Casa Torreão / Bloco Arquitetos

Casa Torreão / Bloco Arquitetos - Mais Imagens+ 38

Brasilia, Brasil
  • Arquitetos: Bloco Arquitetos; Bloco Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Haruo Mikami
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hill House, Indusparquet, Lepri, Light Design, Sky Garden, Suvinil
  • Colaboradores: Tatiana Lopes, Guilherme Mahana, Victor Machado, Bruno Pessoa, Rodrigo Scheel
  • Engenharia Estrutural: André Torres
  • Projeto De Instalações: Victor Silvério
  • Construção: Moura Figueiredo
  • Maquetes: AEscala
  • Autores: Matheus Seco, Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho
  • Cidade: Brasilia
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada em uma área residencial de Brasília distante do centro urbano e ocupada por pequenos condomínios fechados. Esta parte da cidade ainda apresenta algumas características da área rural que a originou, apresentando grandes áreas abertas e vegetação nativa. 

Implantação

Casa Torreão / Bloco Arquitetos - Mais Imagens+ 38

O desejo do jovem casal de ter uma casa que se integrasse visualmente com a paisagem foi o ponto de partida do projeto. Nosso objetivo foi destacar a paisagem através da arquitetura. Uma reserva natural ao sul e a oeste do terreno e sua topografia com forte declive em direção aos fundos do lote direcionaram nossa resposta.

© Haruo Mikami

Um grande aterro pré-existente a três metros abaixo do nível da rua de acesso foi aproveitado e ampliado com a utilização o solo retirado para a construção da casa. Utilizamos o platô resultante para posicionar todos os ambientes internos em um só nível. Isso permitiu que a casa ficasse parcialmente escondida abaixo do nível da rua, proporcionando uma vista contínua em direção à vegetação existente.

Utilizamos uma composição feita de planos predominantemente horizontais orientados no sentido leste/oeste, dividindo a parte norte e sul do terreno. As fachadas leste e oeste são configuradas por empenas cegas enquanto as fachadas norte e sul são quase sempre transparentes. A fachada norte do terreno, mais exposta à rua, é para onde ficam voltadas circulações, rampas, jardins de acesso e áreas de serviço.

© Haruo Mikami

A porção sul do terreno, voltada para a mata, configura a zona íntima, o quintal para onde se abrem todos os quartos e cozinha, todos eles conectados por um piso contínuo em madeira. A sala é a área central da casa, o único ambiente interno que se abre tanto para o norte quanto para o sul do terreno. Seu acesso acontece através de suaves rampas que cruzam o jardim frontal. A circulação interna se dá através de um único eixo que cruza todos os ambientes.

© Haruo Mikami

O teto-jardim funciona como uma extensão do quintal, uma plataforma de observação dos arredores, aberto para todos os lados. Ele proporciona conforto térmico durante todo o ano e reforça a continuidade visual entre rua, casa e mata nativa. Sua superfície é pontuada por cubos translúcidos suspensos do piso, estruturas em aço e vidro desenhadas para fornecer iluminação e ventilação naturais para os banheiros. À noite estas peças funcionam como lanternas, levando a luz interna da casa para o exterior do terraço.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Torreão / Bloco Arquitetos" [Torreão House / BLOCO Arquitetos] 16 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627291/casa-torreao-bloco-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.