Jovens talentos da arquitetura brasileira

Hoje é o dia em que o ArchDaily Brasil completa 3 anos de existência. Desde 2011 acompanhamos a produção nacional e internacional de arquitetura e urbanismo, divulgamos eventos e publicamos notícias que sejam relacionadas à profissão.

No Brasil – assim como em muitos outros países, sem dúvida – a arquitetura frequentemente não é reconhecida como mereceria ser. Luta-se para que o papel do arquiteto seja difundido socialmente e, assim, respeitado. Implicações de todas as ordens – econômicas, políticas, urbanas, etc. – muitas vezes contribuem para sufocar tentativas menos burocráticas e mercadológicas de atuação.

No entanto, apesar dos revezes de toda sorte, uma arquitetura contemporânea muito expressiva emerge no Brasil. Uma arquitetura que não nega suas raízes modernistas, mas que lida com um contexto diverso, muito mais urbano que o Brasil dos grande nomes da nossa arquitetura moderna.

Compilamos a seguir uma lista com alguns dos jovens escritórios, grupos, coletivos e estúdios que estão contribuindo ativamente para construir uma imagem da arquitetura contemporânea brasileira.

Junto às fotografias, seguem os nomes das pessoas que fazem parte das equipes e um texto, de autoria dos próprios escritórios, que expõe a ethos e as intenções profissionais de cada grupo.

0E1 Arquitetos - Porto Alegre, RS

Cortesia de 0E1

0E1 Arquitetos atua desde 2011 estudando diferentes tipologias em escalas que variam do objeto à cidade. A combinação da prática profissional com a atuação acadêmica permitiu, desde o início, a reflexão sobre a produção do escritório na certeza que ambas as frentes se beneficiam mutuamente. O escritório acredita, finalmente, que a economia de meios seja a estratégia mais adequada para atingir um objeto final mais pertinente, contundente e atemporal na cidade contemporânea.

Equipe: Ana Cristina Castagna, Anna Carolina Manfroi, Gabriel Giambastiani, Mario Guidoux, Anderson Dall’Alba e Mathias Sant’Anna.

Dental America. © Marcelo Donadussi

Veja alguns projetos do 0E1 publicados em nossa página.

23 SUL - São Paulo, SP

Cortesia de 23SUL

O 23 SUL é um escritório paulistano cuja prática projetual é orientada por três eixos: análise de contexto, crítica programática e organização horizontal de trabalho.  Somos um coletivo de oito arquitetos associados sem hierarquia fixa. Nossas equipes de projeto e seus coordenadores são rotativos. Esse arranjo estimula um fluxo cruzado de troca de experiências e pontos-de-vista entre os diversos projetos em andamento no escritório, numa dinâmica que permite a expansão dos limites da autoria e da aprendizagem para todo o grupo. Nos últimos anos consolidamos um foco de pesquisa e trabalho em projetos e planejamento de infraestruturas de transporte público. Nosso objetivo é contribuir, pela via arquitetônica, para o debate sobre a dimensão pública das cidades. Paralelamente, mantemos no estúdio a atenção a projetos de pequena escala, fundamentais como objeto de reflexão sobre espacialidade, construção e experimentação de linguagem.

Sócios: André Sant’Anna da Silva, Gabriel Manzi, Ivo Magaldi, Lucas Girard, Luís Pompeo, Luiz Florence, Moreno Zaidan Garcia e Tiago Oakley. Colaboradores:  Mario do Val, Anelise Bertolini, João Miguel Silva, Leonardo Klis. Estagiários:Alexandre Haggerty, André Guerra, Felipe Rodrigues, Lucas Menezes, Rafael Andrade.

Reforma Concêntrica Comunicação & Conteúdo. © Maíra Acayaba

Veja alguns projetos do 23 SUL publicados em nossa página.

APIACÁS ARQUITETOS - São Paulo, SP

Cortesia de Apiacás Arquitetos

Apiacás Arquitetos, fundado em 2000, é dirigido pelos arquitetos Anderson Freitas, Pedro Barros e Acácia Furuya. Até 2010 contou com a participação de Giancarlo Latorraca. O escritório desenvolve projetos nas áreas institucionais, residenciais, comerciais e museográfica, para os setores público e privado.  Prezando o caráter multidisciplinar próprio à arquitetura, os projetos são desenvolvidos de modo colaborativo entre os arquitetos e profissionais de outras áreas pertinentes a cada desafio.  A preocupação com o resultado final dos projetos levou o escritório a se comprometer com todas as etapas de cada trabalho, desde a elaboração do conceito até a execução da obra. 

