDaily Brasil

Com mais de uma centena de propostas enviadas por 52 participantes para serem analisadas e avaliadas, finalmente a equipe editorial do ArchDaily Brasil selecionou os vencedores do concurso para nosso Doodle comemorativo do nosso 3ª aniversário.

A qualidade das propostas enviadas foi, em geral, surpreendentemente alta, com destaque para a capacidade de síntese e abstração dos participantes, que criaram belas composições inspiradas em obras brasileiras e portuguesas e com base no logo oficial do ArchDaily Brasil.

Foram selecionados, conforme as bases do concurso, um vencedor, uma proposta que ficou com o segundo lugar e uma menção honrosa. Os escolhidos foram os que, segundo o júri, mostraram as ilustrações mais coerentes entre o desenho proposto e o ícone arquitetônico representado, respeitando, ao mesmo tempo, as cores e simplicidade do logo oficial.

O Doodle vencedor permanecerá exposto em nossa página durante quatro semanas, sendo visto por milhares de visitantes diariamente.  Agradecemos a todos que participaram do nosso concurso!

Veja a seguir as ilustrações premiadas:

Ganhador - Sergio Ishiro Fukamizo - São Paulo

Obra: MASP - Lina Bo Bardi

Descrição do autor: O ponto de partida para a criação do doodle foi escolher entre os diversos ícones da arquitetura brasileira aquele que pudesse melhor se adequar a composição e perspectiva do logo da ArchDaily. Dentre os tantos ícones e escolhas possíveis, a opção pelo Masp (Museu de Arte de São Paulo) se deu pelo fato de como Lina Bo Bardi, através de uma forma simples e inovadora de uma caixa suspensa, conseguiu criar e representar um edifício que abriga e gera a arte e a cultura.

2° Lugar - Luís Niza Ribeiro e Micael Fartaria Oliveira - Leiria, Portugal

Obra: Museu Casa Das Histórias - Eduardo Souto de Moura

Resultados do concurso para o Doodle do 3ª Aniversário do ArchDaily Brasil - Imagem 3 de 5
2° Lugar - Luís Niza Ribeiro e Micael Fartaria Oliveira . Image © ArchDaily Brasil

Descrição dos autores: A nossa escolha não foi fácil dada a grande quantidade de edifícios de qualidade da  arquitectura brasileira e portuguesa. 
O caso do edifício do Museu Casa das Histórias, da autoria do arquitecto Eduardo Souto de Moura, encaixava no perfil que nos pareceu adequado: uma obra facilmente reconhecível e, através da simplificação do seu volume, podia funcionar como um ícone. Para uma maior eficácia optámos por isolar os dois volumes em forma de grandes chaminés eliminando o resto do edifício. DOODLE SOUTOMOURA que mereceu o vosso reconhecimento!

Menção Honrosa - Luiz Eduardo Solano - São Paulo

Obra: MuBE - Paulo Mendes da Rocha

Resultados do concurso para o Doodle do 3ª Aniversário do ArchDaily Brasil - Imagem 2 de 5
Menção Honrosa - Luiz Eduardo Solano. Image © ArchDaily Brasil

Descrição do autor: A escolha do doodle se fundou em buscar um desenho simples e icônico do projeto para o MuBE (SP) do Paulo Mendes da Rocha, cuja parte do partido é descrito pelo arquiteto como intenção de erguer uma pedra no ar, o que se concretiza através da peça em concreto apoiada por dois pontos dispostos em suas extremidades de uma maneira que saem do campo de visão (o que realmente nos da a impressão da pedra suspensa no ar). O desenho, portanto, consiste na ideia dessa construção suspensa, leve, que não só representa o projeto específico mas como um dos maiores anseios arquitetônicos, e por isso caberia como símbolo representativo, uma simples pedra no ar.

Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Resultados do concurso para o Doodle do 3ª Aniversário do ArchDaily Brasil" 02 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/628084/resultados-do-concurso-para-o-doodle-do-3a-aniversario-do-archdaily-brasil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.