Casa Costa Grande / Carlos Castanheira

Casa Costa Grande / Carlos Castanheira - Imagem 2 de 47Casa Costa Grande / Carlos Castanheira - Imagem 3 de 47Casa Costa Grande / Carlos Castanheira - Imagem 4 de 47Casa Costa Grande / Carlos Castanheira - Imagem 5 de 47Casa Costa Grande / Carlos Castanheira - Mais Imagens+ 42

  • Arquitetos Responsáveis: Carlos Castanheira & Clara Bastai, Arqtos Lda.
  • Equipe: Luís Reis, Isabel Norton, Eliana Sousa, Patrícia Carvalho, João Figueiredo, Susana Oliveira
  • Estrutura: HDP Gabinete Projectos. Engenharia Civil, Lda.
  • Hidráulica: Diâmetro & Cálculo Engenharia Lda.
  • Elétrica: IGEMÁCI Engenharia, SA.
  • Mecânica: GET – Gestão de Energia Térmica, Lda.
  • Construtor: Seixas & Coelho – Sociedade de ConstruçãoLda.
  • Carpintarias: Carpintaria M.S.P.Lda.
  • Funilarias: ASA – António Sousa Alves, Lda.
  • Cliente: Deolinda e Henrique Ribeiro
  • Cidade: Baião
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Costa Grande / Carlos Castanheira - Imagem 6 de 47
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Costa Grande é um lugar de três casas e uma ruína, nem aldeia é. De grande só o nome, o acesso através de uma esplendorosa mata de carvalhos, e a encosta sobre o rio Ovil, bem ao fundo. Na primeira visita a dúvida surgiu: ‘o que é que eu vou fazer destas ruínas, duas, e um espigueiro desconjuntado?’

Casa Costa Grande / Carlos Castanheira - Imagem 17 de 47
© Fernando Guerra | FG+SG

A paixão, evidente, dos proprietários pelo local e pelo projeto obrigou a uma nova olhadela para ver melhor. Estranhamente, apesar de serem duas ruínas, a propriedade é só uma e a necessidade de as unir era evidente. A ruína, a nascente, apresentava melhor estado, numa análise optimista.

Casa Costa Grande / Carlos Castanheira - Imagem 38 de 47
Planta Baixa

A que fica mais a poente eleva-se como uma pequena acrópole. Noutros tempos terá tido diversas funções. Agora ergue-se apenas como um marco de beleza. Deve ficar assim, um espaço interno mas aberto, logo externo. Os clientes gostaram da ideia. E eu gostei deles.

Casa Costa Grande / Carlos Castanheira - Imagem 24 de 47
© Fernando Guerra | FG+SG

O programa é simples. A dificuldade encontra-se na resolução da ligação dos dois volumes, a cotas diferentes. A casa devia ser em madeira e permitir o usufruto da paisagem: eis as únicas premissas.

Casa Costa Grande / Carlos Castanheira - Imagem 15 de 47
© Fernando Guerra | FG+SG

A ruína da acrópole será pátio ou solário, mas também entrada de visitas. No piso térreo ficará a sala, uma pequena cozinha e um sanitário. A norte uma varanda permitirá estar à sombra.

Casa Costa Grande / Carlos Castanheira - Imagem 22 de 47
© Fernando Guerra | FG+SG

O piso superior será ocupado por uma sala de leitura e permitirá a circulação para o quarto e o banho. Este piso também é térreo. Uma varanda faz de união entre volumes mas também os separa, permitindo o acesso ao terreno sobre ela.

Casa Costa Grande / Carlos Castanheira - Imagem 14 de 47
© Fernando Guerra | FG+SG

No espaço onde foi a loja dos animais será criado um pequeno quarto de apoio ou quarto de visitas. O magnífico aparelho das alvenarias da ruína, a nascente, será recuperado. Sobre ela a estrutura e o revestimento em madeira estendem-se ao volume que penetra na ruína da acrópole.

Casa Costa Grande / Carlos Castanheira - Imagem 43 de 47
Corte

O novo volume tem base em betão aparente, rude, tosco, como o local, elegante de ruralidade. As paredes da acrópole, de singular qualidade e estranha pormenorização, fazem-nos adivinhar vários passados. Serão recuperadas. Colocar-se-ão portadas de madeira nas fenestrações. A casa será quase toda de madeira com estrutura, revestimentos e caixilhos também em madeira, sobre betão e pedra. As coberturas e impermeabilizações são em folha de cobre.

Casa Costa Grande / Carlos Castanheira - Imagem 9 de 47
© Fernando Guerra | FG+SG

Os espaços exteriores serão tratados ao longo do tempo. Um pomar já foi plantado. Um jardim de ervas aromáticas se seguirá. A mata, na encosta, será limpa e o acesso pedonal privilegiado. Lugares como este devem ser retirados ao abandono e devolvidos ao prazer do olhar. O espigueiro, que marca presença à chegada, sem outra função que não seja a da sua existência, estende-se na sua morfologia…

Casa Costa Grande / Carlos Castanheira - Imagem 27 de 47
Edifício Existente. Imagem Cortesia de Carlos Castanheira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Costa Grande / Carlos Castanheira" [Casa Costa Grande / Carlos Castanheira] 02 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626658/casa-costa-grande-carlos-castanheira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.