Equipe: Anderson Freitas, Acacia Furuya, Pedro Barros, Felipe Zorlini, João Ferraz, Vitor Costa, Matheus D’Almeida, Barbara Francelin, Amanda Domingues, Julia Chiozza, Lorran Siqueira, Gabriela Moura Campos, Yoná Toledo, Carlotta Pichler, Marcelo Otsuka, Glauco Pregnolato, Daniela Andrade e Francisco Veloso.

FDE - Escola Parque Dourado V. © Fran Parente

Veja alguns projetos do Apiacás Arquitetos publicados em nossa página.

ARQUITETOS ASSOCIADOS - Belo Horizonte, MG

Cortesia de Arquitetos Associados

Arquitetos Associados é um estúdio colaborativo dedicado à arquitetura e urbanismo sediado em Belo Horizonte, MG, Brasil. O escritório trata cada projeto como um trabalho específico para o qual uma organização de trabalho própria é definida, o que permite a formação de equipes de projeto variadas, inclusive com a participação eventual de colaboradores externos. Esse modus operandi dinâmico amplia a qualidade de resposta aos problemas específicos de cada projeto e dilui a questão autoral, permitindo a transformação permanente e a redefinição do grupo a cada trabalho, o que contribui para seu aprimoramento conceitual. O trabalho de cada um dos sócios toma a tradição da arquitetura moderna brasileira como ponto de partida. Com sutis diferenças de abordagens, procuram repensar alguns de seus principais conceitos a fim de buscar respostas adequadas e inovadoras para os problemas contemporâneos da arquitetura e das cidade brasileiras. Desenvolvido em paralelo à prática docente, o trabalho do escritório lida com uma extensa variedade de escalas e programas, da moradia individual a edifícios públicos e espaços urbanos, sempre comprometido em repensar as questões programáticas e construtivas para além das aplicações usuais. A pesquisa permanente é favorecida pela participação intensa em concursos públicos de arquitetura, paralela à reconsideração da construção vernácula em edificações de pequena escala. 

Arquitetos titulares: Alexandre Brasil, André Luiz Prado, Bruno Santa Cecília, Carlos Alberto Maciel e Paula Zasnicoff Cardoso. Arquitetos coordenadores: Mariana Cretton, Mariana Gonzaga e Rafael Gil Santos. Colaboradores: Andrea Tropea, Douglas Silva, Felipe Franco, Gabriel Nardelli e Isabella Flach

Centro Educativo Burle Marx. © Daniel Mansur

Veja alguns projetos do Arquitetos Associados publicados em nossa página.

BLOCO ARQUITETOS - Brasília, DF

Cortesia de BLOCO

Em 2008 os arquitetos Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco fundaram em Brasília o escritório Domo Arquitetos. Em seis anos o escritório cresceu e incorporou uma equipe de arquitetos associados que trabalham como colaboradores e coautores dos projetos, além de uma equipe fixa de colaboradores de cálculo estrutural e instalações. Quase todos os projetos do escritório já incluem estas especialidades. O nome Bloco marca a nova fase do escritório. Em Brasília os blocos são os edifício residenciais e comerciais do Plano Piloto, e bloco também é um elemento básico de construção.

Equipe: Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho, Matheus Seco, Luciana Ribeiro, Víctor Machado, Tatiana Lopes, Guilherme Mahana, Bruno Pessoa, Adriana Alves, André Oliveira e Bárbara Neumann.

Casa Torreão. Cortesia de BLOCO Arquitetos

Veja alguns projetos do BLOCO Arquitetos publicados em nossa página.

