RMJM projeta torre inspirada em peixe revestida com "escamas" de alumínio

O estúdio RMJM foi recentemente contratado para construir uma torre de observação de 93 metros de altura inspirada na importância da água para o histórico distrito de Doumen, Província de Guangdong, China. Situada na confluência de dois rios, na orla de Zhuhai, a Doumen Observation Tower é inspirada na forma de um peixe saltando sobre a água e será revestida com "escamas" de alumínio que protegerão seu interior do forte sol do sudeste chinês. A torre ocupará uma projeção mínima e será circundada por uma grande praça pública.

Saiba mais detalhes da Doumen Observation Tower, a seguir.

Vista aérea. Cortesia de RMJM

O projeto conta com um esqueleto metálico externo sobre o qual repousam painéis de alumínio que protegem a estrutura da poluição e da radiação solar. O esqueleto da cortina externa de alumínio será engastado na praça. Durante o dia, sob o brilho do sol, a edificação revestida pelos painéis metálicos lembrará um peixe saltando para fora da água.

Vis a partir de cima. Cortesia de RMJM

O edifício consiste em três grandes componentes: um espaço comercial no térreo, espaços destinados aos visitantes nos pavimentos intermediários, e plataformas de observação nos pavimentos superiores. Decks de observação internos e externos também fazem parte do projeto, oferecendo perspectivas diversas aos visitantes. Foi dada muita importância ao espaço público, o que resultou numa torre de projeção modesta, maximizando o uso da praça pública. Restaurantes, cafés e lojas serão acessíveis a partir da praça no térreo, que oferece uma atmosfera convidativa para a comunidade.

Imagem noturna. Cortesia de RMJM

Estruturalmente, a Doumen Observation Tower será composta por doze curvas bidimensionais e 1.400 painéis de alumínio perfurados feitos sob medida, que conformarão a silhueta da torre.

Vista aérea do pôr do sol. Cortesia de RMJM
  • Arquitetos

  • Arquiteto responsável

    Yang Zhenyuan
  • Diretor de projeto

    Yang Hua
  • Equipe de projeto

    Stefan Mandl, Wu Jiayang, Michael Rebhandl, Thomas Sutner
  • Área

    4563.0m²
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: MacLeod, Finn. "RMJM projeta torre inspirada em peixe revestida com "escamas" de alumínio" [RMJM Designs Fish-Inspired Tower Clad with Aluminum Scales ] 10 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627117/rmjm-projeta-torre-inspirada-em-peixe-revestida-com-escamas-de-aluminio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.