O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. O'Donnell + Tuomey premiados com a Royal Gold Medal 2015

O'Donnell + Tuomey premiados com a Royal Gold Medal 2015

O'Donnell + Tuomey premiados com a Royal Gold Medal 2015
O'Donnell + Tuomey premiados com a Royal Gold Medal 2015, LSE Saw Swee Hock Student Centre, finalista do Stirling Prize desse ano. Imagem © Alex Bland
LSE Saw Swee Hock Student Centre, finalista do Stirling Prize desse ano. Imagem © Alex Bland

O Royal Institute of British Architects (RIBA) selecionou os arquitetos O'Donnell e John Tuomey como vencedores da Royal Gold Medal 2015, um dos prêmios de arquitetura mais prestigiados do mundo que homenageia o conjunto da obra. Aprovado pessoalmente pela Rainha, o prêmio reconhece aqueles que contribuíram significativamente com o avanço da arquitetura.

O RIBA elogiou o modo como O'Donnell + Tuomey se uniram no início dos anos 1990 para combinar "o 'racionalismo' sereno e consciente de Sheila com o 'construtivismo' fluente e retórico de John", dizendo que "através de seus edifícios, publicações, exposições e ensino, eles forjaram uma nova e confiante identidade para a arquitetura irlandesa."

An Gaelaras, nomeada para o Stirling Prize em 2011. Imagem © Dennis Gilbert Lyric Theatre, nomeada para o Stirling Prize em 2012. Imagem © Dennis Gilbert Ranelagh Multi-Denominational School, nomeada para o Stirling Prize em 1999. Imagem © Alice Clancy Lewis Glucksman Gallery, nomeada para o Stirling Prize em 2005. Imagem © Dennis Gilbert + 6

© Amelia Stein
© Amelia Stein

Em resposta ao prêmio, Sheila O'Donnell e John Tuomey disseram: "Estamos muito satisfeitos por termos sido escolhidos para essa inesperada premiação. É uma honra estarmos na companhia de heróis, arquitetos cujo trabalho nós estudamos e com os quais continuamos a aprender. Acreditamos no valor social e no propósito poético da arquitetura e esse prêmio nos encoraja a continuar lutando nessa privilegiada e complicada profissão."

Lyric Theatre, nomeada para o Stirling Prize em 2012. Imagem © Dennis Gilbert
Lyric Theatre, nomeada para o Stirling Prize em 2012. Imagem © Dennis Gilbert

De sua sede em Dublin, a dupla tem um histórico significativo no panorama arquitetônico do Reino Unido, tendo sido selecionada como finalista do RIBA Stirling Prize cinco vezes: em 1999 pelo projeto Ranelagh Multi-Denominational School, em 2005 pela Lewis Glucksman Gallery, em 2011 pelo An Gaeláras Irish Language Arts and Cultural Centre, em 2012 pelo Lyric Theatre e em 2014 pelo projeto London School of Economics Saw Swee Hock Students' Centre.

RIBA Announces 2014 Stirling Prize Shortlist

An Gaelaras, nomeada para o Stirling Prize em 2011. Imagem © Dennis Gilbert
An Gaelaras, nomeada para o Stirling Prize em 2011. Imagem © Dennis Gilbert

O crítico de arquitetura Joseph Rykwert, ganhador desse mesmo prêmio no ano passado, disse: "Ao conceder a Royal Gold Medal a Sheila O’Donnell e John Tuomey, tenho consciência de que eles estão entre os mais jovens vencedores do prêmio, e, além disso, já fazem quarenta anos desde que a honraria foi concedida a um escritório irlandês [Michael Scott em 1975; o prêmio também foi dado a Peter Rice, engenheiro irlandês da Ópera de Sydney e do Centro Pompidou, em 1992]. Neste meio tempo, a arquitetura irlandesa floresceu - particularmente em sua geração - com um comprometimento com a arte e a construção do edifício, o que causa inveja em nossa ilha mais populosa."

Lewis Glucksman Gallery, nomeada para o Stirling Prize em 2005. Imagem © Dennis Gilbert
Lewis Glucksman Gallery, nomeada para o Stirling Prize em 2005. Imagem © Dennis Gilbert

O prêmio será oficialmente concedido em uma cerimônia que acontecerá na sede do RIBA em Londres, no dia 03 de fevereiro de 2015.

Ranelagh Multi-Denominational School, nomeada para o Stirling Prize em 1999. Imagem © Alice Clancy
Ranelagh Multi-Denominational School, nomeada para o Stirling Prize em 1999. Imagem © Alice Clancy
Cita: Stott, Rory. "O'Donnell + Tuomey premiados com a Royal Gold Medal 2015" [RIBA Awards 2015 Royal Gold Medal to O'Donnell + Tuomey] 26 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627703/odonnell-mais-tuomey-premiados-com-a-royal-gold-medal-2015> ISSN 0719-8906