CARLA JUAÇABA - Rio de Janeiro, RJ

Cortesia de artribune.com

Desde 2000 Carla Juaçaba desenvolve projetos independente de Arquitetura no Rio de Janeiro. Seu escritório realiza tanto em projetos públicos como privados, com foco em projetos culturais e residenciais. Carla trabalhou com Gisela Magalhães, arquiteta da geração do Niemeyer, na area de exposições relacionadas com os museus históricos. Em 2000 construiu a Casa Atelier; em seguida, projetou e construiu Casa Rio Bonito, Casa Varanda, Casa mínima, assim como as exposições Joia Brasil no MAM-RJ, e Joia de Chaumet, no MNBA-RJ. Trabalhos atuais incluem o Pavilhão Humanidade 2012 junto com Bia Lessa, para o evento Rio+20. Atua constantemente no meio acadêmico, assim como em exposições e Bienais. Foi recentemente Jurada da BIAU em Madrid e vencedora, em 2013, do prêmio internacional para mulher “Arcvision Women and Architecture” na Italia.Iniciou em 2014 a construção do primeiro hospital de cuidados paliativos do Brasil, o Hospice, para a Fundação do Câncer.

Pavilhão Humanidade 2012. © Leonardo Finotti

Veja alguns projetos de Carla Juaçaba publicados em nossa página.

ESTÚDIO 41 - Curitiba, PR

Cortesia de Estúdio 41

Escritório nascido da colaboração entre arquitetos formados pela UFPR e interessados na discussão dos problemas da arquitetura e da cidade, o Estúdio 41 acredita no trabalho de equipe e nas parcerias entre profissionais como único meio de se alcançar qualidade no projeto de edifícios. Destacam-se os projetos realizados para concursos de arquitetura com êxitos recentes para: Sede do Sistema Fecomércio-RS (2011), Estação Antártica Comandante Ferraz (2013), Centros Culturais de Eventos e Exposições de Cabo Frio e Nova Friburgo (2014).

Equipe: Dario Corrêa Durce, Eron Costin, Emerson Vidigal, Fabio Henrique Faria, Aline Alves Pereira, Marcelo Miotto, Martin Kaufer Goic e João Gabriel Rosa.

Proposta vencedora para o Centro Cultural de Eventos e Exposições em Cabo Frio. Courtesy of Estúdio 41

Veja alguns projetos do Estúdio 41 publicados em nossa página.

FGMF - São Paulo, SP

Cortesia de FGMFArquitetos

Criada em 1999 por colegas da FAU-USP, a Forte, Gimenes & Marcondes Ferraz (FGMF) produz uma arquitetura contemporânea, sem restrições ao uso de materiais e técnicas construtivas, e procura sempre investigar a relação entre a arquitetura, o ambiente e o Homem. Qualquer que seja o projeto, privilegiamos a interdependência entre o objeto construído, o meio que o contém e o seu usuário. Nestes poucos anos de vida, tivemos a oportunidade de lidar com um amplo espectro de programas e escalas arquitetônicas, o que reforça nossa crença de que, como a vida, a arquitetura deve ser plural, heterogênea e dinâmica. Desenho urbano, edifícios culturais, residências, complexos esportivos, hospitais, escolas, edifícios comerciais e outros tantos usos fazem parte de uma mesma paisagem urbana e da vida cotidiana de todos nós. Desta forma, saber lidar com todas as especificidades projetuais é uma maneira de enriquecer nosso desenho, em contraste com uma arquitetura especializada e repetitiva.

Sócios: Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz. Coordenadoras: Ana Paula Barbosa, Sonia Gouveia e Marilia Caetano. Arquitetos: Ana Meireles, Adriana Pastore, Carla Soffi, Carmem Procópio, Caroline Endo, Fernanda Veríssimo, Gabriel Mota, Juliana Fernandes, Rodrigo de Moura, Tatiane Garcia, Vera Silva e Wanessa Simoe. Estagiários:  Carla Facchini, Gabriela Santoro, Manoela Pessoa, Helena Pessini, Henrique Abduch, Luisa Fontana, Mariana Schmidt, Mirella Fochi, Nara Diniz e Otavio Araujo. Administrativo: Caroline Martins e Talita Silva

FDE - Escola Várzea Paulista. Cortesia FGMF

Veja alguns projetos do FGMF publicados em nossa página.

