Los Limoneros / Gus Wüstemann

Los Limoneros / Gus Wüstemann - Mais Imagens+ 30

Marbella, Espanha
  • Arquitetos: Gus Wüstemann Architects; Gus Wüstemann Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  585
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bruno Helbling
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  panoramah!®
  • Engenheiro : Alicia Huguet, BAC Barcelona
  • Compania Cosntrutora: ADP Empresa Construtora, Marbella
  • Arquiteto Responsável : Silvia Pujalte, Joan Pau Fernandez, Jan kubasiewicz, Eftychia Papathanasiou, Mariana Marques da Silva, Sandy Brunner
  • Cidade: Marbella
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Bruno Helbling

Descrição enviada pela equipe de projeto. Programa

O lote se situa em uma zona suburbana, uma urbanização de vilas privadas ao lado do campo de golf próximo, na cidade de Marbella, Espanha. O programa consiste em uma casa para uma família com filhos e alguns dormitórios de convidados para os amigos, um total de 480 m2 de superfície útil. No terreno existia uma casa típica da zona com um precioso jardim, cujas plantas foram respeitadas.

© Bruno Helbling

Viver no exterior em um jardim privado

Estando na Andaluzia, ao sul da Espanha, a ideia era criar um grande jardim com grandes espaços exteriores cobertos, dando um pouco de sombra quando fosse necessário e onde se pudesse viver no exterior tanto de dia como de noite, todos os dias do ano. Ao final se tratava de capturar o entardecer com os amigos e a família e relaxar com umas tapas e uns excelentes vinhos espanhóis.

© Bruno Helbling

Ao mesmo tempo necessitávamos criar a intimidade necessária com os edifícios adjacentes para que se pudesse viver no exterior sem estar exposto. Para isso, o conceito consiste que todo o terreno é um jardim rodeado de um muro periférico que se enche de conteúdo, este é o salão da casa, um jardim privado. Por cima desta paisagem-salão desenvolvemos uma casa pátio, uma casa sobre um jardim. No inverno uma parte do jardim privado pode ser aquecida e também ser fechada graças a umas janelas de correr.

© Bruno Helbling

A periferia é central

A periferia, o muro que rodeia a casa, está cheia de diferentes programas que a comunicam com o espaço central da planta baixa. Estes conteúdos rodeiam o salão/jardim como uma paisagem sem fim.

© Bruno Helbling

Na periferia há:

Um tanque de água com uma cachoeira, tartarugas e o sol da manhã, um jardim de plantas aromáticas, a cozinha, a zona lounge de churrasco, a zona lounge da piscina, a piscina e a zona chill-out da piscina, uma selva, o atelier / biblioteca e o hall de entrada.

Dependendo da hora do dia, de quantas pessoas há na casa e do estado de ânimo de cada um, se pode interagir com os diferentes programas da periferia escolhendo entre o ócio ou o esporte, passando pela leitura, até o relaxar, cozinhar, etc.

Planta Baixa

ao longo da borda da piscina há uma abertura por onde se pode contemplar uma bonita vista das montanhas e por onde se espia o sol do entardecer.

© Bruno Helbling

A casa está sobre o jardim

Os quartos, o salão familiar e a varanda de Yoga situam-se no primeiro andar. Um pátio com uma fachada perfurada de pedra filtra a luz para os armários e os caminhos das áreas privadas. Cada quarto tem um banheiro e um pátio privado anexo.

© Bruno Helbling

O quarto principal, o banheiro e seu pátio podem unir-se em um único espaço aberto para poder desfrutar o ato de dormir e tomar banho no exterior sem ser visto.

A escultura branca e o céu azul andaluz

Não há janelas ou aberturas para o exterior / ao espaço público, a casa aparece como uma escultura branca e cúbica, similar as casas pátio árabes da Andaluzia. Só as plantas indicam a vida do interior para o exterior. tudo está rebocado de branco, criando essa interminável paisagem lúdica coberta unicamente pelo céu azul intenso da Andaluzia, que está aí para acolher as pessoas.

© Bruno Helbling

Originalmente publicado em 17 Setembro, 2014

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Los Limoneros / Gus Wüstemann" [Los Limoneros / Gus Wüstemann Architects] 06 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627342/los-limoneros-gus-wustemann> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.