Padre Rubinos / Elsa Urquijo Arquitectos

Padre Rubinos / Elsa Urquijo Arquitectos - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: Elsa Urquijo Arquitectos; Elsa Urquijo Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  15882
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  REHAU, Sancal
Cortesia de Elsa Urquijo Arquitectos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Instituição de Caridade Padre Rubinos nasceu em La Coruña há quase um século, a fim de servir de abrigo aos necessitados. Com o tempo, a Instituição foi crescendo e ampliando seu âmbito de atuação para Escola Infantil e Residência de Idosos.

Cortesia de Elsa Urquijo Arquitectos

Apresentamos agora sua nova sede que surge de uma concepção silenciosa de arquitetura. A edificação é concebida como uma cobertura para a vida que ali transcorre, um espaço sereno e íntegro.

O uso de linhas horizontais surge como consequência dessa busca por sossego e relaxamento, configurando uma sucessão de espaços mensuráveis e organizados.

Planta Baixa

Trata-se de um espaço arquitetônico centrado no indivíduo, renunciando a composição acadêmica de fachada e oferecendo um pórtico de entrada que rodeia e define uma praça aberta a cidade. Retomamos o conceito de claustro em sintonia com o caráter religioso e a vocação social da Instituição.

Cortesia de Elsa Urquijo Arquitectos

A ideia do pátio se repete em todo o complexo como elemento articulador dos diferentes espaços, procurando potencializar a clareza, a luz e a continuidade visual entre interior e exterior.

Cortesia de Elsa Urquijo Arquitectos

Os diferentes volumes se adaptam a morfologia do terreno de forma que tanto no térreo como nos outros pavimentos, existe comunicação direta com o exterior.

A Residência para Idosos ocupa a maior parte do complexo. No térreo se desenvolvem as áreas comuns como salões de convivência, escritórios profissionais, salas de terapia... enquanto que nos dois pavimentos superiores estão acomodadas as áreas privadas vinculadas às habitações.

Cortesia de Elsa Urquijo Arquitectos

Teve-se um cuidado especial no uso de materiais que cumprissem os requisitos para um edifício dessas características: alta qualidade, resistência, durabilidade, sustentabilidade, mas ao mesmo tempo que lhe conferissem humanidade, serenidade e aconchego (textura de madeira, tecidos naturais...).

Cortesia de Elsa Urquijo Arquitectos

A Escola Infantil se desenvolve em um único pavimento. A clareza e continuidade espacial entre as salas permite um uso polivalente das mesmas. Procurou-se também, estabelecer uma relação visual e simbólica com as áreas comuns da Residência para Idosos, para que ambas gerações pudessem se relacionar e estreitar laços.

Cortesia de Elsa Urquijo Arquitectos

O albergue para moradores de rua se divide em 3 usos diferenciados: albergue, refeitório e centro de atenção social contínua. Ele se desenvolve principalmente no térreo e em um dos pavimentos superiores, reservado para os dormitórios.

Cortesia de Elsa Urquijo Arquitectos

O acesso ao albergue reproduz o conceito de praça aberta cujo pórtico confere uma escala mais humana ao espaço e protege o visitante.

Cortesia de Elsa Urquijo Arquitectos

Além dos usos básicos, o complexo conta com uma residência para as religiosas que coordenam o albergue, Sede Social da Instituição e Área representativa com salão de atos e uma Capela que é símbolo do complexo.

Cortesia de Elsa Urquijo Arquitectos

Sua presença é evidenciada mediante elementos claramente reconhecíveis como o sino e a porta de entrada com uma arquitetura organizada e serena.

Cortesia de Elsa Urquijo Arquitectos

Entra-se por um espaço introspectivo e acolhedor, passando a um espaço amplo que potencializa o simbolismo do local. Este, por sua vez, nos abraça através da linha horizontal da base de madeira que nos devolve à escala humana.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:La Coruña, La Coruña, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Padre Rubinos / Elsa Urquijo Arquitectos" [Padre Rubinos / Elsa Urquijo Arquitectos] 28 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627744/padre-rubinos-elsa-urquijo-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.