MAPA - Porto Alegre, RS / Montevidéu, Uruguai

Cortesia de MAPA

MAPA é um coletivo binacional que aborda projetos de arquitetura de múltiplas escalas, tanto no Brasil como no Uruguai, desde as suas duas sedes de Porto Alegre e Montevidéu. A partir desta dupla disposição geográfica, investiga o limite de um formato não convencional de produção, que se concentra na busca pelo pertinente e o exploratório. Estabelece sua prática desde a atuação profissional até a acadêmica: duas frentes diversas e complementárias que moldam sua produção.O estúdio tem participado de numerosos concursos, obtendo mais de 20 galardões. Destacando-se os primeiros prêmios no Concurso Nacional da nova Sede da Conaprole (Uruguai, 2008); a seda da Inspetoria do CREA-PB (Brasil, 2010); o Centro de Exposições de Planaltina (Brasil, 2012); e da Sede do Sindicato de Engenheiros de Rio Grande do Sul (Brasil, 2014). Também tem participado de exposições como “Neun Neue, Nove Novos” no DAM de Frankfurt, Alemanha; Panavisión, seleção uruguaia para a Bienal de Arquitetura de Veneza de 2012; e na LIGA-Espaço para Arquitetura de México. Suas obras têm sido publicadas em vários países ao redor do mundo.

Sócios: Luciano Andrades, Matías Carballal, Rochelle Castro, Andrés Gobba, Mauricio López e Silvio Machado. Equipe: Alexis Arbelo, Pablo Courreges, Camilla Pereira, Diego Morera, Emiliano Lago e Mauricio Müller.

Casa XAN. © Leonardo Finotti

Veja alguns projetos do MAPA publicados em nossa página.

METRO ARQUITETOS ASSOCIADOS - São Paulo, SP

© Leonardo Finotti

Fundado em 2000, na Rua General Jardim, METRO Arquitetos Associados é um escritório de arquitetura que atua em projetos em diferentes escalas, de instalações temporárias a intervenções urbanas. Com uma prática que alia rigor técnico e pesquisa, procura promover o uso coletivo dos espaços construídos - públicos ou privados - e a integração entre as intervenções propostas e o ambiente em que se inserem. O escritório dos sócios Martin Corullon e Gustavo Cedroni, atualmente conta com 12 colaboradores. Tem projetos ligados principalmente à área cultural, e obras concluídas para a Fundação Bienal de São Paulo, Nestlé, Votorantim, Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo, Galeria Leme e Itaú. São próximas ao grande público, entre outros, a expografia da 30ª Bienal de Arte de São Paulo, projeto pelo qual ganhou o prêmio APCA 2012, e os nove conjuntos do Espaço Itaú de Cinema, dentre eles a unidade da rua Augusta, que foi considerada a melhor sala de cinema de São Paulo pelo Guia da Folha (2013). Desde a fundação mantém intensa parceria com o Arquiteto Paulo Mendes da Rocha, ganhador do Pritzker Prize 2006, com quem desenvolveu, entre outros, o projeto para o Cais das Artes, conjunto arquitetônico composto por um museu de arte e um teatro para 1400 espectadores, em Vitória, ES e a Galeria Leme, em São Paulo.

Sócios: Martin Corullon e Gustavo Cedroni. Colaboradores: Helena Cavalheiro, Isadora Marchi, Marina Ioshii, Luís Tavares, Flavio Bragaia, Fabiana Steele, Miki Itabashi, Camille Laurent, Rafael de Sousa, Marina Pereira, Renata Mori, Isadora Schneider, Marina Cecchi, Simone Knabe e Mary Silva

Museu da Nestlé. © Leonardo Finotti

Veja alguns projetos do METRO publicados em nossa página.

NITSCHE ARQUITETOS - São Paulo, SP

Cortesia de Nitsche Arquitetos

Nitsche Arquitetos Associados é um escritório jovem, formado pelos irmãos Lua e Pedro Nitsche no ano 2000. João Nitsche, também irmão, é artista plástico e responsável pelos projetos de comunicação visual e arte (Nitsche Projetos Visuais). O escritório procura associar técnica e arte para produzir arquitetura de alta qualidade. Desenvolvemos os mais diferentes tipos de projeto, desde casas e mobiliário até edifícios e cidades. Buscamos um entendimento completo dos aspectos que cercam um projeto e coordenamos equipes multidisciplinares para encontrar soluções econômicas, elegantes, funcionais e surpreendentes. Nossa arquitetura se destaca pela leveza, simplicidade, fluidez e qualidade espacial. Buscamos a otimização dos espaços, dos recursos naturais e econômicos.

Equipe: Lua Nitsche, Pedro Nitsche e João Nitsche

Ed. João Moura. © Nelson Kon

Veja alguns projetos do Nitsche Arquitetos publicados em nossa página.

