O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Capela
  4. Colômbia
  5. MGP Arquitectura y Urbanismo
  6. 2013
  7. Capela Santa Maria dos Cavaleiros / MGP Arquitectura y Urbanismo

Capela Santa Maria dos Cavaleiros / MGP Arquitectura y Urbanismo

  • 16:00 - 15 Setembro, 2014
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Capela Santa Maria dos Cavaleiros / MGP Arquitectura y Urbanismo
© Andrés Valbuena
© Andrés Valbuena

© Andrés Valbuena © Andrés Valbuena © Andrés Valbuena © Andrés Valbuena + 30

  • Equipe de Projeto

    María Andrea Díaz, Laura Caicedo, Uriel Rivera, María Francisca Echeverri, Camilo Correa, Santiago Suarez.
  • Estrutura

    Nicolás Parra (CNI Engenheiros).
  • Fomentador

    Fundación Gimnasio Campestre, Rector Juan Antonio Casas Pardo.
  • Empreiteiro

    EXACTA PROYECTO TOTAL S.A, Arq. Luis Guillermo Vallejo.
  • Construtora

    CONSTRUCCIONES OBYCON S.A.S, Ing. Federico Cerón.
  • Mais informações Menos informações
© Andrés Valbuena
© Andrés Valbuena

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um tempo católico é em essência um lugar para que o divino e o humano se comuniquem. Essa capela para o Centro Campestre e a para a comunidade adjacente é uma edificação que expressa especialmente esse contato ao criar uma cobertura suspensa, o divino, sobre um espaço escavado,o humano, para que o templo seja somente o vazio tensionado por essas duas partes. Ao ocupá-lo é possível compreender a condição terrena e a espiritual do homem e o próprio espaço que adquire um caráter sagrado sem a necessidade de artifícios superficiais. É o contato entre as duas partes que cria o espaço do tempo e sua compreensão física se torna um ato de fé.

Planta Cubiertas
Planta Cubiertas

Corte Transversal Localización Sector Planta Nivel -2.75 Corte Especial 1 + 30

O espaço escavado acomoda todos os usos para evidenciar o caráter tangível da igreja e expressar a ideia católica fundamental de que "somos sementes de outra terra". Cada um dos lugares do programa se estende até o exterior, dentro da área escavada, para permitir a sua utilização independentemente das condições atmosféricas e para reforçar também o seu caráter terreno. O templo modifica as condições geográficas em que está inserido. A cobertura levita sobre o vazio e através disso, propõe uma reflexão sobre o espiritual e acolhe o jardim do fundador, Dr. Alfonso Casas Morales e sua lápide.

© Andrés Valbuena
© Andrés Valbuena

Além disso, os elementos naturais simbólicos do catolicismo estão presentes no espaço para reforçar sua sacralidade. A água no espelho simboliza o batismo e duplica o templo e a cruz, o fogo na chama perpétua da lápide simboliza o Espírito Santo, as sementes oleaginosas nas três árvores em frente a sacristia simbolizam a unção e as samambaias nas encostas e coberturas simbolizam as palmeiras de Jerusalém. Doze luzes brilhantes no teto remetem aos doze apóstolos.

Corte Longitudinal
Corte Longitudinal

O edifício é resolvido tecnicamente a partir da utilização de recursos arquitetônicos simples, somente através de poucos e contundentes muros de concreto cuidadosamente localizados e construídos, acabados com uma textura de sete micro-linhas (o número sagrado) que vibra com a luz, é composta a espacialidade e a imagem do templo, da mesma altura que o resto das edificações do colégio, mas com grande presença sobre o Pátio Principal. Para responder ao lugar urbano e ao plano diretor, foi pensado um volume baixo que se adapta as alturas dos seus vizinhos pré-existentes, mas que possui uma volumetria contundente.

© Andrés Valbuena
© Andrés Valbuena

Para a comunidade do Colégio e do Bairro o próprio edifício se torna uma peça pedagógica de ensinamento do catolicismo porque percorrê-lo se torna uma experiência de descobrimento e peregrinação através da quarta dimensão. O tempo faz parte do projeto ajudando assim a entender de maneira profunda o lugar cultural que pertence a Comunidade Católica do Centro Campestre, reforçado agora pelas mudanças em sua planta física, que ajudam a projetar a Comunidade para o futuro.

© Andrés Valbuena
© Andrés Valbuena

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
MGP Arquitectura y Urbanismo
Escritório
Cita: "Capela Santa Maria dos Cavaleiros / MGP Arquitectura y Urbanismo " [Santa María de los Caballeros Chapel / MGP Arquitectura y Urbanismo] 15 Set 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627264/capela-santa-maria-dos-cavaleiros-mgp-arquitectura-y-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.