RUA ARQUITETOS - Rio de Janeiro, RJ

Cortesia de Rua Arquitetos

O escritório RUA Arquitetos foi formado em 2008 pelos arquitetos Pedro Évora e Pedro Rivera, no Rio de Janeiro. Nossos projetos abrangem escalas e especificidades variadas e a experiência dos sócios abrange projetos de espaços para arte, cultura e educação; projetos residenciais, patrimônio arquitetônico e urbanização; cenografia, projetos expositivos e curadoria.

Sócios: Pedro Évora e Pedro Rivera. Equipe: Mariana Albuquerque, Roberto Boetguer e Mariana Meneguetti. Estagiários: Fabiano Pires e Giordana Pacini.

Sede do Campo Olímpico de Golfe. Cortesia de Rua Arquitetos

Veja alguns projetos do Rua Arquitetos publicados em nossa página.

SIAA - São Paulo, SP

Cortesia de SIAA

SIAA é o escritório de arquitetura dirigido por Cesar Shundi Iwamizu onde se desenvolve projetos em diversas áreas de maneira coletiva e interdisciplinar. Nossa prática visa o encontro de soluções específicas capazes de responder as questões que se apresentam em cada situação. Valorizando a cooperação entre as distintas áreas do conhecimento, trabalhamos com diferentes programas e escalas, sempre atentando analiticamente às características do contexto em que se intervém – seja esse um meio natural ou urbanizado. A dinâmica operacional do escritório baseia-se em um relacionamento próximo com o cliente – seja este proveniente da esfera pública ou da iniciativa privada –, visando bem compreender suas necessidades e anseios, e transformando essas ideias no principio que estrutura concepção da construção. As pesquisas desenvolvidas pela equipe do SIAA buscam atender as demandas funcionais e construtivas em prol de uma arquitetura cuja intenção maior é a qualificação dos ambientes onde as atividades humanas encontram abrigo.

Equipe: Shundi Iwamizu, Alessandra Figueiredo, Alexandre Gervásio, Henrique Costa, Renata Sério, Rafael Carvalho, Daniel Nobre, Eduardo Gurian, Bruno Salvador, Artur Mei, Andrei Barbosa, Guto Arruda, Fernanda Britto e Leonardo Nakaoka Nakandakari.

Casa Yamada. Cortesia de SIAA

Veja alguns projetos do SIAA publicados em nossa página.

SUPERLIMÃO STUDIO - São Paulo, SP

Cortesia de SuperLimão Studio

Fundado em 2002, o principal objetivo do SuperLimão Studio sempre foi a busca por novas linguagens estéticas inspiradas no dia a dias das grandes metrópoles. É constante a procura pelo uso de materiais responsáveis, bem como o uso responsável de materiais industriais, reciclados e/ou recicláveis, que são transformados com novas formas e características. Cada projeto se torna único pela proveniência destes materiais e técnicas, que são transformados em revestimentos e estruturas. É constante a pesquisa de novas soluções e aplicações para processos industriais existentes com o intuito de transformar matérias primas de objetos comuns em elementos únicos. O SuperLimão Studio possui uma formação multidisciplinar onde seus quatro sócios, Antonio Carlos Figueira de Mello, Lula Gouveia, Sérgio Cabral e Thiago Rodrigues, buscam, constantemente, diversas formas de se olhar o mesmo ponto.

Sócios: Thiago Rodrigues, Lula Gouveia, Sergio Cabral e Antonio Carlos Figueira de Mello. Arquitetos: Julia Serodio, Carolina Ishibashi, Renato Assada, Julie Tricket e Juliana Marcato. Estagiários: Juliana Sae, Leticia Domingues, Pedro Luna e Helena Kozuchowicz

Estar Móveis. © Maira Acayaba

Veja alguns projetos do SuperLimão Studio publicados em nossa página.

É claro que muitos outros grupos e arquitetos poderiam figurar nessa lista - e talvez apareçam em postagens futuras - pois, assim como estes mostrados, também participam ativamente da produção de uma arquitetura contemporânea expressiva. Assim, convidamos nossos leitores e leitoras a deixar seus comentários, sugerindo outros profissionais que também estão contribuindo para construir a imagem da arquitetura brasileira.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. " Jovens talentos da arquitetura brasileira" 15 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626999/jovens-talentos-da-arquitetura-brasileira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.